Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que problema é este? Notebook CQ40. Fonte genérica / XPS / ALIENWARE


Posts recomendados

Olá a todos.

 

Tenho um notebook antigo ( COMPAQ PRESARIO CQ40) que gostaria de usar apenas para acessar o sistema da minha empresa.

A fonte original dele não funciona mais. Era uma fonte pequena de 18,5V / 3.5A / 65W.

Comprei então uma fonte genérica universal que teoricamente geraria 100w (modelo NP-Y100B). Testei a fonte no notebook no ato da compra e o mesmo saiu da loja funcionando. Passados exatos 13 dias e o notebook parou de ligar com a fonte genérica.

Fiz os testes na fonte e a mesma continua funcionando.

Tenho mais dois notebooks. O primeiro é um XPS L502x com fonte original de fábrica de 19.5V / 6.7A / 130W e o outro é um DELL Alienware com uma fonte de   19,5V / 12.3A / 240W. Ambos estão em perfeito funcionamento com suas respectivas fontes. As fontes são grandes pois os dois possuem placa de vídeo e processadores relativamente potentes.

Agora a parte estranha é que tenho o COMPAQ PRESARIO CQ40 funciona apenas quando conectado na fonte do Alienware.

Tenho certeza que todas as fontes estão em perfeito funcionamento pois foram testadas. O que me intriga é como um notebook com tão pouco recursos como o CQ40, esteja funcionando ligando apenas com a fonte do Alienware que é mais potente das 3 que tenho.

 

Alguém pode me ajudar? 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu fosse você, teria comprado uma fonte, pode até ser dessas genéricas mesmo, mas com suas variáveis em 18,5V / 3.5A / 65W.  Essas porcarias chamadas universais, que ajustam a tensão de saída em valores como essa que você comprou o faz, de 12V/15V/16V/18V/19V/20V e 24V. Imagine como o faz e se der problemas ela pode até mesmo jogar 24 Volts automaticamente para cima de seu note, e você não vai ficar nem ficar sabendo..

Somado a isso tem a questão da escolha de plugue podendo até mesmo acontecer a inversão de polaridade ai..

 

Eu sempre recomendo, na necessidade que para ti se fez presente, usar a Nodaji para a compra. Veja ai: http://www.nodaji.com.br/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fosse você, teria comprado uma fonte, pode até ser dessas genéricas mesmo, mas com suas variáveis em 18,5V / 3.5A / 65W.  Essas porcarias chamadas universais, que ajustam a tensão de saída em valores como essa que você comprou o faz, de 12V/15V/16V/18V/19V/20V e 24V. Imagine como o faz e se der problemas ela pode até mesmo jogar 24 Volts automaticamente para cima de seu note, e você não vai ficar nem ficar sabendo..

Somado a isso tem a questão da escolha de plugue podendo até mesmo acontecer a inversão de polaridade ai..

 

Eu sempre recomendo, na necessidade que para ti se fez presente, usar a Nodaji para a compra. Veja ai: http://www.nodaji.com.br/

 

Tudo bem que a fonte é uma porcaria, mas como explicar o fato que o note só liga na fonte do alienware? A fonte do XPS tem a mesma tensão e não liga o note.

Ambos os plugs (XPS e alienware) são idênticos e compatíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A pergunta que não quer calar reside sobre os plugues..

Tens certeza que ambos tem a exata mesma geometria e mesma polaridade?

Alguns fabricantes adotam alguns recursos para individualizar suas fontes, pode ser esse dai o caso que tens.

Vou te dar um exemplo..

A maioria dos notebooks usa um plug que tem um contato externo e o buraco interno é um tubo, isolado do externo, que perfaz o outro contato.

A HP, para personalizar, usou duas lâminas finas, em formato cilíndrico, uma de diâmetro pouco maior qiue a outra, separadas por isolante. Esses dois perfazem os contatos e um pino central faz as vezes de sensor que habilita ou não um circuito dentro do note para aceitar aquele carregador..

Veja no detalhe:

Plug%20de%20notebook%20diferente%20-%20H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...