Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida}Inverter valor de tensão


Posts recomendados

Pessoal, estou precisando fazer uma leitura de um sinal de tensão (12v) ques está vindo de um alarme veicular, este sinal vai passar para um uC, onde fara uma rotina, porém esse sinal que sai do alarme é um valor negativo, no caso seria -12v. Vi que é possível fazer a mudança usando um conversor dc-dc, porém creio eu ser muito grande para se colocar dentro de um veículo. Seria este o único jeito? Não teria não sei, uma espécie de relé (já ouvi gente dizendo que existe, porém nunca encontrei nada a respeito).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No meu ponto de vista, a maneira mais rápida e prática é usar um acoplador ótico. Anodo do diodo no gnd, catodo - [1K] - sinal. Do lado do transistor ... bom aí fica fácil demais...

Eu falei rápido? Me fez lembrar a questão da velocidade do sinal. Se rápido demais aí têm forças ocultas envolvidas. Sinistro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ponto de vista, a maneira mais rápida e prática é usar um acoplador ótico. Anodo do diodo no gnd, catodo - [1K] - sinal. Do lado do transistor ... bom aí fica fácil demais...

Eu falei rápido? Me fez lembrar a questão da velocidade do sinal. Se rápido demais aí têm forças ocultas envolvidas. Sinistro...

Um optoaclopador seria um canhão para o projeto. Mas não deixa de ser uma opção. Vou ver se encontro uma opção menos robusta. Caso contrário vou com ele mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pra quem cogitou dc-dc e relé, um foto acoplador  fica longe até de um estilingue. Pra projeto hobbista ele até que cai bem pois penso que é fácil de achar em qualquer fonte chaveada (aposto que você tem uma ou duas de pc aí na sua gaveta, fala sério) ou virtualmente em qualquer sucata de tv, dvd, e afins.

 

Para projeto que vai vender centenas de milhares, vale a pena cogitar o circuito do moris. Coloque também na panilha o tempo de montagem das 5 peças individuais, quanto de estanho que vão consumir se comparado com o opto e etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria algo assim???

MOR_AL

Este circuito seria quando receber a tensão negativa na base, corta o coletor, senão, satura? Parece meio óbvio. Mas...... Vai que

Seria basicamente o princípio de funcionamento deste vídeo:

 

Nesse modelo não será feito exatamente a conversão, mas é o que preciso fazer, inverter o valor da tensão, para poder acionar um relé que liberará 5v para o uC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

amigo @marcelocolborges , o circuito do guru @MOR não tem valor algum mas tem muitos 'valores' envolvidos (?!).

Vale mais a pena simulá-lo e até mesmo montá-lo sem medo de ser feliz.

 

Moris cruzou, só falta você fazer o gol.  Bom, pode bater na trave (ou no s@co) mas vou chutar alguns pra você. RB 10k, RC 1K, VZ 7V5 RVZ 1K. Só você cabecear (se eu tivesse cabeça, acho que faria gol contra.. kk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo @marcelocolborges , o circuito do guru @MOR não tem valor algum mas tem muitos 'valores' envolvidos (?!).

Vale mais a pena simulá-lo e até mesmo montá-lo sem medo de ser feliz.

Moris cruzou, só falta você fazer o gol. Bom, pode bater na trave (ou no s@co) mas vou chutar alguns pra você. RB 10k, RC 1K, VZ 7V5 RVZ 1K. Só você cabecear (se eu tivesse cabeça, acho que faria gol contra.. kk)

Fiz um teste simulando no proteus. Não sei porque, mas na primeira montagem que tinha feito, não estava dando saída, aí mandei esse outro método.

Montei novamente ele agora e deu saída, isso com o mesmo circuito ( vá entender)

Montei usando todos os resistores de 10k, e ele me deu uma precisão melhor chegando com 4,94V. Se bem que para um uC de 4,85V para 4,94V nao há grande diferença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!