Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, sou novo no Fórum mas pelo visto sei que estão cansados de tópicos sobre PIC + RF, mesmo assim faço esse apelo.

Gostaria de fazer uma automação básica pela RF, simplesmente acionar uma chave e fazer bater um Relê para 220V

Tenho um bom conhecimento (o necessário) em eletricidade mas na área de programação ainda estou engatinhando.

Sei trabalhar com o proteus mas a linguagem C para Rádio Frequência me mete medo.

Desde já agradeço a luz no fim do túnel

Abraços

Postado

@EletricalMan,

Pesquise aqui neste Fórum, existem muitos posts sobre esse assunto, com programas e tudo. É um bom ponto de partida.

Mas não existe C para rádio frequência.... é apenas C !

Usar esses módulos simples de comunicação é bem fácil, é quase um simples link serial de baixa velocidade. 

Hoje em dia ou voce aprende C e se vira com os Pics, ou você parte para os Arduínos da vida e aprende a linguagem dele, que é quase idêntica ao C .

A vantagem disso é que voce acha milhares e milhares de projetos prontos, tanto o hardware como o software, e sempre vai rodar, independente do famoso problema  do compilador C que voce aprende a usar....

Se puder, para ter um auto-aprendizado muito mais eficiente e não ficar dependendo de alguém ficar te ajudando todo momento, use um Arduíno Uno.  Vai ver que é muito mais simples de se aprender do zero, e com muito, mas muito mesmo, mais suporte disponível em milhares de sites pela Internet.

Paulo

• Membro VIP
Postado

Segundo a experiência de vocês, pressuposto o conhecimento, qual seria a montagem mais barata?

Eu estava pensando em ATTiny85 com módulo receptor RF 433 MHz no destino. Mas agora fico a imaginar se já não existe módulo RF completo, já com relé, baseado em microcontrolador que possa ser programado.

Postado

@alexandre.mbm...

voce já sabe a minha opinião desde o outro tópico ...

ESP8266 + 2N7000 + RELÉ , e de outro lado um ESP8266, um botão e mais nada ! Esqueçe isso de Pic, Attiny, Atmega, não precisa de nada disso !

Paulo

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!