Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com fonte direta na tomada e extensão.


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Bem amigos é o seguinte eu estou e ainda farei um up em algumas peças do pc e de começo eu comprei uma fonte a ''CX 430W'', futuramente uma R7 260x e um i5, bem depois de tanto pesquisar e de tanta treta a respeito de ligar direto na tomada vi que não tem muitos riscos de ligar a fonte direto na tomada sem "aterramento ou fio terra", bem agora é o seguinte eu gostaria de saber se posso ligar a fonte e o monitor em um "T'' desse como na foto e depois ligar direto na tomada sendo que ela não está aterrada: 

foto do ''T'' (em um site porque não achei no gg)

http://www.clasf.com.br/benjamim-t-color-ido-modelo-novo-pino-grosso-em-belo-horizonte-7339384/

 

bem pretendo usar esse T enquanto não compro uma extensão com entradas de três pinos para colocar a fonte o monitor e uma impressora de cartucho simples...ai outra pergunta posso ligar esse três na extensão e depois na tomada?

 

ajudem por favor peguei a fonte hoje e tenho que testar logo ela :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problema de usar um T, desde que o T suporte a quantidade de energia que vai ser exigida dele (por exemplo: não adianta seu PC + monitor consumirem 10A se o T não suporta correntes superiores a 8A, por exemplo). Feito isso, não vejo problema, embora eu recomende um filtro de linha com fusível (tipo esse), assim dá uma protegida a mais. Tem gente que fala que é preciso usar um clamper, mas eu não tenho opinião formada sobre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problema de usar um T, desde que o T suporte a quantidade de energia que vai ser exigida dele (por exemplo: não adianta seu PC + monitor consumirem 10A se o T não suporta correntes superiores a 8A, por exemplo). Feito isso, não vejo problema, embora eu recomende um filtro de linha com fusível (tipo esse), assim dá uma protegida a mais. Tem gente que fala que é preciso usar um clamper, mas eu não tenho opinião formada sobre.

A função de um fusível é evitar que o filtro de linha pegue fogo. Ele não agrega nenhuma proteção elétrica ao equipamento que é ligado nele.

Bem amigo já estava ciente do filtro de linha, gostaria de saber somente do T mas você ja tirou a duvida, mas uma ultima pergunta, nao tem problema de minha fonte ja possuir filtro de linha e conectar em outro filtro de linha? 

Como assim a fonte já possuir um filtro de linha? oO

 

Independente de qual for essa viagem, não existe nenhum problema em se ligar uma fonte À um filtro de linha (seja ele uma mera extensão de tomadas ou um filtro de qualidade).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

O único risco de se usar um T desses dai é a má escolha do elemento.. Tem vezes que se encontra por ai, principalmente nas lojas de 1,99, certas aberrações, verdadeiras ciladas. Componentes com rigidez mecânica duvidosa, com contatos frouxos, com pouca força mecânica sobre o plug que nele se encaixa. Fora disso até mesmo eu os uso. É inevitável às vezes, principalmente como fuga momentânea para ser resolvida depois ao se adotar maior número de tomadas:

igor30463.jpg

 

Claro, sequer imagino que vás chegar nem perto de soluções como essas maravilhosas ai do exemplo:

Adaptadoresparatomada_zpse5000e26.jpg

 

 

Esse dai é dos piores que já vi pela frente:

Adaptadorultravagabundo_zps2332c356.jpg

E para entender como ele é assim tão ruim é só se aperceber que a área de contato elétrico dele é a pior do mundo. Veja num esboço para entender:

Ana3010lisedoadaptadorultravagabundo_zps

 

Então evite desses dai de cima.

 

 

Quando um plug é submetido a uma fraca pressão, fraca força mecânica, o contato elétrico fica ruim, bem ruim. Isso significa uma maior resistência a passagem da corrente elétrica o que faz esse contato aquecer. O aquecimento dele provoca dois efeitos não desejados. Um é que a força mecânica fica menor ainda piorando a coisa, outro é que o contato elétrico piora cada vez mais e isso tudo resulta no que chamamos de avalanche térmica. Quanto mais aquece mais fica ruim o contato e mais aquece..  Resultado não raramente é algo como o visto ai. Ambos contatos, tomada ou Benjamin e plug terão de ser substituídos..

tomada-de-poder-queimada-36324564.jpg

 

Esse efeito avalanche é sempre precedido de calor, muito calor. Sentir com a mão esse calor em um plug fincado numa tomada ou em um benjamim é sempre uma boa ação preventiva. Se ele estiver qualquer pouco aquecido é sinal de início de processo de avalanche térmica, que pode, com o tempo, levar até mesmo a abrir fogo..

 

Portanto escolha a dedo seus benjamim e garanta que ele recebe o plug com bastante força..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dica boa ao se escolher um adaptador de tomadas é cuidar com a inversão do fio base. Aqui neste link o próprio @faller explica como evitar isso: http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/adaptadores-novo-padrão-para-padrão-antigo-cuidado-com-a-inversao-do-fio-fase.442698/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A função de um fusível é evitar que o filtro de linha pegue fogo. Ele não agrega nenhuma proteção elétrica ao equipamento que é ligado nele.

A minha ideia de ter um fusível no filtro não é dar proteção ao equipamento, é justamente evitar que passe mais corrente por ele do que ele suporta e, consequentemente, evitar que pegue fogo ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha ideia de ter um fusível no filtro não é dar proteção ao equipamento, é justamente evitar que passe mais corrente por ele do que ele suporta e, consequentemente, evitar que pegue fogo ;)

Compreendi. Comentei porque, da forma como você escreveu, fez parecer que um fusível é que determina se um filtro é bom ou não, o que não é verdade. Um filtro de linha apenas com fusível não agrega nenhuma proteção ao aparelho.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!