Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador i5 3320 a 90c no game


Posts recomendados

 Olá tudo bom pessoal, seguinte fiz uma troca de processador em meu notebook tinha um i3 2350m e coloquei um i5 3320, Fiz essa troca para aumentar o FPS em meus jogos, e senti uma baita diferença, com essa troca pensei em monitorar a temperatura e percebi algo muito estranho.

 Estou usando o HWMonitor, a temperatura "package" do processador fora dos jogos fica entre 39ºc- 48ºc, Quando começo a jogar vai para 58ºc - 70ºc e as vezes sobe para 88cº ate 90ºc e o FPS continua o mesmo sem cair. Mas percebi que isso acontece quando o uso dos Mhz da HD Graphics chega quase no limite. O que sera que esta acontecendo?

  Notebook limpinho por dentro, sem exagero de pasta térmica, processador bem encaixado no socket, dissipador também, uso um base cooler de 200mm e ar ligado no ambiente e cooler funcionando como sempre no aumento da temperatura o rpm do cooler aumenta normalmente. "Pode parecer engraçado mas em baixo do base cooler coloco um pano úmido para jogar ar frio dentro do not, e percebo diferença também"

 Obs: Temperatura fora dos jogos dos core#0 19ºc - 25ºc e core#1 19ºc - 25ºc !

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu note não foi projetado para processadores com vga integradas mais fortes. A consequência será o aquecimento enquanto seu note existir.

 

Existem formas de tentar resolver este problema, adiantando que serão gambiarras, mas aconselho a ver isto no setor de notebooks.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, infelizmente você terá muitos "crash" no sistema devido ao aquecimento. Para lhe ser bem franco, você quase que deu um tiro no seu pé realizando esta troca. O aquecimento é o pior vilão de qualquer sistema eletrônico e, ao realizar a troca por um processador bem mais forte e mais quente, provocou o aquecimento.

 

Caso tenha alguma loja de note em sua cidade, recomendo que leve o note, explique o que acontece, o que falamos aqui e pergunte a eles se conseguem melhorar o sistema de refrigeração do seu note.

 

Pode ser que eles ofereçam fazer furos embaixo da carcaça do note e afins, mas acredite, valerá a pena.

 

Boa sorte e um forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TDP dos dois processadores são iguais, em 35W. Creio eu que esse crash seja mesmo temperatura, mas não por conta da troca do processador e sim, talvez da instalação, pasta térmica e o sistema de resfriamento deficiente.

O ideal seria você observar o código do erro. No meu notebook o processador fica a 99° no GTA V e eu não tenho crash nem travamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu 4790k tem 88w de tdp e dava "crashes" como o note dele. Isto foi resolvido quando coloquei meu water cooler.

 

Tenho um Phenom 970 com 125w de TDP e está com um akasa Nero e muito frio.

 

TDP não é indicador de aquecimento e muito menos de consumo.

 

O fato do TDP ser igual não facilita o resfriamento do i5 dele, principalmente pelo fato de o dissipador e cooler do note dele terem sido desenvolvidos para o i3 anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu 4790k tem 88w de tdp e dava "crashes" como o note dele. Isto foi resolvido quando coloquei meu water cooler.

 

Tenho um Phenom 970 com 125w de TDP e está com um akasa Nero e muito frio.

 

TDP não é indicador de aquecimento e muito menos de consumo.

 

O fato do TDP ser igual não facilita o resfriamento do i5 dele, principalmente pelo fato de o dissipador e cooler do note dele terem sido desenvolvidos para o i3 anterior.

 

TDP é Thermal Design Power. Aqui a definição da INTEL: "The processor TDP is the maximum sustained power that should be used for design of the processor thermal solution. TDP represents an expected maximum sustained power from realistic applications. TDP may be exceded for short periods of time or if running a “power virus” workload."

