Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ricadobh

RESOLVIDO Problema no som de DELL XPS 14 L421X

Recommended Posts

Boa noite amigos!

Estou com um notebook Dell XPS 14 L421x de um cliente, irei explicar o caso desde o inicio para que entendam exatamente o que está acontecendo.

ele me chamou pois a tela apresentava alguns traços diferentes além de querer também formatar a máquina, eu aceitei o serviço e ao abrir o notebook eu desliguei todos os cabos possiveis, inclusive da bateria, e dei um "banho" de spray Limpa Contato e Alcool Isopropilíco, reconectei os cabos e liguei o computador novamente, tudo funcionou perfeitamente.

Pois bem, eu coloquei a midia do Windows e formatei o computador, mas algo estava estranho, pois ele possuia 2 hd's, um normal, de 500gb e um SSD de 32gb que é mini PCI-e, ligado a uma placa à direita da placa mãe, uma placa "independente", ligada à placa mãe por um cabo flat, eu reparei que a pecinha de plástico que segura este cabo flat à placa mãe estava quebrado, retirei a peça e dei umm jeito, com silver tape, de prender este cabo para dar contato e funcionar, e funcionou, fiz toda a instalação do windows 8.1 (posteriormente atualizei para Windows 10), e dos programas necessários.

Entreguei o computador para o cliente e no mesmo dia ele me ligou dizendo que o som não estava funcionando. Pensando ser um problem simples de driver fiz um acesso remoto e tentei instalar diferentes drivers de som, mas não obtive êxito. Recolhi a máquina novamente e após analisar o computador descobri que as caixas de som e os plugs de fone de ouvido são ligados à mesma placa do SSD, que deu problema anteriormente, e que o problema se dava ainda por falta de contato do cabo flat na placa mãe. Ao fim de vários e vários testes coloquei um pedacinho de papel couchê 180g para fazer pressão entre o cabo e a placa mãe, e funcionou! O som funcionou em todos os testes que fiz, incluvive um de choacoalhamento, que faço para ver se o cabo irá se soltar ou não, caso ele esteja correndo com o notebook na mochila, por exemplo. Enfim! Ele funcionou em todos os testes e devolvi a máquina ao cliente. No dia seguinte ele me ligou dizendo que o som não estava funcionando novamente, mas que o fone de ouvido estava e passou a funcionar após instalar algum driver qualquer que ele havia encontrado na internet.

É importante também dizer que o ícone de audio, na primeira vez que peguei a máquina de volta, aparecia um X, como se estivesse mudo, e era dito que não havia dispositivo de audio conectado, mas esta situação mudou após eu mexer no cabo flat. Agora ele aprece que o dispositivo está conectado, mas não sai som algum, apenas dos fones de ouvido. E mesmo com as caixas de som desconectadas ele aparece que está normal.

Estou com a máquina em mãos e minha pergunta então é a seguinte:

Qual o verdadeiro problema neste notebook? É de fato o cabo que não está fazendo contato com a plac amãe e por isso ocorre isso? É algum defeito do driver de audio (tendo em vista que baixei o driver da própria Dell e atualizei para a versão mais nova com o Driver Booster, isso após formatar o computador novamente, desta vez uma instalação limpa do Windows 10).

O problema é o cabo flat? tirei umas todos de como estão seus conectores e não parecem estar bons.

Bom, aguardo a resposta de alguém, pois preciso resolver este problema com urgência.

Muito obrigado, segue algumas fotos abaixo.

TVL3IeD.jpg

7EO7fHu.jpg

DVZyedn.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para ter uma real certeza que é o "ditocujo", instale o win 7 pois o win 10 tem apresentado muitos bugs em drivers de áudio e vídeo. Assim que fizer isso poste o que aconteceu. Uma duvida levantada... os encaches de cabo flats tem uma trava que aperta o flat para não haver problemas de mal contato, será que não quebrou essa trava?

ID2282.jpg

13453-MLB20077063611_042014-O.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Para ter uma real certeza que é o "ditocujo", instale o win 7 pois o win 10 tem apresentado muitos bugs em drivers de áudio e vídeo. Assim que fizer isso poste o que aconteceu. Uma duvida levantada... os encaches de cabo flats tem uma trava que aperta o flat para não haver problemas de mal contato, será que não quebrou essa trava?

ID2282.jpg

13453-MLB20077063611_042014-O.jpg

Amigo, sim, essa trava quebrou. No caso, a trava é aquelas que levanta e abaixa, eu não sei o nome correto disso, não aquela que empurra... Antes do Win10 ele estava com Win 8.0 e depois 8.1, que é o sistema o qual veio com ele, e em ambos o som estava da mesma forma. Acha que mesmo assim eu deveria instalar o Win7?

Um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais