Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta Térmica. Qual usar?


Ir à solução Resolvido por matheusxfx,

Posts recomendados

Olá pessoal recentemente surgiu a necessidade de trocar a pasta termica do meu processador. Até então usava a pasta de fabrica, usei ela por uns 3 anos e cheguei a conclusão que ta na hora de trocar. 

Pesquisando na net encontrei essas 3 pastas:

 

Arctic Cooling MX-4

http://www.kabum.com.br/produto/29732/pasta-termica-arctic-cooling-mx-4-4g-oraco-mx40001-bl-

 

Arctic Silver 5

http://www.kabum.com.br/produto/27564/pasta-termica-arctic-silver-5-35g-asa535rt

 

CoolerMaster Extreme Fusion X1 

http://www.kabum.com.br/produto/64542/pasta-termica-coolermaster-extreme-fusion-x1-rg-efx1-tg15-r1

 

Sobre as duas primeiras ouvi falar muito bem. Apesar de ter visto pessoas nao recomendando a arctic silver 5 por causa do riso de curto circuito. Confere isso?

Já estava quase convencido a comprar ela. 

 

E a respeito da CoolerMaster encontrei muito pouco sobre ela nos forums brasileiro e coisas pouco conclusivas em forums gringos. Reparei que ela tem uma condutividade térmica um pouco mais alta que as outras duas. porém também é bem mais cara. Essa diferença vale a pena? 

----

Outra duvida. 

Qual a maneira correta de aplica-las?

----

Desde já deixo meu muito obrigado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusxfx, creio que todas são boas. Eu utilizo a Arctic MX-4 e tenho achado-a muito boa. Em comparação com a pasta térmica que vem com o Cooler Master Hyper TX3 (uma da CM, sem outras informações), a MX baixou uns 2 graus em load. Uso também na placa de vídeo, com os mesmos resultados. A consistência da pasta é boa também, achei bastante fácil de aplicar sem fazer sujeira.

 

Com relação à condutividade térmica, não sei se dá para tomar isso como parâmetro de desempenho. Por conta disso, não sei se valeria a pena a diferença de preço. Acredito que pasta térmica é algo que, desde que seja de boa qualidade, vai fazer pouca diferença na temperatura do processador. Se você faz overclock ou mora num lugar muito quente, aí sim acho que faz sentido investir numa pasta de alto desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara minhas temperaturas aqui estão chegando a 75/80ºC o que é de mais para um sistema que até esses dias trabalhava com temperaturas na faixa dos 45/50ºC. Atualmente aqui na região a temperatura ambiente esta chegando a aproximadamente 35ºC. 

 

Estou quase convencido a ficar com a MX-4. 

Uma duvida

Após aberta e armazenando ela em local adequando quanto tempo dura o produto +/-?

 

Obs: Condutividade térmica pode tomado como parâmetro de desempenho já que ele nos da uma ideia de quanto calor flui entre os componentes (quanto maior a condutividade melhor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusxfx, você fez algo de diferente no seu PC para a temperatura subir dessa maneira?

 

Minha MX4 foi comprada há mais de um ano, e devo tê-la usado umas 4 vezes em CPUs e umas 2 vezes na placa de vídeo. Ainda tem mais da metade, e parece estar em bom estado de conservação. Pelo que consta na embalagem, a pasta tem vida útil de uns 8 anos sem perda de desempenho. No meu CPU e VGA só utilizei uma vez, há mais de um ano, e está funcionando da mesma maneira que antes.

 

Sobre a condutividade, entendo o conceito, mas penso que na prática as vezes pode ser um pouco diferente. Já vi reviews onde pastas de menor condutividade tiveram melhor desempenho que outras com condutividade considerada elevada. Acho que é um item a se olhar, mas que não sozinho define o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade nem eu sei o que acontece Caio

Estava usando o PC normalmente e ele parou de funcionar. Fiz os testes que são de prache até que resolvi olhar as temperaturas pela BIOS. O PC chegou a incríveis 115°C então desmontei ele e resolvi limpar (confesso que tava feio o negócio) cheguei a pasta térmica e ela já tava na hora de ser troca até por que foi aplicada de forma errada. Após limpar e sem pasta mesmo voltei a entrar na BIOS pra ver as temperaturas e ela tinha estatizado em 75/80°C

Acredito que colocando a pasta eu diminua pelo menos uns 10°CC o que pra mim já está ótimo

Obs: a temperatura ambiente aqui está chegando a 35°C e o PC fica no quarto que por sua vez tem pouca cofre te de ar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusxfx, não consigo imaginar como isso seria possível, sinceramente. Você usa um bom watercooler e tem um ótimo gabinete, mesmo com pouca corrente de ar, creio que ele deveria puxar ar suficiente para resfriar minimamente bem o PC. Será que não é o sensor que está doido? Todas as temperaturas aumentaram drasticamente ou apenas uma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem eu consigo @caiokn sempre ficou entre 45º/50ºC a temperatura do processador. Mesmo em ful dificilmente passava dos 60ºC. Doido ele não esta pois chequei a temperatura manualmente e realmente estava muito alta 

 

As demais temperaturas se manteram. Placa de vídeo em torno de 60ºC (ela é meio esquentadinha mesmo), mobo a 30ºC, HD's a +/- 25º/30ºC

 

Já descartei problema na circulação geral de ar pois organizei todos os cabos, coolers todos em perfeito estado... Pensei que pudesse ser algum problema no WC mas se fosse com ele provavelmente as temperatura nao teria estabilizado em 80ºC ela teria continuado a aumentar. Entendo que o fato de eu ter testado ele sem a pasta  pra ver contribui para que ele fique meio esquentado mas acho que não seria pra tanto (não estou usando o PC. Estou com um outro velho aqui (_( )

 

Obs: Tive de comprar a Extreme Fusion X1  já que a MX-4 estava indisponível em todas as lojas que confio .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@caiokn Utilizava a pasta térmica que veio com meu pc quando comprei. Não posso te precisar o modelo pois na época que comprei não foi eu que montei ele mas tenho certeza que ou era a de fabrica ou era uma dessas pastas meia boca que tem por ai.

 

 

 

Ainda estou curioso para saber temperaturas fiquem tão altas, mesmo com a temperatura ambiente tão elevada

Desculpa mas não entendi.

 

@Godslayer 

Pois é cara eu ia comprar a MX-4 porém não encontrei ela em nem uma das lojas que costumo comprar. 

Acredito que o sensor não bugou pois esperimentei por os desdos na parte traseira da placa mãe e realmente estava muito quente. Mas vou fazer o reset pra ver, afinal não vai matar ninguém né kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusxfx, tava com sono e nem vi direito o que eu escrevi  :D o que eu queria dizer é que fiquei curioso com a causa das temperaturas elevadas. Sei que a temperatura ambiente influencia, mas não imaginava que afetaria tanto assim a temperatura do CPU. Se fossem aquelas pastas térmicas brancas bem genéricas, com certeza a da Cooler Master vai fazer uma boa diferença. Já usei dessas num momento de "falta de pasta de boa qualidade" e notei que realmente são ruins. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!