Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de Tensão na Instalação Elétrica Residencial


Kanki

Posts recomendados

Olá,

Hj fui trocar um interruptor/tomada aqui em casa, quando eu fui ver como estava a ligação do interruptor, acabei que provocando um curto circuito pois a fase estava solta, e acabou que encostando no neutro, consequentemente o Dijuntor do relógio desarmou. Então eu tirei a caixinha do interruptor/tomada e isolei as pontas soltas. Desde então tenho problemas na rede elétrica de minha casa, quando ligo a geladeira as lâmpadas apagam, e o chuveiro nem esquentando está, porém as lâmpadas funcionam perfeitamente. Gostaria de saber o que está havendo, e de uma possível solução para o problema.

@edit Verifiquei no forro da casa a integridade dos cabos, cheguei as emendas, e está em perfeitas condições apesar de ser um sistema antigo.

Talvez o problema deva ser dentro do relógio, talvez o curto circuito tenha danificado o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez possa pagar caro meu caro. Se não puder/quiser e se quiser/souber pode se aventurar reapertando os parafusos do disjuntor ou até mesmo trocá-lo.

Pode ser também algum mau contato em alguma emenda antiga/malfeita

Ainda não verifiquei todas as emendas da linha principal, verifiquei as tensões que entram e saem do disjuntor, verifiquei as tensões em todas as tomadas, não tem nada fora do normal. Minha teoria é de que haja um ponto do cabo parcialmente queimado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então isso significa que você não quer pagar um técnico...

Bom, você está no caminho certo. Medir as tomadas seria a 1ª coisa a se fazer. Quanto a medir antes de depois do disjuntor, pra um diagnóstico mais completo, você deve colocar alguma corrente pra passar por ele. Ligue o ferro de passar p.ex. numa tomada qualquer. Ou até mesmo o chuveiro. Sua teoria do 'ponto parcialmente queimado' está bem perto da verdade que de fato pode ser 'emenda com mau contato' ou o já dito disjuntor com defeito ou falta de reaperto nos parafusos. Ligue o ferro ou chuveiro e veja se há algum ponto meio que aquecendo, saindo fumaça ou até mesmo faiscando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardy Lopes

 

Com um bom multímetro tu podes fazer o seguinte:

 

  1. Abra o DJ Geral e confirme falta de tensão;
  2. Faça medição de resistência: fase-fase, fases-neutro
  • O objetivo é verificar se existe fuga para terra/Neutro ou entre as fases.

Para tentar isolar o circuito defeituoso, tente fazer o seguinte:

  1. Desligue e/ou tire da tomada todos os seus componentes eletrônicos.
  2. Abra o DJ Geral e faça medição da tensão da rede, com a sua casa sem cargas;
  3. Ligue o DJ Geral e comece a colocar carga e continue medindo os valores de tensão para verificar quando existe essa alteração.

Isso te ajudara a rastrear o circuito que pode estar com problemas na isolação.

 

OBS:

Lâmpadas fluorescentes compactas acendem com baixa tensão (Já consegui acender uma lampada dessas com 3VCA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... quando ligo a geladeira as lâmpadas apagam, e o chuveiro nem esquentando está, porém as lâmpadas funcionam perfeitamente. Gostaria de saber o que está havendo, e de uma possível solução para o problema.

@edit Verifiquei no forro da casa a integridade dos cabos, cheguei as emendas, e está em perfeitas condições apesar de ser um sistema antigo.

Talvez o problema deva ser dentro do relógio, talvez o curto circuito tenha danificado o equipamento.

 

Provavelmente está rompido ou mal isolado o neutro. É possível que quando deixaste isolado os 2 fios que entraram em curto, tenha interrompido a ponte para algum circuito. Refaça exatamente como estava o que isolaste, mas desligue a chave geral. Entretanto, sugiro que chame um eletricista de sua confiança. isso pode ser perigoso se não souber exatamente o que está fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!