Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core I5 vs Core I5 Série K - Vale pagar mais pelo overclock ?


MrBio

Posts recomendados

pegando o "embalo to topico" aqui.

 

no fim do ano pretendo trocar de processador ( aposentar meu Phenom II X4 965 ) e pegar um core i5.

 

porém, estou em duvida a respeito do "custo beneficio"

vejam bem, eu consigo achar um i5 4440  por 750 reais. 

sendo que o i5 4570 esta por 790 reais ...

isso sem contar nas versões i5 4690 e i5 4690k que estão com preço parecido entre si ( 900~950 reais ) 

o i5 4690k é bom de overclock ? sera que vale pagar o dinheiro a mais para poder fazer um overclock... ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O overclock pode fazer a diferença em alguns jogos mais pesados no CPU com placas de videos fortes como gtx970/r9-290/390 para cima. Se for usar placa de video mais fracas como 960/280/380 para baixo o overclock no i5 começa ficar menos efetivo. E ainda depende da frequencia do monitor, por exemplo se está com monitor 60hz a perda vai ser pequeno tipo uns 20% de gargalo no pico, se utilizar um monitor capaz de 120hz+ ai o gargalo fica maior.

Mas entenda são alguns poucos jogos como exemplo GTA 5, BF4, Crysis 3, Assassins Creed que o overclock vai trazer algum ganho com uma VGA forte. Maioria dos jogos não forçam muito CPU e mesmo i5 sem overclock vai rodar o jogo sempre no máximo mesmo com as placas fortes.

 

E claro me baseei em jogos, acredito que seu uso seja para isso desde que não especificou. Se for para outras atividades, ai tem que ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria que a opção por over seja mais de interesse pessoal e não uma necessidade atual para os aplicativos mais comuns e a maioria dos jogos.

Pessoalmente já considero bem satisfatório ter jogos entre 50 fps a 70 fps e um ganho acima disso em over pode não ser tão significativo assim.

 

Mesmo que a configuração comece a apresentar sinais de gargalo após 3 a 5 anos, esse tempo já poderia ser considerado ideal para se pensar em um upgrade.

 

Entretanto o over poderia fornecer um pouco mais de tempo de uso até a pessoa finalmente querer fazer algum upgrade.

 

Tem pessoas que de qualquer forma não usariam o cooler box, preferindo por exemplo um wc como o Seidon 120 ou o H60.

Se o processador for bloqueado para over, privaria as pessoas de tirarem proveito da capacidade do cooler e de ver por si só alguma vantagem no tempo de uso a mais de seu pc.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu diria que a opção por over seja mais de interesse pessoal e não uma necessidade atual para os aplicativos mais comuns e a maioria dos jogos.
Pessoalmente já considero bem satisfatório ter jogos entre 50 fps a 70 fps e um ganho acima disso em over pode não ser tão significativo assim.
 
Mesmo que a configuração comece a apresentar sinais de gargalo após 3 a 5 anos, esse tempo já poderia ser considerado ideal para se pensar em um upgrade.
 
Entretanto o over poderia fornecer um pouco mais de tempo de uso até a pessoa finalmente querer fazer algum upgrade.
 
Tem pessoas que de qualquer forma não usariam o cooler box, preferindo por exemplo um wc como o Seidon 120 ou o H60.
Se o processador for bloqueado para over, privaria as pessoas de tirarem proveito da capacidade do cooler e de ver por si só alguma vantagem no tempo de uso a mais de seu pc.

 

 

pois então cara, eu vi gente dizendo que se é pra eu sair do meu Phenom II X4 pra um i5 4440 não valeria tanto a pena...

agora, sera que eu consigo achar um i5 4690k + Mobo por até 1300 a vista, ou 1500 parcelando... ? 

e sera que esse upgrade valeria a pena ?

sabe, eu fico meio preocupado se eu vou colocar aqui um i5 4440 e daqui 1 ano ja teria q trocar ele sabe... quero algo que dure um pouco mais... ( 2 anos ja ta bom  ) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois então cara, eu vi gente dizendo que se é pra eu sair do meu Phenom II X4 pra um i5 4440 não valeria tanto a pena...

Dá uma olhada nesse tópico.. Veja o problema do criador do mesmo...

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1113435-gargalando-amd-phenom-ii-x4-965-be-34ghz/?hl=%2Bgargalo#entry6195050

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apenas salientando sobre o processador ser desbloqueado ou não, vou lhe passar uma condição que aconteceu comigo.

 

Tenho em média 13 computadores aqui. Dos vários testes, o mais recente foi trocar comprar um novo kit e acabei comprando o i7 4790k. Antes dele eu tinha o i5 2500k (ainda o tenho aqui). Senti diferença? Nenhuma, absolutamente nenhuma... não para meu uso e muito menos em jogos.

