Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Já respondemos esse tópico né thiago... 

Não caia naquela conversa do outro colega.

Pode sim ligar DESDE que a extensão seja tripolar e a tomada aterrada. Caso a tomada não seja aterrada um nobreak ou bom filtro de linha se faz necessário.

Vá por mim... são 8 anos na área... já vi muita coisa.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Por que não poderia???  Uma tomada embutida, canalizada, com caixa, embutida na parede nada mais é do que uma extensão...

Ademais, para operar seu PC seja lá com que fonte for, não se faz necessário, não é imprescindível que tenhas uma extensão tripolar, com o terra. O aterramento tem como principal função proteger o operador, o usuário..

Deixe de mirambolar e abrir sucessivos tópicos sobre o mesmo tema..

Se necessário ligar seu PC numa extensão de fio duplo, faça, de modo independente da fonte que ele possuir..  Não tem maiores problemas não. não é pelo fato de não teres aterramento que vais ter de usar no-break ou outro dispositivo qualquer..

90% dos PC's, quem sabe mais, são ligados a dois fios e sem aterramento. Dizer que não vai funcionar desse modo é falácia da pura..  Defender que assim seja feito é burrice. A gente deve defender que toda instalação elétrica seja feita a três fios Fase, Neutro e Terra mas isso não significa que se não for desse modo vai dar problema na certa, que não é verdade.. Caia na realidade e bote a cabeça para pensar.

Mesmo que no pensamento olhe através das paredes ai da sua casa e verás cada tomada de sua casa como extensões embutidas e canalizadas, com aterramento ou sem.. É só pensar, não doí nada..

Devemos considerar que o ótimo é inimigo do bom... Se ficares toda a vida buscando o ótimo para depois disso ligar seu PC, vais virar avô antes de fazê-lo..

Circuitos individuais, só para o PC, fiação nova e com capeamento plástico, terceiro fio para o aterramento, um disjuntor só para o PC, etc e tal são desejos, são quase que utopias quando se mora em casas/apartamentos muitas vezes locados etc e tal...  Caia  com realidade evite nóias...

Diagnosticar qiue o outro deve fazer nova instalação com três fios, aterrar lá na rua com três barras de cobre, colocar proteções individuais etc é aconselhamento teórico que, na maioria das vezes nem o aconselhador tem ou faria...

O cara só quer poder ligar seu PC...

• Curtir 2
Postado

@Thaigo Cruz, como já bem dito pelo digníssimo @faller, o aterramento não é e nunca será obrigatório para o normal funcionamento de nenhum equipamento elétrico/eletrônico. Ele é, sim, recomendado, mas não possuí-lo não é nenhum impeditivo para o normal funcionamento dos seus equipamentos.

Não vá na onda de certos usuários aqui do fórum (retribuíndo a ironia), liguei seu PC e seja feliz.

Por que não poderia???  Uma tomada embutida, canalizada, com caixa, embutida na parede nada mais é do que uma extensão...

Ademais, para operar seu PC seja lá com que fonte for, não se faz necessário, não é imprescindível que tenhas uma extensão tripolar, com o terra. O aterramento tem como principal função proteger o operador, o usuário..

Se necessário ligar seu PC numa extensão de fio duplo, faça, de modo independente da fonte que ele possuir..  Não tem maiores problemas não. não é pelo fato de não teres aterramento que vais ter de usar no-break ou outro dispositivo qualquer..

90% dos PC's, quem sabe mais, são ligados a dois fios e sem aterramento. Dizer que não vai funcionar desse modo é falácia da pura..  Defender que assim seja feito é burrice. A gente deve defender que toda instalação elétrica seja feita a três fios Fase, Neutro e Terra mas isso não significa que se não for desse modo vai dar problema na certa, que não é verdade.. Caia na realidade e bote a cabeça para pensar.

Mesmo que no pensamento olhe através das paredes ai da sua casa e verás cada tomada de sua casa como extensões embutidas e canalizadas, com aterramento ou sem.. É só pensar, não doí nada..

Devemos considerar que o ótimo é inimigo do bom... Se ficares toda a vida buscando o ótimo para depois disso ligar seu PC, vais virar avô antes de fazê-lo..

Circuitos individuais, só para o PC, fiação nova e com capeamento plástico, terceiro fio para o aterramento, um disjuntor só para o PC, etc e tal são desejos, são quase que utopias quando se mora em casas/apartamentos muitas vezes locados etc e tal...  Caia  com realidade evite nóias...

