Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pelo fato do dimmer controlador de velocidade quadrar a onda no motor o que causa a vibração no motor uma vez que a onda senoidal não produz tanto ruído, a minha sugestão seria utilizar um transformador abaixador de tensão por exemplo para uma rede de 127 volts AC um transformador  de 127 para por exemplo 40 (60, 30, 20  volts AC) isso faria o motor do ventilador trabalhar com onda senoidal não gerando o barulho quadrático de indução.

Ao invés do dimmer usar um transformador abaixador de tensão uma onda puramente senoidal. Uma velocidade menor e silencio.

Claro que vai custar dinheiro fazer um transformador mas pra mim é a única solução em ventiladores por indução, de onda senoidal.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 3 meses depois...
Postado

Salve galera. Um amigo teve um problema similar de barulho tipo gerador ("huuummmm") gerado pelo vizinho debaixo dele, que tirou semanas de sono dele...

Acabei projetando uma solução pra ele, e coincidentemente também envolveu um Coxim A2 da marca Vibra-Stop. Só achei hoje esse post aqui com a solução do @Bruno Osti que ficou muito similar, então achei legal repostar, embora não envolva impressora 3d. No meu caso, utilizei duas travessas zincadas (usadas muito em luminárias) e prendi os Coxins A2 com duas porcas e arruelas (uma lisa e uma de pressão), de cada lado. Aí parafusamos normal no teto e prendemos na base do ventilador (fotos abaixo).

Por segurança, usamos duas travessas zincadas e dois coxins (não confiamos 100% em uma só); e passamos um arame de segurança (veja na foto), para impedir a queda caso algum Coxim se rompa.

Inclusive, já tem quase um ano do seu relato @Bruno Osti, tudo certo por aí com a solução? rsrsrs é bom para eu já estimar a vida útil dessa aqui.

WhatsApp Image 2022-04-15 at 14.56.17.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-13 at 16.08.55.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-17 at 00.07.31.jpeg

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

Excelente sua solução com peças disponíveis no mercado! Se eu soubesse que existia essa travessa menor, nem ia atrás de projetar a peça que fiz na impressora. 

Até agora não caiu o ventilador na cabeça na minha vizinha hehehe e nada de ruído. Esse tipo de acoplamento deveria ser padrão nos ventiladores de teto....

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 5 meses depois...
Postado

Salve pessoal, só um retorno aqui, após aproximadamente seis meses, tudo permanece funcionando bem (sem quedas e sem ruídos rsrs). Agradeço o retorno aí também @Bruno Osti. Alguns pontos importantes, frisando novamente: é importante ter um ARAME DE SEGURANÇA, pra não perigar cair na cabeça de ninguém, caso (ou quando) um coxim desse se romper. E outro ponto é que eu comprei os coxins da marca Vibra Stop, código Coxim A2 (pequeno)... Coxim A2 (pequeno). Na realidade, foi até um deslize meu, mas a intenção era ter comprado o Nº 2 (não o A2), que é mais robusto, mas isso eu só vim descobrir uns meses depois. Enfim, não sei se ficaria melhor ou pior com o Nº 2, mas fica mais esse ponto de atenção para o leitor do futuro.

E também importante: não comprem coxim/borracha inferior... o parafuso NÃO atravessa esse coxim, que é vulcanizado nas duas pontas, então o miolo dele é pura borracha (se for o parafuso contínuo ou uma borracha inferior, pode não funcionar).

• Curtir 2
  • 2 meses depois...
Postado

Pessoal, sobre o barulho de indução dos ventiladores de teto, eu tive esse problema no ventilador de teto wind spirit e ocorria esse problema quando utilizei o controle remoto universal que possui umas 4 ou 5 velocidades, nessa instalação eu precisei instalar o capacitor de três fios juntando os fios preto e verde, que somava (3uF+6uF) dando um total de 9uf.

Acontece que o ventilador na sua originalidade funciona com o interruptor de parede com 3 velocidades pré definidas, sem dimmer, e o seu capacitor é de três fios, ficando com 3 velocidades fixas: baixa (3uF), média (6uF), e alta (3+6=9uF).

Ou seja, o problema de indução ocorre quando usamos um dimmer ou algum controle que altera as velocidades para ficar fora do padrão que o ventilador foi fabricado.

Postado
8 horas atrás, franciscoelima disse:

Ou seja, o problema de indução ocorre quando usamos um dimmer ou algum controle que altera as velocidades para ficar fora do padrão que o ventilador foi fabricado

O problema é o dimmer mesmo, como já foi explicado aí nos posts anteriores ele altera a forma de onda da rede elétrica, é isso que causa o barulho. 

Se colocar uma chave com mais opções de velocidade e capacitores com outros valores, como por exemplo os dois intermediários de 4, 5, 7 e 8uF teremos mais opções de velocidade sem barulho. O que não pode fazer é colocar valores acima ou abaixo do especificado porque aí pode estragar o motor. 

O dimmer é um equipamento que foi desenvolvido para controle de "tensão" em cargas resistivas alimentadas em AC. 

Fazer o controle motores de indução com ele não passa de uma gambiarra, mas como funciona e é uma coisa barata existe comércio pra isso. 

• 4 meses depois...
Postado

Olá, pessoal!

Adquiri recentemente o ventilador e fui mais um sorteado com os problemas crônico desse ventilador, antes de comprar fiz várias pesquisas e estava ciente sim dos relatos de clientes que compraram e se depararam com esse descaso com o produto.
Mas em meio aos relatos vi também pessoas que compraram e o produto não apresenta esse defeito crônico de indução e barulho de catraca em baixa rotação que é exatamente o meu caso aqui. (barulho de indução nem é tão alto, mas a catraca em baixa rotação é insuportável)

Eu solicitei a troca do produto por outro no último dia do prazo da lei do consumidor no caso os 7 dias, mas a loja que no caso é (Olist) muito esperta emitiu código de envio pelos correios e no corpo do contato fala que o produto vai para assistência técnica e pode levar até 30 dias.
Ou seja eles nem querem trocar o produto mas sim já passar para garantia e acabar acontecendo como acontece com varias pessoas que tentaram a garantia de demorar os 30 dias ou mais, ou no pior caso voltar sem a devida solução para esse problema.

Eu li todas as páginas aqui desse tópico e como sou leigo, mas curioso em apreender acabei ficando em duvida com os relatos aqui, então eu gostaria de saber se hoje existe alguma forma ou gambiarra para amenizar ou corrigir isso, porque se caso tiver eu prefiro mexer por aqui do que enviar para garantia e ficar sem o produto por 30 dias e acabar recebendo do mesmo jeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!