Ou seja, ainda creio que a instalação ou pasta termica não adequada, e de acordo com essa definição, e considerando também que os dois processadores são de gerações diferentes, não sei nem se são sockets totalmente compatíveis. Então se o notebook foi projetado para o i3 com TDP de 37W, ele deveria aguentar de boa o i5 com TDP igual, se não for nada do que eu disse, então o notebook é deficiente de refrigeração adequada, como já vi em varios casos, pois muitas vez o notebook é projetado para home office apenas, aí quando vem um jogo que puxa muito ele não aguenta.

Fonte: http://www.intel.com/content/www/us/en/processors/core/3rd-gen-core-family-mobile-vol-1-datasheet.html Pg,69

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isto vem sendo discutido a muitos anos em fóruns internacionais e, até mesmo aqui no Brasil, como aqui no clube, no falecido forumpcs, no baboo e outros mais.

 

Os TDP`s dos fabricantes deveriam significar o limiar de energia a ser dissipada pelo sistema de refrigeração, porém o que aparentemente acontece no dia a dia é que os fabricantes informam mais um ACP do que um TDP.

 

Quer um exemplo? Vou lhe dar os dois links dos processadores citados pelo usuário do fórum.

http://ark.intel.com/pt-br/products/64896/Intel-Core-i5-3320M-Processor-3M-Cache-up-to-3_30-GHz

http://ark.intel.com/pt-br/products/53438/Intel-Core-i3-2350M-Processor-3M-Cache-2_30-GHz

 

Note que o Tjunction do primeiro é de 105º e do segundo 85º. Isto significa que a coisa vai ficar feia em tempos diferentes para cada um. Mas por quê se eles tem o mesmo TDP? porque o tdp serve como medida aproximada de dissipação necessária e não como máximo de dissipação necessária. 

 

Dois processadores com TDP iguais de gerações diferentes, arquitetura diferentes e fabricantes diferentes vão, para o resto da vida enquanto existirmos, serem diferentes em suas características, incluindo consumo, aquecimento e, obviamente, produção.

 

Quer continuar achando que uma escrita de TDP garante que não haverá problema, continue com sua opinião. Sinceramente prefiro confiar no prática do dia a dia em conjunto com muito tempo gasto em leituras para vir aqui e tentar ajudar o cara a não queimar o note dele, como já vi muito acontecer só com a troca do processador.

 

Concluindo: com TDP de 35w, provavelmente ambos vão consumir energia de forma similar, mas jamais terão dissipação térmicas iguais. O i5 esquenta muito mais e isto vai ser problema para ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei também que poderia ter instalado mal o dissipador, mas isso eu descarto porque sempre fiz bem feito isto, e quando ele deu os primeiros crash eu fiz a instalação novamente para garantir.

 

Teve um momento que eu achei que poderia ser defeito no processador, mas pelas suas resposta acho que não é isso. Vou ver se consigo trocar meu cooler então porque meu notebook já tem frestas em baixo, direto no processador e nas memorias.

 

Obs: Quando ele deu os primeiros crash, eu coloquei meu I3 de volta para verificar a temperatura também, e ela subia para aos 70ºc - 85ºc como sempre,o i3 sempre marcou essa temperatura, a 3 anos que tenho ele e nunca houve um crash mas ele dava queda de FPS ao aumentar a temperatura, coisa que o i5 não esta fazendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O i3 produz menos e tem um video integrado bem inferior ao i5 da 3ª geração citados.

 

Se seu i3 chegava em 85º, pode ter certeza que o i5 deve estar entre 100º e 110º quando em estresse. O Tjunction dele é 110 para começar a beirar a morte, então é muito preocupante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

post-643925-0-10542800-1440123362_thumb.post-643925-0-31558700-1440123364_thumb.

 

Segue as print da temp

Obs: Eu estava jogando tranquilo quando troquei a resolução e ele deu crash, muito estranho isso sem elevar a temperatura! "A temperatura nem sempre eleva tanto"

 

Sei que meu post veio pelo motivo de Temperatura,mas o que acontece mesmo é o Crash. Aprendi algumas coisas com vocês aqui, mas estou achando que a Temperatura não seja o causador do crash, pelo motivo de ele travar mesmo não estando com temperatura elevada.