 

Quando comprei meu i5 2500k, resolvi comprar o k justamente por conta do over. Obviamente se você pensa em over, uma placa mãe decente para estes fins é necessária assim como um excelente cooler.

 

Lhe digo que vale muito a pena investir um pouco mais e comprar o k e suas necessidades. Hoje meu i5 2500k opera em 4.6Ghz e é um monstro processando igualmente aos processadores atuais em stock ou até melhor. Isto significa que, se não fosse a necessidade que tive, não precisaria ter comprado o 4790k e estaria tão satisfeito quanto estou agora com o processador novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sei que esse não é exatamente o topico pra isso, mas vocês indicariam qual placa mãe pra um i5 4690k?

ps: tenho um cooler Corsair A50 então, se houver necessidade por agora, vou sim fazer um overclock...

 

lembrando que, Mobo+Processador, posso pagar ai, a vista uns 1200~1300 
e parcelado indo até 1500

 

vejo muita gente falando de placas Z97. o problema é q Z97 é mt caro po ( 500 reais + na placa  ) existe alguma outra que proporcione um over mais barata ?

@@ PS:  teria q ter suporte pra memoria 1333Mhz ( DDR3 claro ) porque são as que eu tenho agora, e com o din din que sobrou vou tentar espremer pra pegar um gabinete + SSD. não to querendo gastar com memoria agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sei que esse não é exatamente o topico pra isso, mas vocês indicariam qual placa mãe pra um i5 4690k?

ps: tenho um cooler Corsair A50 então, se houver necessidade por agora, vou sim fazer um overclock...

 

lembrando que, Mobo+Processador, posso pagar ai, a vista uns 1200~1300 

e parcelado indo até 1500

 

vejo muita gente falando de placas Z97. o problema é q Z97 é mt caro po ( 500 reais + na placa  ) existe alguma outra que proporcione um over mais barata ?

@@ PS:  teria q ter suporte pra memoria 1333Mhz ( DDR3 claro ) porque são as que eu tenho agora, e com o din din que sobrou vou tentar espremer pra pegar um gabinete + SSD. não to querendo gastar com memoria agora...

No seu caso, ou Z97 ou Z87, apenas as Z suportam overclock.

Todas as placas DDR3 suportam nativamente 1333MHz.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrBio A vista eu acho que você consegue nesse preço pelo boadica, já que você é do Rio.

 

A placa que eu mesmo irei pegar junto ao i5-4690k é a Placa Mãe Asus Z97M-PLUS/BR que foi a mais em conta que encontrei (á vista ~R$450,00 Kabumm ou Pichau, já no boadica consegue bem mais em conta).

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrBio

 

Você NÃO precisa de CPU desbloqueada pra OC.. Tem gente com CPU de 2ª Geração, pensando se vale a pena a troca.. Você pode pegar um Core i5 4590, por exemplo, que duraria um bom tempo..

 

Como você só vai comprar no fim do ano, é capaz de você encontrar Broadwell ou Skylake, por preços semelhantes..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrBio

 

Você NÃO precisa de CPU desbloqueada pra OC.. Tem gente com CPU de 2ª Geração, pensando se vale a pena a troca.. Você pode pegar um Core i5 4590, por exemplo, que duraria um bom tempo..

 

Como você só vai comprar no fim do ano, é capaz de você encontrar Broadwell ou Skylake, por preços semelhantes..

 

pois é vamos ver o que acontece até o fim do ano...

se até la eu ainda achar i5 4690k por 1000,00 ( que é o preço que encontro atualmente no Boadica) eu vou nele, se não acho q vou cair pra um i5 4590 mesmo que ja tem um boost clock interessante ( se comparado com o i5 4440 ) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue minhas opiniões das perguntas que você me fez anteriormente:

1) pois então cara, eu vi gente dizendo que se é pra eu sair do meu Phenom II X4 pra um i5 4440 não valeria tanto a pena...

Pressupondo que o Phenom estivesse limitando o melhor desempenho do pc, eu não saberia te dizer qual foi o embasamento deles para tal afirmação.
Imagino que a troca permitiria notar melhor tempo de resposta no Windows e no carregamento de jogos.

Não posso opinar sobre o ganho que o I5 teria, mas sei de algumas pessoas que trocaram o Phenom x4 pelo FX-8350.
O desempenho geral ficou melhor e em jogos houve ganhos de 10 fps a 20 fps.

2) o i5 4690k é bom de overclock ? sera que vale pagar o dinheiro a mais para poder fazer um overclock... ?

Meu palpite é que com o A50 seja possível fazer um over de 4.3 Ghz - 4.4 Ghz (máximo 4.5 Ghz).

