Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventilador de teto com ruído de indução


phk

Posts recomendados

Saudações.

 

Na busca por um ventilador de teto SILENCIOSO, optei pelo modelo Lumen da marca Latina, tido como o mais silencioso do mercado. Realmente, por conta da aerodinâmica das pás, ele gera ótima vazão de ar em velocidade bem inferior que os ventiladores "comuns". Até aí, tudo perfeito. :)

 

O problema é o ruído por indução que surge caso o dimmer que controla a velocidade do motor seja usado abaixo do máximo... Basta reduzir a velocidade que o zumbido de "hummmm" constante e irritante aparece. :mad: Aí azedou a marmita...

 

O interessante é que no desprezível modo reverso (Exaustão) o ruído é menor que no modo Ventilação... Já inverti a fiação que controla o sentido prá ver se melhorava, mas sem sucesso. Só não testei inverter o fase e o neutro nas ligações, isso mudaria algo?

 

O ventilador é 127V e usa originalmente um capacitor de 8uF. Testei com um cap de 5uF e, da mesma forma, o ruído não se manifestou com o dimmer no máximo, apenas quando ele é reduzido.

 

Trocar o dimmer por uma chave de apenas 3 velocidades fixas - usando daqueles capacitores combinados de 3 fios (3uF + 5uF) - mataria o problema ou ele está no motor?

 

Haveria alguma maneira viável ($) de eliminar - ou ao menos reduzir - esse chato ruído por indução continuando a usar o dimmer (um cap melhor e mais caro?)?

 

Agradeço a ajuda. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o meu apresenta estes exatos sintomas. (só que ao invés de hummm fica uól... uól... uól...) . Isso é porquê só no máximo a onda fica 100% senoidal. Não tem como fazer algo fácil pra resolver. Solução seria um inversor de freq mas claro é inviável

Uma opção meia paleativa seria inverter as pás e transformar a exaustão na ventilação. Mas concordemos que não é uma operação trivial pra pessoa 'normal'. Aliás, aguarde alguma opinião de alguém com esta característica

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, dependendo da velocidade e posição do dimmer, o ruído oscila... uol, uol, uol... mais lento ou mais rápido.

 

Eu creio que o problema é o uso do dimmer, e a troca pela chave com o capacitor combinado resolveria. Ficaria com 3 velocidades fixas; baixa (3uF), média (5uF), e alta (3+5=8uF). Só queria ter certeza disso antes de gastar. Mas se houver uma solução viável ($) mantendo o dimmer, até prefiro. Vamos ver se os colegas ajudam. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim esqueci de dizer. Chavear capacitor não deve dar muito certo. Não é bem ele que controla a velocidade. Ele serve pra fazer a reversão

 

de nada...

Desculpe, mas discordo. É exatamente da maneira que descrevi que o controle com chave de 3 posições de velocidades fixas (baixa/média/alta) atua em ventiladores de teto. E a velocidade do ventilador é sim resultado dessa combinação do chaveamento de valores do capacitor. Resta saber se o método garante o funcionamento livre do ruído por indução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa tarde phk,

Estou justamente procurando algo quanto a isso, e não acho solução em nenhum lugar.

Estou na duvida entre comprar esse Latina VT653 e um Arno Ultimate VX12.

Meu vizinho tem um Latina desses, e o dele faz o esse ruido grave apenas na exaustão, mas um ruido muito forte. 

Você conseguiu resolver seu problema ? Vi que também reclamou no reclameaqui, mas sem solução pelo visto né ?

è muito difícil de achar informações boas quanto a esses itens, apenas no blog do gilsoneletrecista  ele comentou um pouco desse, que ainda é o melhor deles.... mas a dúvida é maior na hr de comprar né.

 

Gostei desse Arno ultimate por ser mais barato, mais fácil de achar e, possui controle remoto mantendo um interruptor na parede para a lampada (com algumas combinações para o ventilador).

 

Se tiver alguma dica, opnião ou mesmo solução, me dê um toque fazendo favor.

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu resolvi trocando o controle de parede original da Latina - que usava um dimmer para o motor - por um com chave de 3 posições e capacitor de 3 fios (acho que de 2uF + 6uF).

 

A versão do Latina com controle remoto não padece do problema pois possui apenas 3 posições de velocidades e usa capacitor de 3 fios também. O problema do ruído é causado quando se usa um dimmer para controlar o motor. Se baixar a velocidade um pouquinho, o ruído começa. Só inexiste na velocidade máxima.

 

Mas sobre esse ruído muito alto do seu vizinho, se na velocidade máxima acontece, aí já parece ser algum outro problema, não sei dizer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta phk!

 

Bom saber disso viu, vou dar mais uma pesquisada sobre esses detalhes.

 

Mas agora depois do trabalho acabei passando na Leroy aqui de Ribeirão para ver se tinham esses dois ventiladores para eu dar uma olhada, e a noticia que a vendedora me deu não foi das melhores.... Segundo ela, a Latina entrou em concordata e por isso pararam um pouco com a produção, ou diminuíram, sei lá..... até faz sentido porque em loja física alguma aqui de RP eu achei o VT653 (branco e prata) para vender, e na internet estão praticamente todos esgotados, apenas o VT673 que é mais caro (com controle, então evitaria esse problema conforme descrito por você) ainda tem em estoque em alguns lugares.

E também segundo a vendedora, o da Arno estava dando muito problema e parece que pararam de receber por um tempo, não sabia quando o fornecimento iria voltar ao normal.

