Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou atras de uma maneira de usar um power led como estrobo ritmico para músicas.

Uma maneira que eu achei foi usar um transistor, e no coletor colocar o led devidamente alimentado e o sinal da caixa de som na base, mas assim o led quase não pisca, fica bem fraco, mesmo usando um tip122, com um ganho relativamente alto.

Pensei então em usar um amplificador operacional e um transistor de maior potência para conseguir altas potências de sinal de som. Mas aí vem a dúvida:
como eu faço um circuito desses? Não entendo quase nada de amplificador operacional.

OBS: o power led que eu quero usar é um de 11V, com 10W, ou vários de 3W em 3.6V.

• Coordenador
Postado

Você tem que escolher uma faixa de frequência ou um nível de volume que o Led vai seguir...

Se você "mandar" o sinal de áudio puro na base do transistor, o led ficará só cintilando...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

É isso. Para o efeito strobo deves escolher frequencia bem baixa ou uma tensão de pico que seria algo como o ritmo da música. Um simples comparador pode dar um resultado interessante. Talvez fosse interessante aplicar o sinal de pico (invertido) numa entrada dum 555 monestável pro led ficar um pouco mais aceso...Se pode complicar, pra quê facilitar?

Google imagens circuito de leds ritmicos  ou vu com leds e se inspire. Acople seu power led no led de pico

• Curtir 1
Postado

Você tem que escolher uma faixa de frequência ou um nível de volume que o Led vai seguir...

Se você "mandar" o sinal de áudio puro na base do transistor, o led ficará só cintilando...

Ok.

Vamos dizer então que eu queira que o power led acenda perto de 120Hz.

Como faço esse corte de frequencia? E quanto ao amplificador de corrente e tensão para suportar o led?

• Coordenador
Postado

Para dá um corte bem grande nas frequências altas coloque um resistor em série entre os circuitos e aterre o sinal com um capacitor...

A figura abaixo ilustra isso.

post-442138-0-59324100-1445039090.png

Se a entrada do sinal sonoro for a saída de uma potência, acredito que terá que colocar um potenciômetro na entrada.

A saída do sinal sonoro terá que passar primeiro por um transistor ou CI, que fará o driver desses Leds seu, acionarem.

Postado

Para dá um corte bem grande nas frequências altas coloque um resistor em série entre os circuitos e aterre o sinal com um capacitor...

A figura abaixo ilustra isso.

attachicon.gifCorta alta frequencia.png

Se a entrada do sinal sonoro for a saída de uma potência, acredito que terá que colocar um potenciômetro na entrada.

A saída do sinal sonoro terá que passar primeiro por um transistor ou CI, que fará o driver desses Leds seu, acionarem.

Esse circuito irá cortar as frequencias e só irá permitir os 120Hz, acredito eu.

Mas e a parte de amplificação do sinal? Como consigo?

• Coordenador
Postado

O circuito deixará passar só as baixas frequências, não digo que o corte esta exatamente em 120Hz! Mesmo porque se essa frequência passar para o estágio seguinte, você não verá o LED piscando! (só cintilando).

Para o estágio seguinte, a Isadora já deu a dica, tem muitos circuitos na net que faz isso...

Separei um bem simples abaixo para você testar se vai funcionar como você pretende.

http://www.te1.com.br/2013/02/leds-ritmicos/

Lembrando que seus LEDs são fortes, você precisará de transistores com alta capacidade de fornecer corrente... 

Postado

O circuito deixará passar só as baixas frequências, não digo que o corte esta exatamente em 120Hz! Mesmo porque se essa frequência passar para o estágio seguinte, você não verá o LED piscando! (só cintilando).

Para o estágio seguinte, a Isadora já deu a dica, tem muitos circuitos na net que faz isso...

Separei um bem simples abaixo para você testar se vai funcionar como você pretende.

http://www.te1.com.br/2013/02/leds-ritmicos/

Lembrando que seus LEDs são fortes, você precisará de transistores com alta capacidade de fornecer corrente... 

Então quando o som estiver em baixa frequência, como nas batidas, o led irá acender mais?

Uma placa de som de um notebook simples é o bastante pra conseguir polarizar o transistor?

• Coordenador
Postado

Então quando o som estiver em baixa frequência, como nas batidas, o led irá acender mais?

Sim, e com os sons agudos ele não deve acender...

Uma placa de som de um notebook simples é o bastante pra conseguir polarizar o transistor?

Tem que fazer testes, eu não sei qual o nível de tensão de saída de um notebook...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!