Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte variável a partir de fonte de pc


Posts recomendados

Boa noite pessoal! Estou aqui desenvolvendo uma fonte variável para minha bancada, li e re-li alguns tópicos e principalmente as do mestre faller, mas tenho algumas dúvidas aqui ainda. Vou utilizar uma fonte de pc com fonte de tensão para o regulador lm338 e quero na saida 24V. Se eu pegar os 12V+ da fonte e usar como terra (referência) os -12V da fonte consigo 24V, correto? E se sim qual a corrente máxima? e Por que? Na fonte diz que na linha 12V é de 6A e na linha -12V é de 0.5A. Essa corrente se soma? Ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a diferença entre os potenciais de 12V e de -12V seria igual a 12 - (-12) = 24V. A intensidade de corrente máxima que poderia circular em um circuito alimentado por essa diferença seria 500mA, pois estando os potenciais (fontes de tensão) em série nenhum dos limites de corrente poderiam ser ultrapassados.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se desejares fazer uma fonte cuja tensão seja ajustável, com valores acima dos 12 Volts, derivada de fontes de PC, terias de somar duas saídas de 12 Volts de duas diferentes fontes de PC sem que os seus terras (gabinetes das fontes) se encostem..

Ai terias 24 Volts de alimentação ao regulador e conseguirias algo como ajuste de 1,2 a 21 Volts na saída do regulador..

Alternativamente podes adotar uma base de tensão como essa dai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699452629-fonte-chaveada-industrial-saida-100w-24v-45a-_JM

Fica mais profissional sua fonte de 1,2 a 21 Volts..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

 

 

 

Não estou certo disso, mas você pareceu querer informar que reguladores comerciais típicos não funcionam com diferenças de potencial, apenas com potenciais individuais. Fiz um teste no Proteus com o regulador 7818 e aparentemente não houve problemas com uma entrada de 24V proveniente do par 12V e -12V F5Rua4D.gif:

 

 

 

3NRGt7z.png

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro colega @rjjj (espero ter ajudado). Não quis dizer isso não.

Somente deduzi que quem coloca um regulador LM338 definitivamente não quer ter uma fonte ajustável com meio Ampere disponível na saída..

Desse modo somar o +12 com alta corrente com o menos 12 em uma fonte, limitando a corrente de saída em meio Ampere definitivamente não é a solução que o demandante busca..

Desse modo parti logo para apresentar ao mesmo uma ou duas soluções viáveis.

- Uma foi somando duas fontes distintas de 12 Volts, que nada mais é do que exatamente uma soma de potenciais, igual a somar +12 com a fonte de -12, injustificando na totalidade aquilo que você citou como parecer eu ter dito..

- Outra, mais limpa, mais simpática, foi adotar uma dessas fontes industriais, já com 24 Volts..

 

Nem precisava te dar ao trabalho de testar no Proteus, bastava analisar com um mínimo de bom senso e atenção, o que escrevi...  Não é que não funciona a solução do demandante.. É que não resolve por ficar limitada em meio Ampere..  Ninguém propõe usar um LM338 para usufruir de somente 500 mA. Não é lógico..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal! Muito obrigado pelas respostas e praticamente aulas dadas aqui. Foi tirada todas as minhas dúvidas e realmente uma fonte com somente 500mA pra mim não resolveria, até tenho duas fontes de pc aqui mas acho que a montagem ficaria muito grande. Tenho um trafo de nobreak onde ele tem várias saídas com diferentes tensões, porém a máxima é de 18V, não posso ligar elas em série também né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!