Diagnosticar qiue o outro deve fazer nova instalação com três fios, aterrar lá na rua com três barras de cobre, colocar proteções individuais etc é aconselhamento teórico que, na maioria das vezes nem o aconselhador tem ou faria...

@Rodrigo_Sobrinho, convído-lhe a ler.

Postado

Concordo com tudo mas como técnico não posso indicar o que 90% das pessoas fazem mesmo sendo errado entende...

Como técnico tenho a obrigação de passar o correto, o ideal... mas cada um liga como quer ou pode.

Já vi instalações assustadoras que nunca tiveram problemas mas tb vi instalações quase completas que tiveram problemas...

O certo eu falei... pode ligar errado? pode ligar com, o que você tem à disposição? SIM PODE. Mas eu não recomendo apenas isso.

@Thaigo Cruz, como já bem dito pelo digníssimo @faller, o aterramento não é e nunca será obrigatório para o normal funcionamento de nenhum equipamento elétrico/eletrônico. Ele é, sim, recomendado, mas não possuí-lo não é nenhum impeditivo para o normal funcionamento dos seus equipamentos.

Não vá na onda de certos usuários aqui do fórum (retribuíndo a ironia), liguei seu PC e seja feliz.

@Rodrigo_Sobrinho, convído-lhe a ler.

Se pareci irônico me desculpe colega. Essa realmente não foi minha intenção. Apenas respondi ao colega o modo correto de fazer as coisas... o modo seguro. Mas ele, você e todo mundo no planeta liga seus pcs como querem ou podem... 

Eu sou apenas humilde demais pra não dar valor ao dinheiro que gastei com meu equipamento... mas se grana não é problema pode ligar até em gambiarra de feira livre que funciona sim...

• Membro VIP
Postado

.......  Pode sim ligar DESDE que a extensão seja tripolar e a tomada aterrada. Caso a tomada não seja aterrada um nobreak ou bom filtro de linha se faz necessário.

Vá por mim... são 8 anos na área... já vi muita coisa.

Também busco fazer e recomendar o modo correto de se fazer.

Mas dai a afirmar que se não o fizeres com fio tri polar contando com o aterramento só mesmo então adotando no-break!!!! ou mesmo filtro de linha!!!!!!  Ai ficou difícil de engolir...

Ai não consigo concordar com você nem a vaca tossindo....  Ai foge a todo e qualquer bom senso além de ser tecnicamente equivocada a indicação no meu modesto pensar.. Me prove que estou errado. Me prove, ou simplesmente me ensine o porque em se tendo filtro de linha ou no-break ai pode ligar com fio duplo e sem aterramento... Essa aula eu perdi!!!

• Curtir 1
Postado

Como sempre a medíocre interpretação de texto da maioria dos brasileiros... Não se preocupe, isso é um mal nacional do qual todos nós somos vítimas... culpa de nossa política educacional.

"Também busco fazer e recomendar o modo correto de se fazer.

Mas dai a afirmar que se não o fizeres com fio tri polar contando com o aterramento só mesmo então adotando no-break!!!! ou mesmo filtro de linha!!!!!!  Ai ficou difícil de engolir...

Ai não consigo concordar com você nem a vaca tossindo....  Ai foge a todo e qualquer bom senso além de ser tecnicamente equivocada a indicação no meu modesto pensar.. Me prove que estou errado. Me prove, ou simplesmente me ensine o porque em se tendo filtro de linha ou no-break ai pode ligar com fio duplo e sem aterramento... Essa aula eu perdi!!!"

Em todo caso antes de tentar me criticar procure trabalhar sua interpretação de texto ok.

VOU EXPLICAR;

"Pode sim ligar DESDE que a extensão seja tripolar e a tomada aterrada. Caso a tomada não seja aterrada um nobreak ou bom filtro de linha se faz necessário.

Vá por mim... são 8 anos na área... já vi muita coisa" (MINHA FRASE).

Eu disse acima que se a extensão for tripolar e a tomada aterrada ele pode sim ligar direto. Sem nenhum outro aparato de segurança. Mas caso a TOMADA não seja aterrada precisaria de um nobreak ou filtro de linha.

