Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ja pesquisei bastante e não achei nada que me ajudasse...

Como fazer um circuito tipo daqueles de carrinho de controle..... Com pwm dependendo do comando no controle.... Tipo, se acelerar pouco, vai devagar e vice versa.

Sinais analógicos, não do tipo digital

Penso em usar aqueles módulos rx e tx 433mhz com os ht12

Teria como fazer??

Postado

Amigo, não sei se é isso que voce procura, mas tenho uma dica... Pode usar esse circuito que mencionaste com os hts 12E  e HT12D.. voce precisara de um circuito que gere uma onda triangular e um comparador de tensão que pode ser implementado com um amp op... Em uma das entradas de um amp op coloque este sinal triangular (a frequencia depende da aplicação), e na outra entrada um sinal DC. Na medida em que a amplitude deste sinal DC varia, a saida do amp op varia a largura de pulso de maneira proporcional gerando seu PWM. Esse nivel DC poderá vir de um capacitor  que sera carregado através de um resistor,,, Quando voce aperta e segura apertado o botão do controle remoto, no receptor uma das saidas ficara em nivel logico alto certo? Bem, voce pode usar esta saida para carregar  esse capacitor que ficara em paralelo com o pino de entrada do amp op (a tensão neste capacitor é o sinal DC que eu me referia para a entrada do operacional). o mesmo pode ser feito para descarregar esse capacitor com outro botão do controle. voce pode escolher o tempo de carga e descarga do capacitor simplesmente calculando um resistor de valor adequado que voce colocará em serie com o capacitor... resumindo . voce usara um botão (e segurá-lo apertado) para carregar o capacitor, e consequentemente aumentar a largura de pulso na saida do amp op, e usara outro botão para descarregar o capacitor e diminuir a largura de pulso na saida... devera ter um circuito independente para gerar a onda triangular também...e outro circuitinho simples com alguns transistores e resistores para fazer a logica de carga e descarga do capacitor...detalhe; o capacitor só carrega ou descarrega enquanto o botão ficar precionado.... se nenhum botão for precionado a saida do operacional ficara inalterada... o unico incoveniente é que a entrada do amp op exige uma pequena corrente, e essa devera vir do capacitor, o que o fara descarregar com o tempo... voce pode minimizar esse problema escolhendo um amp op com altissima impedancia de entrada...

Postado

Nossa... Realmente não havia pensado nisso...

também acho que pode dar certo... Vou tentar projetar um circuito pensando na sua ideia... Obrigado

Outra solução que havia achado seria utilizado pic, porém tenho que aprender a programa-lo... Ja tenho até as video aulas prontas do Wr kits....

valeu luisce_28... Muito obrigado...

Postado

Para que o circuito funcione o potenciômetro X1 deve ser ajustado até que a tensão nele fique com 6V (metade da tensão VCC de 12V), e o potenciômetro X2 deve ser ajustado para que a tensão nele fique em 5,3V ou próximo disso(valores calculados para a janela de histerese do comparador de tensão com realimentação positiva). O ideal é colocar uma ponta de prova do osciloscópio na saída de um dos dois amplificadores operacionais LM 324, ou na saída do lm 358, e girar o potenciômetro X2 até que o circuito comece a oscilar gerando a onda triangular... o circuito tambem gera uma onda quadrada na saida do AMP OP U1B se precisar.... eu testei esse circuito e funcionou.  post-744761-0-45099800-1441644721_thumb.

Postado

Eu não quero fazer uso de potenciômetros.... Quero algo como você havia dito... Funcionando como um acelerador..... Conforme vai acumulando carga ele vai aumentando a largura do pulso

• Membro VIP
Postado

Um circuito rc simples acumula e "desacumula" carga.

schema.PNG

Esta tensão em cima do C pode p.ex. ser usada pra modular um pwm qualquer

Mas usar um pot (preguiça de escrever potenciômetro)  com uma alavanca e mola adaptada parece ser uma boa pedida além de desafiar sua criatividade

