Ir ao conteúdo

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

Percebo que queres colocar as garras a revelia e carregar assim mesmo não é? Talvez não valha a pena pois não muito difícil identificar os pólos (+) e (-) da bateria

 

Esquema não tenho. Tenho um conceito teórico de um opção de proteger a inversão do carregador, serve? Essencialmente você (seu circuito) vai ter que avaliar a polaridade da bateria ANTES de decidir enviar corrente para ela. Algo como um comparador: se V<3 p.ex. saída=0. Se menor que zero (invertido) aí que saída=0 MESMO. Se maior, ôpa! Colocou as garras na polaridade correta! A saída vai pra 1. Esta saída acionaria um relé um algo do gênero.


A princípio daria ate mesmo pra acoplar + 1 relé 2 pólos reversível para inverter a polaridade e fazer do jeito que queres mas penso que não seria muito seguro e o circuito ficaria 1 pouco + complexo pra proteger

Postado

Como a Isadora Ferraz disse, a solução seria verificar a tensão residual na bateria conectada e, dependendo do caso, carregar a mesma fornecendo uma tensão positiva ou negativa. Projetei o circuito abaixo para efetuar isso GbhmuXl.gif.

 

 

 

Circuito eletrônico.

 

 

 

Nele, o ramo com VL e RL representa a bateria. Através de um comparador, a tensão sobre o ramo é checada. Basicamente, caso seja positiva, o primeiro amp-op alimenta a célula RC com 5V e, caso contrário, a célula RC é alimentada por -5V.

 

 

 

O objetivo do bloco RC é gerar um transitório que se extingue em aproximadamente 5s, sobrando somente um sinal de tensão constante. Isso garante que a tensão de saída do segundo amp-op, o qual serviria para fornecer tensão à bateria, quase não influencie no momento da verificação da tensão residual da bateria F5Rua4D.gif.

 

 

 

Como não consegui simular o transitório da célula RC, não pude fazer simulações do circuito como um todo. Entretanto, testei separadamente as partes cruciais dele e acredito que, talvez com mais alguns ajustes de offset na prática, ele deve funcionar bem.

 

 

 

Características práticas aproximadas do circuito oriundas do que levei em conta ao fazê-lo:

 

 

 

- Tensão de saída fornecida à bateria: 4,5V.

- Corrente máxima possível de entregar à bateria: 20mA.

- Impedância de saída do seguidor de tensão: 75Ω.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não precisa de tanto. Bastam 4 diodos.

Fazer uma retificação de onda completa e já era.

Isso só daria certo se a ponte de diodos fosse solidária a bateria, não pudesse dela ser removida. Se colocares a ponte de diodos na saída do carregador, ele acabará tendo, após os diodos, um fio positivo e outro negativo, de nada adiantando e mais uma vez tendo de ser ligados ao corretos polos da bateria..  Ligando-os invertidos o resultado seria mais ou menos esse ai abaixo..

e9b2dc4c9cd136c1f7a229e5d8e773e8.jpg

 

Caro Samuel Jeter Ferreira.. Bateria é um dispositivo que normalmente tem polaridade e tem de ser respeitada. Na melhor das hipóteses coloque um diodo (de alta corrente) invertido em paralelo com a saída e, após o mesmo, um fusível.. Se inverteres vai queimar o fusível isso se a bateria tiver energia para tal..

Após queimar uma série de fusíveis vais te dar conta que pensar um pouco, antes de conectar a bateria, é bem melhor e não dói nada...

Postado

Acabei de descobrir uma coisa importante F5Rua4D.gif.

 

 

 

Apesar de o CI 741 ter uma impedância de saída típica de 75Ω, essa impedância é de malha aberta, como se fosse vista no terminal de saída do CI. Devido à configuração de malha fechada, a impedância de saída do circuito seguidor de tensão (não do amp-op sozinho) é dividida pelo ganho de malha aberta, que tem um valor típico de 200000 para o 741. Uma curiosidade é que a impedância de entrada também é alterada, sendo multiplicada pelo ganho de malha aberta.

 

 

 

Errei ao considerar que a impedância de saída do circuito seguidor era de 75Ω, quando na verdade é muito menor por causa da realimentação. Então, deve-se colocar um resistor de valor 75Ω ou próximo em série com o seguidor, especificamente depois do nó de realimentação que se encontra após a saída do amp-op.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...