1. Em momento algum eu falei que se usar o filtro ou o nobreak ele poderia ligar com fio duplo ou paralelo.
  2. O filtro ou no break deve ser usado em caso de falta de aterramento por ser um componente a mais de segurança.
  3. Tecnicamente falando deve-se adotar sempre que possível a maior segurança possível pro usuário e equipamento. Pelo menos foi assim que aprendi no SENAI e em meus 8 anos de experiência no mercado de TI com ênfase em redes de computadores.
  4. O fato de ser ideal que ele use aparatos a mais NÃOSIGNIFICA que não vai funcionar se ele não usar.
  5. Ele pode ligar como quiser, desde que tenha a corrente elétrica compatível com o equipamento vai funcionar. EU SÓ DISSE QUE NÃO ERA O IDEAL.

Abaixo a minha resposta a o outro colega que me achou que fui irônico.

"Se pareci irônico me desculpe colega. Essa realmente não foi minha intenção. Apenas respondi ao colega o modo correto de fazer as coisas... o modo seguro. Mas ele, você e todo mundo no planeta liga seus pcs como querem ou podem... 

Eu sou apenas humilde demais pra não dar valor ao dinheiro que gastei com meu equipamento... mas se grana não é problema pode ligar até em gambiarra de feira livre que funciona sim..."

Em caso de alguma dúvida ou equívoco meu estou aqui pra esclarecer e aprender com os colegas respectivamente...

Vamos construir conhecimento e não testar quem sabe mais... abraço a todos.

• Membro VIP
Postado

Vá por mim... são 8 anos na área... já vi muita coisa" (MINHA FRASE).

Se tempo de serviço ou experiência fosse posto eu ate lhe diria que minha experiência na área e de 5 vezes o tamanho da sua, e que me formei em engenharia eletrônica mas isso e irrelevante..

Não vou encompridar essa discussão pois não agrega nada nem tampouco o demandante deve ter ficado com duvida, que e o que interessa..

:cool:

Postado

​Concordo plenamente com você.

Acho que dessa vez que eu expliquei melhor você entendeu o que falei e tenho certeza que concorda comigo uma vez que não rebateu os argumentos citados.

Tenho certeza que você com seus 40 anos de experiência em informática (consequentemente 60 de idade no mínimo) e sua formação superior tem um conhecimento muito maior que o meu e fico feliz em poder ajudar e aprender com técnicos como você. Obrigado.

Mas relaxa que nós brasileiros temos esse problema de nos expressar e nos entender em forma de texto mesmo... Às vezes uma simples palavra trocada muda o sentido da frase e não conseguimos expressar de fato o que queremos dizer. É um mal que assola técnicos e graduandos e é facilmente observado nos exames de avaliação educacional que o Brasil participa.

Abraços!

:cool:

• Membro VIP
Postado

Corrigindo, 62 com  muito orgulho..

Eu não concordei com você. Desisti da discussão pois entendi que o criador do tópico já está satisfeito com as respostas citadas..

A experiência que tenho e que minha formação ofereceu não é em TI e sim em engenharia elétrica modalidade eletrônica, que, com mais de 40 anos de atuação na área, me capacita a proferir os conceitos que proferi e de discordar da sua afirmativa : "Caso a tomada não seja aterrada um nobreak ou bom filtro de linha se faz necessário"  totalmente descabida e sem sentido..

E não tem como, ai nessa sua frase, entender mal ou sequer ficar com alguma dúvida.. 

Aliás, recomendação de no-break assim sem o menor escrúpulo, sem definir o tipo, o modo de operação demonstra perfeitamente, qualifica, o atendimento de profissional de TI aonde requer atendimento com conhecimento de eletrônica..

Postado

Discorda que se uma tomada não for aterrada é conveniente ter um filtro de linha ou um nobreak??? Ótimo. Sem problemas.

Dei minha opinião e você deu a sua. O colega escolhe qual vai seguir afinal... de repente ele não segue nenhuma das duas e liga tudo numa extensão de cabo paralelo...

Não me aprofundei na indicação do nobreak uma vez que o colega deixou claro em outro tópico igual aberto por ele que está a procura  da solução mais barata. Logo o no-break não estaria nos planos dele daí não especificar se seria ativo, passivo ou demais detalhes...

Em respeito à boa convivência no fórum dou a nossa sadia discussão como encerrada também. 

Um abraço e fique com Deus. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...