Postado

ok, vamos la , me desculpe nao expliquei direito o circuito... esses 2 potenciometros em conjunto com os AOPS U1A e U1B fazem parte do circuito gerador de onda triangular portanto nao serão utilizados para carregar capacitores...A onda triangular é retirada da saida de U1A e vai para um buffer( o LM 358), e da saida desse buffer vai para a entrada inversora do comparador de tensão ( o AMP OP CA3140). Na entrada nao inversora do comparador de tensão esta o capacitor que eu mencionei, e que sera carregado através de R12, ou descarregado através de R8. Note que o borne de conexão J2 possui duas entradas... é nessas entradas que tu devera conectar duas das saidas do receptor do controle remoto, sendo um botão do controle para carregar, e outro para descarregar o capacitor. Os transistores e o diodo servem para fazer a logica de carga e descarga do capacitor. A saida modulada em largura de pulso é a saida do CA3140 onde estara um transistor cujo coletor contem a carga ao qual se deseja controlar a potencia..

Postado

galera  é o seguinte  o membro  ajr_almir pelo que deu pra mim entender  ele quer um circuito proporcional  a um circuito  pwm com 555 por exemplo só que ele quer que este circuito funcione a traves  de RF  

OBS: a questão é a seguinte como  enviar  estes dados e conseguir reproduzir este feito da saída 3 em um receptor

post-650643-0-67931700-1401813139.jpg
Postado

Isso circuit, procuro algo nessa ideia.... porque aquele circuito acima ta difícil kkkkk

Outra maneira seria atraves de microcontrolador.... Mas queria uma forma sem eles

Postado

Veja se ajuda.

Ele utiliza um par de PIC 12F675, dois canais são digitais (tipo liga/desliga) e dois são analógicos para você controlar um motor e um servo ou dois servos. 

Agora os códigos:

Até achei o codigo mais não consigo anexar a resposta. Se puder me enviei um email privado que te respondo.

CdH favor, é de interesse de muitos leitores, faz muito tempo que não visito a página por motivos particulares e agora gostaria de continuar como sempre dando aqui meu contributo.

Sr. Moderador poderia me ajudar por favor.

Obrigado. 

post-564920-0-26790400-1442620299_thumb.

• Curtir 1
Postado

muito  legal  pois acredito que  ficara  para futuras pesquisas  e será de  grande  valor inclusive  as dicas  das ervas medicinais rsrs a propósito  podia ter um cantinho aqui  no fórum pra isso pois nem  só de "eletrônica e modernidade etc..." vivera o homem

• 4 semanas depois...
Postado

Para que o circuito funcione o potenciômetro X1 deve ser ajustado até que a tensão nele fique com 6V (metade da tensão VCC de 12V), e o potenciômetro X2 deve ser ajustado para que a tensão nele fique em 5,3V ou próximo disso(valores calculados para a janela de histerese do comparador de tensão com realimentação positiva). O ideal é colocar uma ponta de prova do osciloscópio na saída de um dos dois amplificadores operacionais LM 324, ou na saída do lm 358, e girar o potenciômetro X2 até que o circuito comece a oscilar gerando a onda triangular... o circuito tambem gera uma onda quadrada na saida do AMP OP U1B se precisar.... eu testei esse circuito e funcionou.  attachicon.gifimagem.png

Bom dia, simulei este circuito no Proteus e não consegui fazer a onda triangular na saida U3A, alguém poderia me ajudar?

Postado

Bom dia, simulei este circuito no Proteus e não consegui fazer a onda triangular na saida U3A, alguém poderia me ajudar?

então amigo.. os circuitos osciladores nao costumam funcionar de cara nos simuladores, mas na pratica eles funcionam pois existe o ruido termico dos resistores que faz o circuito ressonante começar a oscilar, e isso geralmente não é considerado nos simuladores, pois estes trabalham direto nas condições de regime permanente...voce chegou a registrar a osiclação nas saidas dos amp ops U1A e U1B?  experimente deixar o potenciometro x1 na metade do valor e va alterando o X2  ate que o circuito comece a oscilar... voce pode tentar outros simuladores como o multisim

