Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual-X R9 280x Sapphire com erro


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde!

 

É a primeira vez que posto uma dúvida aqui no fórum, portanto, não sei se meu tópico está correto. Peço desculpas antes de mais nada.

Bom, antes de começar, vou colocar a configuração do meu PC:

 

Placa-mãe: ASUS M5A97 LE R2.0 (BIOS atualizada para 2601 como tentativa fracassada de corrigir o problema, que já acontecia na BIOS 2301 anterior).

Processador: AMD FX8320e Black Edition 3.2Ghz

RAM: 8 gb DDR3 1333mhz (2x4gb)

HD: Seagate SATA III 1TB

VGA: Sapphire R9 280x Dual-X Overclock Edition

Fonte: EVGA 600b

Gabinete Thermaltake V4 Black Edition bem ventilado, com 3 FAN's e CPU Cooler (CoolerMaster Blizzard T2).

 

Seguinte galera, minha VGA nova, com apenas 2 meses de compra, vem apresentando o seguinte problema: após um tempo de jogo o PC trava e fica com uma tela colorida com listras (algumas vezes é preta com listras brancas). Comprei ela há um mês de um amigo que tinha comprado a mesma nova também há um mês. No PC dele ela praticamente não foi utilizada, pois o restante da configuração do PC era fraca e a placa não era o suficiente. Sendo assim não chegou a apresentar o problema. Porém ele utilizou a mesma com um estabilizador e algumas vezes o mesmo chegou a desligar com a placa em funcionamento. Ao instalar a placa na minha máquina, o problema passou a ocorrer com frequencia. De maneira geral, o problema acontece de maneira bem rápida, principalmente nos jogos GTA V e The Witcher 3, em torno de 10min de gameplay. Mas esse tempo varia bastante. Testei as memórias com o diagnóstico do Windows e não apresentou problemas. Já instalei várias versões de drivers diferentes e o problema continua. Em todas elas fiz instalações limpas, utilizando o DDU para remover o driver antes de instalar o novo. Na tentativa de descobrir a causa do problema, realizei alguns testes com o programa FuMark, simulando várias situações para ver em quais o problema ocorreria. Como não sabia de nenhum método comprovadamente eficaz, realizei os testes com situações que eu mesmo imaginei.  Vamos aos resultados:

 

Teste 1: Na resolução 1366x768 (res. da minha TV), com 0X MSAA

Em modo janela, o problema aconteceu bem rápido, em menos de 1min, com a tela ficando congelada em amarelo com listras brancas.

http://i.imgur.com/Gnz6CNV.jpg

No modo tela cheia, o problema ocorreu por volta de 3min, porém o pc não travou, apenas ficou com a tela preta, mas apenas fechando o FuMark com um CTRL ALT DEL, o pc voltou normalmente.

Em alguns fóruns, vi pessoas indicando a redução do core clock e memory clock da VGA, que tem overclock de fábrica. Reduzindo o clock da VGA em 60MHz, no modo janela, o problema demorou um pouco mais pra acontecer, mas aconteceu. Porém, dessa vez não apareceu a tela listrada, e sim o sinal de vídeo parou de funcionar, sendo necessário desligar e ligar o PC novamente. AS temperaturas não passaram de 77ºC em todos esses testes, com 99% de uso da GPU.

 

Teste 2: 1366x768 com 2X MSAA:

Em modo janela, o problema demorou cerca de 2min pra acontecer, ficando com a mesma tela amarela com listras brancas.

Em modo tela cheia o problema demorou um pouco mais, mas aconteceu.

Em modo tela cheia com o clock reduzido o problema não ocorreu durante o tempo de teste. Deixei rodando por 10min e nada aconteceu. As temperaturas não passaram de 75ºC e a taxa média de FPS foi de 65FPS. Não consegui tirar um print da tela na hora.

 

Teste 3: 1366x768 com 4X MSAA

O problema não ocorreu nos três testes que fiz com essa configuração. Primeiro, deixei por 10 minutos e depois por 30 minutos, em ambos os casos com os clocks normais, sem redução. As temperaturas não passaram de 73ºC nesses testes, e a taxa média de FPS foi de 42.

http://i.imgur.com/IKPycGp.jpg

http://i.imgur.com/Wo8KPka.jpg

 

Teste 4: 1366x768 com 8x MSAA

O problema não ocorreu no único teste que fiz. Deixei por 10min no modo janela com o clock normal. A taxa média de FPS foi de 22 e a temperatura não passou de 67ºC.

http://i.imgur.com/KhpKTFc.jpg

 

Bom, sendo assim, gostaria da ajuda de vocês pra tentar identificar o problema através da interpretação desses testes, caso ajudem em alguma coisa, e também em outros possíveis pontos que eu não tenha abordado. Com relação aos testes, me chamou a atenção o fato de a placa atingir temperaturas maiores quando é menos exigida, a 0X MSAA e 2X MSAA, com o cooler trabalhando mais nessas situações. Pensava que deveria ser o contrário. Ainda assim, creio que a maior temperatura atingida, 77ºC em 0X MSAA com 99% de uso, não seja uma temperatura suficiente pra causar superaquecimento. Queria tentar de tudo antes de tentar acionar a garantia pois foi feita compra online e o processo é desgastante. Mesmo suspeitando muito de que a VGA esteja com problemas, vi alguns relatos em fóruns de pessoas que trocaram e, ao receberem placas novas, continuaram a apresentar o mesmo problema, dando indícios de que poderia não ser problema na VGA. Dessa forma, não quero trocar a placa de forma inútil.

 

Desde já agradeço!

 

Eduardo.


Adicionei essa imagem com o HWInfo rodando 2min após o teste iniciar com 2X MSAA, que é uma das situações em que ocorreu o erro. Parei o teste pois senão não conseguiria salvar o print. Talvez as informações possam ajudar.

http://i.imgur.com/ugSPyn7.jpg


Adicionei essa também mostrando as informações da placa no HWInfo. Tirei o print com pouco tempo de teste pois o erro estava acontecendo com menos de 1min.

http://i.imgur.com/zgQbrtB.jpg

 

Achei estranho ele reconhecer a placa como uma HD 7970, sendo que tanto o FuMark quanto o MSI Afterburner reconhecem normal como uma R9 280x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!