Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relação da tensão/corrente com o choque no corpo humano.


Posts recomendados

Gostaria que alguém explicasse melhor para mim. Por que as vezes eu vejo alguns circuitos onde se tem mais de 1000V dai eu penso "nossa se um choque de tomada já pode matar, esse dai eu morro na hora" mas o montador diz que o choque é inofensivo porque a corrente é muito baixa.

Alguém pode esclarecer para mim o que determina se o choque é fatal.

o que acontece se eu tiver uma corrente muito alta mas uma tensão baixa e vice-versa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EFEITOS DA CORRENTE NO ORGANISMO HUMANO

 

100 µA a 1 mA - limiar da sensação

 

1 mA a 5 mA - formigamento

 

5 mA a 10 mA - sensação desagradável

 

10 mA a 20 mA - pânico, sensação muito desagradável

 

20 mA a 30 mA - paralisia muscular

 

30 mA a 50 mA - a respiração é afetada

 

50 mA a 100 mA - dificuldade extrema em respirar, ocorre a fibrilação ventricular

 

100 mA a 200 mA - morte

 

200 mA - queimaduras severas

 

 

 

Obs: 1 µA (um microampère = 1 milionésimo de ampère)

 

1 mA (um miliampère = 1 milésimo de ampère)


Para iniciar uma corrente que percorra o nosso corpo é preciso uma tensão maior do que uns 80 Volts para vencer as camadas isolantes da pele e necrosá-las, atingindo-se então as camadas mais internas que são mais condutoras. Se usar um multiteste sua pele tem uma resistência de aproximadamente 2,2 Mohm e com isso, oferece uma proteção a baixa tensões, mas depende das condições pois se estiver molhado a resistência cai e se por exemplo colocar uma bateria de 9v na linguá, vai formigar. Cerca de 10 miliamperes pode matar, mas acima de 6 miliamper ja te deixa inconsciente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Schumacher,

Veja o que o Lauro te falou acima. Vou complementar :

O que mata é a corrente que circula através do corpo, mas principalmente depende também de qual é o trajeto dela !

Existem geradores de alta tensão, tipo 30 mil volts, mas cuja corrente não chega a 1 miliampére. Então, voce toma um belo tranco, mas é só o que acontece.

E se por exemplo por algum motivo voce tomar um choque alto entre a sua coxa e o seu pé, mesmo se passarem 100 mA voce não vai sofre nada mais sério que uma pequena necrose em alguns tecidos no caminho.

Mas se por exemplo tomar um choque que passe de uma mão para outra, no caminho está o seu coração, e nesse caso mesmo 1 mA pode te matar, dependendo do instante coincidir com algumas forças elétricas que existem em seu coração, podendo fazer com que cesse o batimento. E muita gente convive com pequenos problemas elétricos no coração e nunca souberam disto...

A situação fica bem ruim se voce está molhado, pois nesse caso a resistência da pele baixa violentamente, e até um choque de 24 volts entre uma mão e outra pode matar uma pessoa.

Resumindo, existe bastante a questão sorte, depende de muitas coisas para uma pessoa morrer com um choque. Existem pessoas que já sofreram até queda de raio e continuam aqui conosco ! Uma delas já tomou 5 raios, hoje tem um monte de problemas causados pelos raios, mas ainda está viva !

E tem pessoas que morreram idiotamente ligando um ventilador logo depois que saíram do banho, descalças ....

Bom, existe um ditado que diz que não se brinca com a sorte, não é ?

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correntes acima de 5ma devem passar longe do coração ou do celebro para não sofra danos. a corrente sempre vai caminhar para um neutro ou um aterramento ou chão, e por isso caminha em geral em linha reta. Exemplo, se tiver segurando fase e neutro com a mesma mão, tu queima sua mão, se segurar fase com uma mão e neutro com outra, a corrente correrá em linha reta, passara pelos seus braços, pulmão e coração e como são movidos a contração muscular, vão ter uma parada cardíaca ou pulmonar dependendo da corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A corrente depende da tensão e da resistência do circuito, que no caso seria o corpo humano.

I = V/R , onde I seria a corrente, V a tensão e R a resistência do corpo humano.

A resistência do corpo humano varia de pessoa para pessoa e depende de outros fatores, como de estar seco ou molhado, local e área de contato, da pressão exercida, do tamanho da pessoa, etc..

Valores típicos: de 1500 a 3000 ohms (homem adulto com as mãos levemente suadas).

Por exemplo: uma tensão de 127 Volts e um corpo humano com resistência de 2200 ohms. A pessoa toca em um fio com a mão e a descarga acontece para o solo (imaginando a pessoa descalça).

A corrente seria de 127/2200 = 0,058 ou 58 miliamperes.

No caso dessa pessoa ficar "agarrada" e não conseguir se soltar imediatamente (ou a energia ser desligada), já seria mais do que suficiente para causar uma parada cardio-respiratória em segundos.

Se o choque for interrompido em segundos e houver alguém com conhecimento para reanimar a pessoa assim que for retirada, ela poderá ser salva, possivelmente sem sequelas, desde que não sofra de problemas prévios de saúde (cardíacos, hipertensão, epilepsia, etc.).

Mas se nada for feito, a pessoa poderá até morrer depois desse contato de alguns segundos.

Quando a pessoa fica mais tempo exposta, pode ocorrer hipertermia (aumento da temperatura corporal), aumentando a probabilidade de danos mais graves aos órgãos internos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!