Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito dando errado?


paster68

Posts recomendados

  • Membro VIP

Se aplicares 12Volts em sua pastilha Peltier ela deverá puxar 6Amperes e tens ai uma fonte de somente 1 Ampere. Sabe aquele filme denominado "A espera de um milagre"???  É assim que te vejo ai.. A fonte percebe isso dai como um curto circuito... Troque por uma fonte que possa oferecer 12 Volts @ 7 Amperes, no mínimo...

Admiraria se funcionasse..

 

Ademais queles dois fans de 12 Volts ligados em série como estão provavelmente ou nem vão partir, pois cada um deles vai receber somente 6 Volts, ou provavelmente rodarão sem fazer vento ou fazendo muito pouco vento..

 

Os diodos são completamente desnecessários ai. Pode tirar todos eles..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Quais são as contas que devo fazer para chegar a um resultado mais próximo do real? Posso diminuir a tensão entregue a pastilha para diminuir sua corrente (usaria  um resistor né)? Sim os fans fazem pouco vento mais não preciso deles na potência máxima. Obrigado pela resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pastilhas Peltier se caracterizam por uma eficiência bem baixa.. Lembre-se que num espaço de milímetros, de 2 a 4 mm, se estabelece uma diferença de temperatura que pode alcançar coisa de 30 a 40 Graus ou mais até.. Existe uma tendência natural dessa alta temperatura do lado quente migrar, através da pastilha, tentando anular a baixa temperatura do outro lado.. Se porventura exigires menor desempenho dessa pastilha poderás achar ai uma determinada combinação que exija de sua parte entrega de energia e de outro lado a pastilha ou seu sistema térmico não lhe devolver nenhuma, ou mesmo pouca, diferença térmica.. Portanto tome cuidado ao modular a demanda de uma pastilha peltier pois podes chegar ao ponto de eficiência nula.

 

Toda vez que se fez necessário ajustar temperaturas em pastilhas peltier, e foram pouquíssimas as vezes, o fiz com PWM. Na maior parte delas sempre usei a pastilha em seu maior desempenho.. Máxima tensão e corrente..

Quando tive de modular usei modulação PWM para tal, por exemplo desse modo bem simplificado:

motor%20control%20555%20pwm.png

 

No lugar do motor a pastilha.. Use tensões e transistores de acordo com sua carga ou de acordo com as características da pastilha..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Devo tentar abastecer melhor meus fans então, para diminuir o calor que "atravessa" a placa para o lado frio? Não preciso controlar a temperatura, apenas ter o circuito rodando. Quais são as contas que tenho que fazer para determinar a fonte que alimente o meu circuito? Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem conta para fazer.. Se sua pastilha é de 12V@6A a fonte tem de oferecer isso dai no mínimo. Os fans, que tirarão calor do lado quente, devem poder baixar o máximo que puderem a temperatura do lado quente. Cada grau tirado do lado quente será aproximadamente um grau a menos no lado frio..

A fonte deve alimentar a pastilha e também os fans..

Providencie uma fonte que possa oferecer 12V e pelo menos uns 7 Amperes.. Alimente ambos os fans com 12 Volts também..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando você coloca 3 elementos em paralelo:

Um Peltier de características 12V@6A (esse vai demandar 6A)

Dois Fans de 12V@0,25 Amperes (esse vai demandar 0,25A cada um)

 

Como saber a demanda de um fan??  É só ler em sua etiqueta. Se ele não mostrar, desista do mesmo...

 

FS4WPCIHTBIOVOD.LARGE.jpg

 

Esse dai por exemplo, demanda 0,36A em 12 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meus fans são 0.2A cada(0.4 para os 2) e 12V. Se eu jogar os 7A que você diz eles não vão queimar?

Se colocares 12 Volts, independentemente da capacidade de entrega da fonte de corrente, eles vão consumir, em conjunto, 0,4 Amperes. Mesmo que sua fonte seja uma bateria de caminhão com capacidade de 150 Amperes hora... O mesmo vale para a pastilha Peltier..  Ela vai consumir os 6 Amperes para os quais ela foi projetada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em primeiro lugar você não joga corrente alguma em um circuito.. Você disponibiliza uma fonte, uma bateria de 12 Volts com capacidade de entrega de 150 Amperes hora, só como exemplo..

Se não houver circuito nenhum, evidentemente não vai passar corrente nenhuma. Se o circuito que houver for um resistor de 24 ohms ai passará a circular uma corrente que pode ser calculada pela Lei de Ohm que diz: I = V / R ou seja: I = 12Volts / 24 ohms  = 0,5 Amperes e nada mais..

Se esse resistor for de 2,4 ohms ai passará por ele uma corrente de 12 Volts / 2,4 ohms = 5 Amperes..

Se a carga for um motor, um ventilador por exemplo, em cuja fabricação foi projetado para consumir 0,25 Amperes em 12 Volts o que passará por ele será esses 0,25 Amperes e deu..

 

A carga, a natureza da mesma, o dimensionamento da mesma é quem define a corrente que irá passar e isso independentemente da capacidade de entrega de potência ou corrente dessa fonte..

 

Está te faltando ai uma boa dose de física, da eletricidade básica que geralmente é vista no colégio...

 

E conceitualmente a coisa se passa assim. Você aplica uma tensão em um circuito. Dependendo desse circuito se estabelecerá pelo mesmo uma corrente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então a corrente que eu jogo no circuito pode passar o máximo dos componentes, mas a tensão não? O resistor apenas regula a tensão, então?

tipo isso sim amigo mas com outras palavras.

A corrente disponível que sua fonte fornece pode sim 'passar o máximo dos componentes' e sim, você não deve aplicar mais tensão do que eles precisam. De uma certa forma o resistor 'regula a tensão' sim mas da maneira dele: deixa sobre si uma parte dela e com isso não deixa a corrente fluir na totalidade disponível da fonte

 

Corrente e tensão apesar de estarem ligados entre si pela potência, devem ser visualizados de formas diferentes. Algo meio tosco como

tensão: altura de uma caixa dágua. Quanto mais alta mais pressão nos canos.

corrente: diâmetro dos canos: quanto mais grosso, mais água vai passar

potência: altura x diâmetro: maiores=mais pressão,mais água fluindo

Outra conexão misteriosa: a pressão nos canos é a mesma independente do diâmetro, como a tensão em aberto é a mesma independente da capacidade de corrente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!