Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
fernandokolbe

Impossível desfazer overclock ASUS Ai Suite II (FX 8120 + M5A97 R2.0 + AI Suite II + Windows 10)

Recommended Posts

Então, é o seguinte. Li coisas boas sobre o ASUS Ai Suite II e resolvi tentar fazer um overclock do meu FX 8120 3.1GHz pra 3.8GHz ​, usando a mobo M5A97 R2.0, usando o Auto Tunning.

Meu sistema operacional é o Windows 10.

Mas o sistema ficou muito instável e resolvi tentar reverter.

Não achei uma opção pra reverter no Ai Suite, "Load OS defaults" não adiantou.

Tentei fazer uma desinstalação do Ai Suite usando o Cleaner depois em safe mode, também não adiantou.​

Tentei recarregar as configurações default da BIOS.Assim que o Windows inicia e eu reiniciava o PC, ia olhar no CPU-z e voltava pra 3.8GHz.​​​ Pra ter certeza de que não era erro do CPU-z, reiniciei o PC e entrei na BIOS e estava lá: 3.8GHz na BIOS.

Tentei resetar a BIOStirando a bateria por 30 segundos. A mesma coisa. No primeiro boot, mostrava 3.1GHz, e depois de carregar o Windows pela primeira vez e eu reiniciava o PC voltava a aparecer na BIOS: 3.8GHz.

Tentei formatar o HD e reinstalar o Windows, a mesma coisa.

Baixei a versão mais recente da BIOS e usei o EZ Flash pra instalar, a mesma coisa.

Não sei mais o que tentar.

Alguém tem uma luz sobre o que posso fazer? :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Force o retorno ao padrão através do AMD Overdrive.

Esse problema ocorre porque o Windows 10 é incompatível com a AI Suite II da Asus. 

A Asus está demorando de atualizar esse pacote de programas (Asus EPU, TurboV, Fan Xpert,...) para seus usuários. Ajudem a cobrar dela nas reclamações!

Compartilhar este post

Link para o post

eu estou com um problema semelhante ao do fernandokolbe e gostaria de saber como posso desfazer o overclock permanentemente pelo AMD Overdrive. Sempre que inicio o computador preciso abrir o programa e desmarcar a opão "ativar turbo core" em "controle de turbo core". Gostaria de saber se é possível desfazer este overclock de modo a nao ter que repetir o processo toda vez que inicio o sistema. obrigado desde ja

Compartilhar este post

Link para o post

Se o problema for crônico, desinstale a suite, reinicie, entre na bios e set para default. Se não souber, desligue o PC e retire a bateria da placa mãe por aproximadamente 2 minutos. Ao desinstalar a suite, dificilmente ela conseguirá ser instalada novamente, mas como só serve para overclock, não há problema. A Asus está cagando para as placas de baixo custo. Tive uma melhora no Windows 10 após procurar e encontrar na AMD a atualização do drive para o chipset.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais