Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza?

Montei ontem um pc com a seguinte configuração:

Processador FX-8320 3,5Ghz

Cooler Coolermaster Hyper TX3 EVO

Memória Kingston HyperX 8Gb 1866Mhz DDR3

VGA EVGA Gtx 960

Placa mãe Asus M5A97

Comecei a monitorar a temperatura do processador em tarefas normais e já percebi que tinha alguma coisa errada, pois estava variando entre 45-48°C, tendo em vista que vi outras pessoas com mesmo processador e cooler rodando em temperatura 10°C abaixo. Em jogos mais pesados (BF4: Configurações no ULTRA em 1680x1050) o pc trabalhou muito bem, mas a temperatura observada chegou a 75°C. O gabinete tem várias saídas de ar e quando a temperatura chegava próxima dos 70°C, até aquecia o local onde o pc está :lol: O pc não travou e nem reiniciou em nenhum momento. Essas temperaturas são normais, mesmo com o cooler?

Fiquei em dúvida na orientação de instalação do cooler. Foi instalado de forma que a ventoinha ficasse de frente e bem próxima à parede do gabinete. Será que pode estar prejudicando a dissipação do calor?

Postado

Você encaixou corretamente o cooler? Não é para ele estar esquentando tanto assim, o recomendado é instalar o cooler deitado de forma que o ar entre pela frente e saia por trás onde tem a saída de ar do gabinete, aqui um exemplo:

maxresdefault.jpg

• Curtir 1
Postado

Você encaixou corretamente o cooler? Não é para ele estar esquentando tanto assim, o recomendado é instalar o cooler deitado de forma que o ar entre pela frente e saia por trás onde tem a saída de ar do gabinete, aqui um exemplo:

Pode ser isso. Vou tentar colocar de novo. A ventoinha tem que estar do lado oposto à saída de ar, certo?

• Membro VIP
Postado

TX3 serve tanto em AMD quanto Intel. Não lembro de cabeça, mas o adaptador dele para AMD só dá lock com o fan em duas direções, virado pra cima ou pra baixo. Neste caso, deixe virado pra baixo se já não estiver.

Aplicou corretamente a pasta térmica? Ele tá bem fixado no soquete?

Postado

@Phoenyx, aproveitando o tópico do nosso parceiro aí, tenho uma pequena dúvida a respeito disso. A pasta térmica tem que ser colocada na base do cooler onde vai encaixar no processador e ser posta também no processador? Ou só devo colocar no processador?

• Membro VIP
Postado

Só no processador. Cooler box vem com ela pré aplicada no dissipador e plástico envolto porque no processador isso seria mais difícil.

• Curtir 1
Postado

TX3 serve tanto em AMD quanto Intel. Não lembro de cabeça, mas o adaptador dele para AMD só dá lock com o fan em duas direções, virado pra cima ou pra baixo. Neste caso, deixe virado pra baixo se já não estiver.

Aplicou corretamente a pasta térmica? Ele tá bem fixado no soquete?

Isso mesmo. Só dá lock em duas direções. Na primeira vez, estava para cima. Agora está virado para baixo. Do pouco tempo que consegui observar foi que a temperatura em tarefas normais ficou entre 39-45ºC. No BF4, ficou basicamente a mesma coisa. A pasta térmica foi aplicada certinho e está bem fixo sim. Por isso estou bolado com isso :/

Postado

Isso mesmo. Só dá lock em duas direções. Na primeira vez, estava para cima. Agora está virado para baixo. Do pouco tempo que consegui observar foi que a temperatura em tarefas normais ficou entre 39-45ºC. No BF4, ficou basicamente a mesma coisa. A pasta térmica foi aplicada certinho e está bem fixo sim. Por isso estou bolado com isso :/

Só da lock em duas direções? Só se for na vesão antiga pois o meu da lock em qualquer direção e agora neste momento está do jeito da imagem que postei no post acima funcionando perfeitamente no meu pc

Postado

Só da lock em duas direções? Só se for na vesão antiga pois o meu da lock em qualquer direção e agora neste momento está do jeito da imagem que postei no post acima funcionando perfeitamente no meu pc

Só dá lock em duas posições por causa da placa mãe. Dá uma olhada ali no canto inferior direito:62f10719_1.jpeg

Postado

Só dá lock em duas posições por causa da placa mãe. Dá uma olhada ali no canto inferior direito:62f10719_1.jpeg

Olha, tirei uma foto do meu PC para mostrar:

G4lN3zD.jpg

Viu agora? Ele permite instalação na horizontal, e eu uso a mesma placa mãe que você!

Postado

Viu agora? Ele permite instalação na horizontal, e eu uso a mesma placa mãe que você!

Pois é! Mas como vou instalar na minha com os sockets do lado oposto? haha

Muito estranho...

Edit

Bom, o único jeito é passar a presilha entre as barras de cobre. Pode dar algum problema fazendo isso?

• Membro VIP
Postado

G4lN3zD.jpg

Tira uma foto desligada em outro angulo. Estou com uma desconfiança com relação ao cooler secundário do dissipador. Tira uma foto dele lá de forma que eu possa ver a frente dele (computador desligado)...

Postado

Rafael,

Está última foto representa o modo correto de utilização desses coolers.

O que você precisa verificar é se a config dos coolers está em push-pull ou seja, se a ventoinha que está próxima das memórias está soprando no sentido para trás do gabinete ou seja e não em direção as memórias. E a que fica no fundo deve também soprar para fora da parte traseira do gabinete.

Tenho um FX8530 com Hyper Evo 212+ e a temperatura em Ido fica em torno de 38 a 43 graus. Em jogos atinge 52 a 58.

Quem consegue temps. Melhores ou é porque utiliza o gabinete aberto ou tem um gabinete realmente full ATX, bem mais espaçoso. Nesses mid ATX, assim como o meu as temps são essas mesmo.

Pasta térmica e pra colocar um grãozinho de arroz em cima do processador, essa será a melhor eficiência térmica que vai conseguir.

Espero ter ajudado...

• Curtir 1
Postado

Tenho um FX 8320, mas uso um Corsair H55, minhas temps ficam a mesma do LuijiJF por que meu gabinete é mid tower, está em over de 4.3GHz, só que o meu é water cooler. Ahh e ele esquenta o ambiente do quarto também ahaahaha

Postado

Tira uma foto desligada em outro angulo. Estou com uma desconfiança com relação ao cooler secundário do dissipador. Tira uma foto dele lá de forma que eu possa ver a frente dele (computador desligado)...

Aqui está as fotos, creio que sua dúvida era referente a configuração push/pull minha, se estava com o cooler colocado corretamente, mas como pode ver nas fotos, está na posição certa

5V3h3gR.jpg

hR5Mrf9.jpg

Outra coisa, não uso o mesmo cooler nos dois lados do dissipador, o secundário é um Evercool EC9225H12S, bem simples, mais foi o melhor que achei, ele vinha só com os dois fios positivo e negativo para ligar na fonte (ele não mede a velocidade RPM atual), tirei esses fios e mandei soldar um encaixe de cooler para placa mãe velho que tinha aqui em casa

Pois é! Mas como vou instalar na minha com os sockets do lado oposto? haha

Muito estranho...

Edit

Bom, o único jeito é passar a presilha entre as barras de cobre. Pode dar algum problema fazendo isso?

Não, olhe no manual, a instalação nessa posição em sockets amd é feita assim, olha:

I8HbRSw.jpg

Não da pra ver os heatpipes de cobre mais o certo é passar por eles a trava de cobre, faça isso e te garanto que ficará melhor a dissipação térmica

Rafael,

Está última foto representa o modo correto de utilização desses coolers.

O que você precisa verificar é se a config dos coolers está em push-pull ou seja, se a ventoinha que está próxima das memórias está soprando no sentido para trás do gabinete ou seja e não em direção as memórias. E a que fica no fundo deve também soprar para fora da parte traseira do gabinete.

Tenho um FX8530 com Hyper Evo 212+ e a temperatura em Ido fica em torno de 38 a 43 graus. Em jogos atinge 52 a 58.

Quem consegue temps. Melhores ou é porque utiliza o gabinete aberto ou tem um gabinete realmente full ATX, bem mais espaçoso. Nesses mid ATX, assim como o meu as temps são essas mesmo.

Pasta térmica e pra colocar um grãozinho de arroz em cima do processador, essa será a melhor eficiência térmica que vai conseguir.

Espero ter ajudado...

Como pode ver nas imagens acima, instalei corretamente o cooler para formar a configuração push/pull, Eu normalmente uso meu gabinete fechado, esses dias deixei aberto, mais vou colocar a tampa novamente, até porque, as temps ficam até melhores com ele fechado pois eu tenho um aerocool shark de 140mm na lateral do PC

• 3 semanas depois...
Postado

Bom, coloquei o cooler do jeito certo e reapliquei pasta térmica. A temperatura está mais baixa em Idle, variando entre 38-41 ºC. Joguei aproximadamente 1hr de BF4 hoje pra ver o quanto atingia, e chegou nos 68ºC.  Se continuasse jogando, acredito que continuaria subindo. Em jogos que exigem menos (CS GO e TF2), variou entre 60-65ºC. As temperaturas em jogo ainda continuam altas, certo?

Postado

Bom, coloquei o cooler do jeito certo e reapliquei pasta térmica. A temperatura está mais baixa em Idle, variando entre 38-41 ºC. Joguei aproximadamente 1hr de BF4 hoje pra ver o quanto atingia, e chegou nos 68ºC. Se continuasse jogando, acredito que continuaria subindo. Em jogos que exigem menos (CS GO e TF2), variou entre 60-65ºC. As temperaturas em jogo ainda continuam altas, certo?

Certo, estão um pouco altas ainda. Honestamente não sei o que pode estar causando essa temperatura, talvez seja do próprio cooler mesmo.

Você desabilitou o modo turbo boost na BIOS? Principalmente o stage 2. Esse faz aquecer bastante.

Postado

Certo, estão um pouco altas ainda. Honestamente não sei o que pode estar causando essa temperatura, talvez seja do próprio cooler mesmo.

Você desabilitou o modo turbo boost na BIOS? Principalmente o stage 2. Esse faz aquecer bastante.

Seria o "AMD Turbo Core Technology", certo? Vou desabilitar e ver como fica. Estava no AUTO.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!