Postado

então amigo.. os circuitos osciladores nao costumam funcionar de cara nos simuladores, mas na pratica eles funcionam pois existe o ruido termico dos resistores que faz o circuito ressonante começar a oscilar, e isso geralmente não é considerado nos simuladores, pois estes trabalham direto nas condições de regime permanente...voce chegou a registrar a osiclação nas saidas dos amp ops U1A e U1B?  experimente deixar o potenciometro x1 na metade do valor e va alterando o X2  ate que o circuito comece a oscilar... voce pode tentar outros simuladores como o multisim

Não cheguei a registrar as oscilações, como faço isso? Deixei o primeiro em 50% e o segundo fui aumentando, e deu certo em 60%, porém, quando paro de simular e retorno, ele dá erro e não funciona mais. Segue uma foto do circuito no proteus.

post-784328-0-45972400-1444828283_thumb.

Postado

registrar as oscilações = conectar o osciloscopio virtual do proteus nas saidas de U1A e U1B e observar as formas de onda. Sem o osciloscopio nao tem como saber se o circuito esta oscilando.... atente para o capacitor C2 no seu esquema que esta conectado de forma incorreta... o negativo dele(parte listrada) vai no ground e o positivo no pino de entrada do AMP OP.. o seu resistor R7 tambem vai no positivo do capacitor...os capacitores sao colocados em uF (faraday), e voce colocou em uC.... pode fazer na pratica que funciona.. é só ir ajustando o potenciometro 2 ate que o circuito oscile... coloque um led em serie com um resistor de 1k no coletor do transistor q1 do seu esquema para ver seu brilho alterar enquanto pressiona os botões, ou um motor DC de pequeno porte(desses de carrinho de brinquedo) para ver sua velocidade alterar... como eu disse nem sempre os circuitos osciladores funcionam bem nesses simuladores

Postado

Valeu Luisce_28, eu não tenho condições de comprar os equipamentos antes de simular o projeto por inteiro hahah, mas estou conseguindo uma onda triangular no proteus (quando o proteus quer), obrigado pela ajuda. Agora preciso apenas dar um jeito de controlar os botões por meio de radiofrequência (transistores RF).

Postado

Bom o esquema do controle é simples, basta voce comprar os modulos tansmissor e receptor 433MHz (muito faceis de encontrar na internet), e precisara de um CI encoder e um decoder ( HT12E e HT12D) que tambem são facilmente encontrados.... deixo aqui o esquema de ligação para o controle remoto... basta que no lugar dos botões voce ligue as saidas (duas) do receptor do controle remoto ... esse controle possui 4 botões( 4 canais), e cada vez que um botao do controle é precionado uma das 4 saidas do decodificador HT12D (saidas D0 a D3) fica em nivel logico alto (5V)...

post-744761-0-58570300-1444844351.png

post-744761-0-78768300-1444844355.png

• 4 anos depois...
Postado
Em 10/09/2015 às 09:29, Isadora Ferraz disse:

Um circuito rc simples acumula e "desacumula" carga.

schema.PNG

Esta tensão em cima do C pode p.ex. ser usada pra modular um pwm qualquer

Mas usar um pot (preguiça de escrever potenciômetro)  com uma alavanca e mola adaptada parece ser uma boa pedida além de desafiar sua criatividade

2020 e até hoje não consegui baixar esse schema.png kkkkkkk manda aí, pfvr

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Mateus Lustosa Martins disse:

2020 e até hoje não consegui baixar esse schema.png

Provavelmente foi removido pelo hospedeiro. Fale mais sobre tua inquietação.

E qual parte do este tópico está parado há muito tempo' você não entendeu?

• Haha 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Provavelmente foi removido pelo hospedeiro. Fale mais sobre tua inquietação.

E qual parte do este tópico está parado há muito tempo' você não entendeu?

