Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre corrente de saída em Fonte de Alimentação


brunoous

Posts recomendados

Boa tarde,

 

estou desenvolvendo meu primeiro projeto de eletrônica analógica, uma fonte de alimentação regulada por LM317T, ao medir a corrente de saída na simulação deu 330mA. O professor disse que o projeto da fonte é de 1A.

A fonte consiste em um transformador abaixador de saída 12V 2A, um retificador de onda completa com filtro capacitivo e circuito regulador com o LM317T.

 

Como faço para certificar que meu circuito para no máximo 1A. Se estiver falando alguma besteira me corrigam.

 

Desde já agradeço,

 

Bruno Henrique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se nunca ouviu, ouça agora.. na prática a teoria é outra (frase 100% original).

Veja no seu simulador se as características elétricas do seu trafo estão a contento. você deve poder colocar osciloscópio também. Veja se o ripple não está alto na entrada do regulador

Na tela não precisa mas na montagem você deve colocar um dissipador. Na prática a teoria é ... memória fraca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@brunoous, Mesclei os dois tópicos que você criou em setores diferentes sobre o mesmo assunto e o movi para o setor correto, a onde você vai receber ajuda mais rapidamente.

 

Duas perguntas: A fonte tem que ser limitada em 1A? ou tem que ter no minimo 1A?

 

 

Olá. Peça para algum moderador mover sua postagem para a cessão de eletrônica 

do fórum. 

 

Mais desde já, abra um novo tópico, na cessão citada. 

O que for respondido primeiro, a sua dúvida, o outro 

vai ser apagado.

@alissomrex, É só denunciar que a gente move o tópico para o setor correto. A criação de dois tópicos só dificulta para a gente, pois temos que mover, mesclar e editar/apagar algumas mensagens para o tópico ficar com sentido.

 

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brunoous, Mesclei os dois tópicos que você criou em setores diferentes sobre o mesmo assunto e o movi para o setor correto, a onde você vai receber ajuda mais rapidamente.

 

Duas perguntas: A fonte tem que ser limitada em 1A? ou tem que ter no minimo 1A?

 

 

@alissomrex, É só denunciar que a gente move o tópico para o setor correto. A criação de dois tópicos só dificulta para a gente, pois temos que mover, mesclar e editar/apagar algumas mensagens para o tópico ficar com sentido.

 

 

Abraços.

olá meu caro, tudo bem? 

Denunciei sobre o setor errado, não apareceu em seu setor de gerenciamento? 

Com o novo tópico feito no setor certo, este que devia ser apagado. 

Sei que a desorganização do fórum atrapalha nas buscas do Google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brunoous, Mesclei os dois tópicos que você criou em setores diferentes sobre o mesmo assunto e o movi para o setor correto, a onde você vai receber ajuda mais rapidamente.

 

Duas perguntas: A fonte tem que ser limitada em 1A? ou tem que ter no minimo 1A?

 

 

@alissomrex, É só denunciar que a gente move o tópico para o setor correto. A criação de dois tópicos só dificulta para a gente, pois temos que mover, mesclar e editar/apagar algumas mensagens para o tópico ficar com sentido.

 

 

Abraços.

 

 

Obrigado Jonny, como sou  novo no forum fiquei meio perdido. Peço desculpas e muito obrigado.

Mas você não vai conseguir que saía 15 v, em um circuito simples, sendo que o transformador fornece 12 v para o CI.

 

 

Você tem o esquema desse circuito, que posso postar aqui?

 

@Interside fizemos os testes em laboratório e a fonte chegou em 13.8, resolvemos modificar o projeto e usar as tensões de sáida 5V, 10V e 12V. A questão da corrente, meu professor disse que o circuito só fornecerá a corrente de acordo a carga, desta maneira não devo me preocupar com a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado Jonny, como sou  novo no forum fiquei meio perdido. Peço desculpas e muito obrigado.

 

@Interside fizemos os testes em laboratório e a fonte chegou em 13.8, resolvemos modificar o projeto e usar as tensões de sáida 5V, 10V e 12V. A questão da corrente, meu professor disse que o circuito só fornecerá a corrente de acordo a carga, desta maneira não devo me preocupar com a mesma.

 

Tem coragem de perguntar se babe o que fala ????

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chico, você está se sentindo bem meu amigo?


Vou tentar (tentar) traduzir o que se passou na mente do seu professor. Não precisa se preocupar pois a corrente vai variar mesmo de acordo com a carga. Mas a tensão deve permanecer a mesma. Seria algo +- assim?

Há de se haver sim uma preocupação com a corrente limite do sistema. Por sorte (acho que) o lm317 cuida disso. De uma olhadinha no data sheet dele. Custa pouco...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chico, você está se sentindo bem meu amigo?

Vou tentar (tentar) traduzir o que se passou na mente do seu professor. Não precisa se preocupar pois a corrente vai variar mesmo de acordo com a carga. Mas a tensão deve permanecer a mesma. Seria algo +- assim?

Há de se haver sim uma preocupação com a corrente limite do sistema. Por sorte (acho que) o lm317 cuida disso. De uma olhadinha no data sheet dele. Custa pouco...

Sei lá!

Certas perguntas merecem a respostas a sua altura!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_xyko_

 

Eu também entendí o mesmo que voce, meu amigo, na minha primeira leitura !  Mas a Isadora tem razão, a gente não sabe o contexto da aula, nem o que que se passou na cabeça do professor naquele momento. E a maneira como uma coisa é escrita, ainda mais vindo de quem está no início da aprendizagem, pode levar a várias interpretações diferentes. Este caso foi um exemplo perfeito disto !

 

A gente acaba se acostumando com fontes de alta corrente, acabamos nos preocupando com um monte de detalhes técnicos para ver se conseguimos 20, 30A, e se as proteções que implementamos são mesmo eficientes, e etc, etc, ...... e esquecemos que é um simples projeto com LM317, que tem proteção de tudo, até contra políticos kkkkk ......

 

Essa é a maravilha das fontes lineares de baixa corrente !  Pouquíssima preocupação com detalhes, basta um dissipador de calor enorme e pronto, tudo se resolve !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_xyko_,

Os que eu montei com um belo dissipador de calor sempre funcionaram, mesmo em curto-circuito. Mas também sou exagerado.... uso aqueles dissipadores grandes, com aletas.... 10w de calor é fichinha kkkk !

Paulo

E nao dizem também que eles tem protecao de temperatura? Se tem porque exagerar em dissipador?

Do modo que voce disse, pareceu que com dissipador exagerado (nao esquentando), nunca vão queimar... então se esquentar eles queimam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

 

Não posso te dizer, pois nunca queimei nenhum deles .... nem os 7812 !

 

Ví muita gente reclamar que queimam. O que faço é o que te falei, um belo dum dissipador, com pasta térmica e tudo. Pode ser coincidência, mas acho que já montei mais de uns 50 deles em circuitos, e nunca me deram nenhum problema.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!