Essa review aqui mostra o desempenho o 4690K em stock e em 4.5 Ghz.
No geral a diferença entre eles foi de apenas 1% em high.

Eu consideraria o over como mais um luxo, uma oportunidade de um ganho a mais desde que não comprometesse o orçamento desejado.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue minhas opiniões das perguntas que você me fez anteriormente:

1) pois então cara, eu vi gente dizendo que se é pra eu sair do meu Phenom II X4 pra um i5 4440 não valeria tanto a pena...

Pressupondo que o Phenom estivesse limitando o melhor desempenho do pc, eu não saberia te dizer qual foi o embasamento deles para tal afirmação.

Imagino que a troca permitiria notar melhor tempo de resposta no Windows e no carregamento de jogos.

Não posso opinar sobre o ganho que o I5 teria, mas sei de algumas pessoas que trocaram o Phenom x4 pelo FX-8350.

O desempenho geral ficou melhor e em jogos houve ganhos de 10 fps a 20 fps.

2) o i5 4690k é bom de overclock ? sera que vale pagar o dinheiro a mais para poder fazer um overclock... ?

Meu palpite é que com o A50 seja possível fazer um over de 4.3 Ghz - 4.4 Ghz (máximo 4.5 Ghz).

Essa review aqui mostra o desempenho o 4690K em stock e em 4.5 Ghz.

No geral a diferença entre eles foi de apenas 1% em high.

Eu consideraria o over como mais um luxo, uma oportunidade de um ganho a mais desde que não comprometesse o orçamento desejado.

 

 

entre ir pra um FX-8350 e um i5, prefiro um i5...

me decepcionei bastante com esse phenom II X4 que tenho  ( apesar de ele ter durado bastante) e gostaria de partir para um intel, uma vez que nunca tive processador intel no pc...

com relação a analise do i5 4690k fiquei "chocado" kkk

eu n imaginei que o ganho de performance seria tão insignificante.

 

considerando esse teste ai, estou pensando sériamente em pegar um i5 non k, pra poder economizar tb na placa mãe.

de repente um i5 4690 ou até mesmo um i5 4590... 

que estão ai  pelo menos 100 reais a menos que o K , sem contar que uma placa mãe pra um desses ta ai uns 200 reais a menos tb...

considerando que um overclock o ganho não é tão significativo, não vejo por que preferir por exemplo, um kit com overclock a frente de sla, um kit sem overclock e um bom SSD... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, não tive intenção de ser pretensioso com relação ao FX-8350, apesar de pessoalmente considerá-lo como uma opção viável desde que a placa atual suporte.

 

Na verdade citei o FX-8350 como exemplo, já que não sei de pessoas que saíram do Phenom X4 para o I5.

Tive intenção de apenas dizer que a troca por outro processador mais moderno traria vantagens, quando já se tem um processador mostrando sinais de que o seu tempo está passando.

 

Atualmente você deve ter o A50 com a fan virada para a placa de vídeo.

Com o Intel você deve conseguir instalar o A50 com a fan de pé.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Desculpe, não tive intenção de ser pretensioso com relação ao FX-8350, apesar de pessoalmente considerá-lo como uma opção viável desde que a placa atual suporte.
 
Na verdade citei o FX-8350 como exemplo, já que não sei de pessoas que saíram do Phenom X4 para o I5.
Tive intenção de apenas dizer que a troca por outro processador mais moderno traria vantagens, quando já se tem um processador mostrando sinais de que o seu tempo está passando.
 
Atualmente você deve ter o A50 com a fan virada para a placa de vídeo.
Com o Intel você deve conseguir instalar o A50 com a fan de pé.

 

iii cara, acho q se entendeu mal,  relaxa...

a minha placa n suporte o FX então eu teria q trocar de placa mãe de qlq forma entende ?  dai prefiro trocar pra um i5 logo... 

não leve meu comentario a mal...

com relação ao posicionamento do cooler, você esta correto, atualmente ele fica virado pra placa...

no caso ele estar virado pra cima seria melhor não ? ^^ pra placa de video...

Ps: minha pasta térmica acabou, a pasta térmica q vem com o processador normalmente fica mais grudada no cooler né ?

porque dai eu tirando o cooler box pra colocar o A50 teria q comprar pasta térmica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, não fiquei aborrecido com nenhum comentário seu também! rs

 

Com relação ao posicionamento do cooler, manter a fan de pé seria apenas a forma convencional, não que realmente uma forma seja melhor do que a outra.

Mencionei apenas pelo fato da maioria acabar preferindo a forma convencional da qual a AMD não permitiria no caso do A50.

 

O cooler box vem com pasta térmica pré-aplicada.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!