Eu estou tentando fazer um carrinho rc, comprei um módulo L9110S e sei que esses módulos precisam de PWM pra funcionarem. Tentei seguir um vídeo de um indiano no YouTube que ensina a fazer o circuito todo com o HT12D e HT12E e o driver módulo ponte h, mas não consigo fazer o motor funcionar. Vou tentar implementar as ideias desse tópico amanhã, e ver se tenho mais sucesso sem o tal driver de ponte H. valeu

Postado

@Mateus Lustosa Martins PWM com HT12E/D até deve funcionar, mas não é grande coisa e se torna meio crítico pra fazer funcionar. Não vi o seu esquema, mas creio que além desses dois CIs deve ter outros pra formar o PWM. Se achar que deve, poste o esquema ou o tal vídeo do indiano pra gente ver como é.

Mas penso eu que deve preferir algo mais moderno como micro controladores, seja PIC, ATmega ou qualquer outro.

Na internet já tem os códigos prontos pra eles caso não saiba programar.

Um bom exemplo são esses com PIC12F675 que postaram acima, que inclusive eu já montei. Funciona bem e é bem simples.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Renato.88 disse:

@Mateus Lustosa Martins PWM com HT12E/D até deve funcionar, mas não é grande coisa e se torna meio crítico pra fazer funcionar. Não vi o seu esquema, mas creio que além desses dois CIs deve ter outros pra formar o PWM. Se achar que deve, poste o esquema ou o tal vídeo do indiano pra gente ver como é.

Mas penso eu que deve preferir algo mais moderno como micro controladores, seja PIC, ATmega ou qualquer outro.

Na internet já tem os códigos prontos pra eles caso não saiba programar.

Um bom exemplo são esses com PIC12F675 que postaram acima, que inclusive eu já montei. Funciona bem e é bem simples.

No vídeo que ele faz funciona, mas como não dá pra confiar em tudo na internet...(os links abaixo)

parte 1

parte 2

(ele disponibiliza o diagrama dos circuitos na descrição do vídeo)

Nas fotos abaixo tem o esquemático do controle e da placa do carrinho que fiz no Proteus. As PCI's que fiz foram baseadas nesses esquemáticos. Na parte da placa do carrinho, cada saída do HT12D (FRENTE/TRÁS/ESQUERDA/DIREITA) será ligada a uma entrada do L9110s (ele é um modulo driver diferente do que o indiano usa no vídeo, mas com a mesma aplicação, vou por uma foto dele no final do comentário).

O meu esquemático está quase idêntico ao dele, mudei apenas valores de resistência e capacitância. Eu até pensei em usar Micros, mas não tenho Arduíno, teria que comprar. O mais barato aqui em Fortaleza custa R$ 60,00, não tô a fim de gastar tanto pra fazer um carrinho rc (mais do que já gastei com componentes rsrsrs). Mas, sim, seria uma boa usar microcontroladores pela qualidade e custo beneficio (talvez num projeto futuro). Como é um projeto de hobby para dar aos meus sobrinhos, vou tentar quebrar a cabeça mais um pouco com os componentes que tenho. 

PS: Ainda não implementei os circuitos PWM que vi aqui, no lugar do driver L9110s.

O circuito do controle do carrinho rc

image.png.f3cbb5b203b669e9d75b513aa08606c4.png

O circuito da placa do carrinho rc

image.png.917f3af2172bc05fddc03e5d3ec5d4a1.png

E esse é modulo driver ponte H L9110s que tenho

image.thumb.png.8c214fb9cbb69714e38045f48468a5b4.png

Postado

@Mateus Lustosa Martins pelo que eu entendi, e você também já entendeu o circuito do indiano não tem pwm. 

É apenas um circuito simples de 4 canais para controle simples do motor e do servo de direção sem regulagem de velocidade. 

Nesse caso funciona sim, eu já fiz com outros cis dessa linha, se não me engano usei o HT6026 e mais um outro que eu não lembro. 

Pra facilitar tenta fazer funcionar o transmissor e receptor primeiro, coloca leds na saída do HT12D e veja se acende ao apertar o controle. 

Estando tudo certo, comece a fazer os testes com o driver. Já que as vezes complica, pois os motores causam interferências que atrapalham o funcionamento dos circuitos de RF. 

Siga o conselho do indiano, e faça alimentação separada pra não ter problemas. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!