Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não é esse ruído de 60Hz, é diferente. É chiado, semelhante a estática que se ouve em ondas curtas durante o dia.

Esse ruído de 60Hz é oriundo da rede elétrica, não dos diodos. Pode ser ripple ou mesmo indução, da fiação da rede ou mesmo do transformador.

Ja perguntei isso uma vez ate pra engenheiro, e nao souberam me explicar exatamente!

Alguem aqui saberia explicar esse efeito?

• Membro VIP
Postado

Ja perguntei isso uma vez ate pra engenheiro, e nao souberam me explicar exatamente!

Alguem aqui saberia explicar esse efeito?

Pois é, eu também gostaria de saber do que se trata.

Acredito que seja algo relacionado com o processo de corte, recuperação e condução do diodo retificador.

Postado

galera  ja montei !  este  circuito uns 3 anos a traz  se não me

engano  vejam porém não me lembro  os detalhes  da amostragem mas   me lembro que  fiquei entusiasmado

• Curtir 1
Postado

@LMolinari, @mroberto98, @Isadora Ferraz,

Vou pegar um ARRL HANDBOOK antigo, os novos já não mencionam isso, mas um dos antigos que tenho, creio que de 1992, havia uma explicação, vou escrever de memória pois preciso localizar essa "biblia" nos meus ärquivos "mortos" .... 

Os ruídos não são baseados em 60 Hz, e sim são oscilações de alta frequência que ocorrem nos limiares de condução e de não condução. Alguns diodos exibem essa característica e é oriunda do processo de fabricação, e como são diodos para alta corrente existe uma capacitância maior devido à grande área da junção PN que eles possuem. No processo de deposição ocorrem imperfeições que podem criar regiões indutivas perto dos terminais, e isso aumenta a possibilidade de oscilações. Por algum motivo, quando a barreira de potencial começa a ser vençida, ela não ocorre por igual em toda a área de junção, e ocorrem instabilidades no processo.

Um mesmo lote apresenta alguns que fazem isso, e muitos que não apresentam esse efeito. Mas imaginem o trabalho de ficar testando um a um .... porisso recomendavam esse capacitor para garantir que a oscilação não ocorra, pois ela curto-circuita o diodo em alta frequência.

Porisso que o @LMorinari escutava algo tipo ruídos aleatórios, pois essa oscilação dura muito pouco tempo ( próxima aos cruzamentos por zero ) mas como ocorre várias vezes por segundo acaba interferindo na recepção.

OFF-TOPIC : Isto me fez lembrar de um famoso circuito que postaram aqui no Fórum fazem uns 5 anos, onde um transistor , um resistor e um LED eram ligados a uma bateria, e o cara afirmou que o LED piscava. Mas para mim e tantos outros aqui do Fórum, era impossível ocorrer qualquer condução de corrente pelo led, pois o transistor estava polarizado inversamente na junção e ficava em série com o Led. E o cara falou que montou e piscava mesmo....

De tanto o cara insistir, resolvi montar... e não é que o maldito Led piscava mesmo !!!!!

Até hoje não encontrei uma explicação para aquele circuito piscar. Procurei na época na internet e não ví nada pareçido.

O que quer dizer com isso é que hoje pode ser que alguém tenha econtrado uma explicação melhor para o porquê o uso dos capacitores corrige possíveis ruídos apresentados por alguns diodos. Nada melhor que o tempo para nos ensinar, não é ?

Paulo

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

@aphawk

Obrigado, vou aguardar sua consulta ao ARRL. Eu tenho o ARRL em PDF lá em casa, mas é edição recente.

Esclareço ainda que os diodos usados naquela fonte eram 1N4004.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...