 

Posso estar errado mas estou achando que talvez seja um erro de Driver porque vi algo estranho nos update do driver.Quando instalei o processador ele instalou o driver HD Graphics automaticamente "não sei instalou mais algum" e claro que eu fui direto atualizar o Driver.

 

O que eu achei estranho? a versão do driver "HD Graphics" que consta em Gerenciador de Dispositivo é "10.18.10.4226" mas eu atualizei para um versão mais recente á "15.33.36.64.4226" mas no "GD" não mudou a versão instalada, continuou a mesma. Ok dai usei o "Intel Driver Update" e lá constava que a versão instalada era "9.17.10.4229" "Wtf" e a mais recente para download era "15.33.36.64.4226". Beleza fiz o update de novo e apos todo o processo de reset, no GD ele não mudou nada. Coloquei meu i3 de volta instalei o driver antigo, dai coloquei o i5 de novo e fiz o processo de update de driver e nada mudou continuo a mesma versão de driver.

 

O causador desse crash não poderia ser o driver ou outro dispositivo?, porque as vezes fico + 5 Hrs ligado e jogando e não trava, e no outro dia trava em 30m de game dai reseto o sistema e as vezes continuo a jogar tranquilo e as vezes não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser também. Se não há aquecimento, então o sistema de refrigeração do seu note tá legal e isto é menos preocupante.

 

1 - Faz o seguinte então. Baixa o driver da intel manualmente.

2 - Desinstala o driver atual do hd graphics. Para se certificar que não está mais instalado, entre no gerenciador d tarefas e verifique se a placa de video deixou de ser hd graphics para ser microsoft.

3 - Caso continue hd graphics na anterior, clique em cima da placa com o botão direito e escolha "desinstalar".

4 - Reinicie a máquina fora da internet  e continue.

5 - Instale a Hd graphics que baixou manualmente.

 

Se com isto, não funcionar ainda, você tem outras formas de teste, mas poderemos considerar que o hd graphics desse processador poderá estar com defeito.

 

Já aconteceu comigo de montar uma máquina com um i5 3330 e dava crash direto, ao desinstalar a placa de vídeo, voltava ao normal. Testei com um pentium dual core, a hd graphics ficava legal. Resultado: RMA.

 

Boa sorte e forte abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um núcleo a 14ºC ali.. CPU de notebook, até imagino ser mais fria, em IDLE, do que de desktop, mas isso não tá meio estranho??

Repare na imagem que aonde consta 14ºc è a menor temperatura atingida e não o valor real. Sim sempre tive essas Temp baixa ao iniciar, porque uso o basecooler com um pano de fio de gelo em baixo.!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser também. Se não há aquecimento, então o sistema de refrigeração do seu note tá legal e isto é menos preocupante.

 

1 - Faz o seguinte então. Baixa o driver da intel manualmente.

2 - Desinstala o driver atual do hd graphics. Para se certificar que não está mais instalado, entre no gerenciador d tarefas e verifique se a placa de video deixou de ser hd graphics para ser microsoft.

3 - Caso continue hd graphics na anterior, clique em cima da placa com o botão direito e escolha "desinstalar".

4 - Reinicie a máquina fora da internet  e continue.

5 - Instale a Hd graphics que baixou manualmente.

 

Se com isto, não funcionar ainda, você tem outras formas de teste, mas poderemos considerar que o hd graphics desse processador poderá estar com defeito.

 

Já aconteceu comigo de montar uma máquina com um i5 3330 e dava crash direto, ao desinstalar a placa de vídeo, voltava ao normal. Testei com um pentium dual core, a hd graphics ficava legal. Resultado: RMA.

 

Boa sorte e forte abraço.

Eu fiz esse procedimento novamente, caso volte a travar qual seria outras opções?  Acho que iria trocar o produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!