 

Enfim, acho que vou deixar o "fogo no c.." passar e deixar para comprar semana que vem, pelo menos continuo pesquisando e vou matando duvida por duvida..

 

Obrigado!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 22/03/2016 às 18:06, phk disse:

Eu resolvi trocando o controle de parede original da Latina - que usava um dimmer para o motor - por um com chave de 3 posições e capacitor de 3 fios (acho que de 2uF + 6uF).

 

A versão do Latina com controle remoto não padece do problema pois possui apenas 3 posições de velocidades e usa capacitor de 3 fios também. O problema do ruído é causado quando se usa um dimmer para controlar o motor. Se baixar a velocidade um pouquinho, o ruído começa. Só inexiste na velocidade máxima.

 

Mas sobre esse ruído muito alto do seu vizinho, se na velocidade máxima acontece, aí já parece ser algum outro problema, não sei dizer...

 

Possivelmente estes valores não trarão problema ao ventilador. Mas lembre-se que usar capacitores com valores maiores ou menores que o especificado pode danificar as bobinas do ventilador.

A função dos capacitores em motores monofásicos é basicamente alimentar a bobina secundária com uma defasagem na onda, fazendo o motor atuar como se fosse bifásico. Um capacitor maior o fara girar mais rápido aplicando uma carga maior na bobina secundária, acelerando o desgaste dos componentes, bem como um capacitor menor pode causar aquecimento na bobina pra mimária, já que o motor não se movimentará como deveria.

 

Aguarde mais sugestões de soluções mais eficazes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Revivendo tópico velho, mas acredito que por uma boa causa: controlador PWM não resolveria o problema do ruído? Parece ser pequeno o suficiente pra embutir na tomada... Achei no ML um controladorzinho PWM pra AC 50V-220V (max 2kW a 220V). Tô pensando em arriscar, custa menos de 50 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
Em 23/05/2019 às 21:35, Kennedy Dourado disse:

Salve galera. Eu estava com esse problema de ruído de indução quando o ventilador não estava na sua potência máxima, resolvi colocando um capacitor extra, ficou um no controlador e outro no ventilador, tá suave agora ! 👍🏻

Você poderia compartilhar como fez isso? A capacidade do capacitor, onde devo instalá-lo lá no ventilador e tal. Estou com o mesmo problema e sua solução me pareceu ótima. Só não sei como implementá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Murillo Falcão disse:

Você poderia compartilhar como fez isso? A capacidade do capacitor, onde devo instalá-lo lá no ventilador e tal. Estou com o mesmo problema e sua solução me pareceu ótima. Só não sei como implementá-la.

 

Em 24/05/2019 às 08:05, Isadora Ferraz disse:

publique fotos. 1.jpg>1k.txt

 

Com a foto da pra te auxiliar melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Zanon Desculpe, não entendi. Foi para mim? Se sim, quando chegar em ksa, tiro fotos do capacitor que veio instalado no controlador.

adicionado 17 minutos depois

Encontrei esse artigo explicando mais sobre capacitores:
https://www.iltec.com.br/sem-categoria/aplicacao-de-capacitores-em-ventiladores/

 

Tem uma parte nele que cita:

Citação

Atualmente já é comum usar nos ventiladores de teto 2 capacitores. Sendo um com 3 fios no controle de parede e outro com 2 fios junto do motor do ventilador no teto. Desta maneira o capacitor no controle de parede fica menor e outro junto do motor, completa o total da capacitância e também serve de filtro de ruídos gerados pelo motor.


Nossa, gostaria muito de conseguir fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Murillo Falcão disse:

2 capacitores. Sendo um com 3 fios no controle de parede e outro com 2 fios junto do motor do ventilador no teto

O cara devia ter desenhado...

 

4 horas atrás, Murillo Falcão disse:

filtro de ruídos gerados pelo motor.

Provavelmente ligou em paralelo com a bobina principal do motor. Tô sem lapis e papel agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei uma foto do capacitor que está instalado no controlador na parede:

 

FM CBB61 de 3 Fios

(0,7µF + 0,9µF)

400 VAC

 

Será que eu comprando 2 capacitores, um de 0,7µF e outro de 0,9µF e instalar o menor no lugar do atual e o maior de 0,9µF lá no ventilador, vai dar certo?

Capacitor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 04/10/2019 às 09:24, Murillo Falcão disse:

Tirei uma foto do capacitor que está instalado no controlador na parede:

 

FM CBB61 de 3 Fios

(0,7µF + 0,9µF)

400 VAC

 

Será que eu comprando 2 capacitores, um de 0,7µF e outro de 0,9µF e instalar o menor no lugar do atual e o maior de 0,9µF lá no ventilador, vai dar certo?

Capacitor.jpg

 

Boa tarde.

Deu certo? Acho que deve ter outro capacitor no seu ventilador, está muito baixo 0.7 e 0.9uF. O meu está com capacitor de 3 +7 uF próximo do motor. Estou pensando em colocar 2 de 1,5uF + 3,5uF. (estava com dimmer e troquei por controle remoto, permanece o ruído)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera instalei ventilador ventisol fenix mais ele esta com um barulho de indutância sera se colocar um capacitor resolve ? só veio capacitor para controlar a velocidade será que posso ligar outro ?

 

estava pensando em colocar outro de 3 fios junto com esse que controla a velocidade alguém já fez esse teste ?

instalacao.jpg

adicionado 1 minuto depois

meu ventilador é de controle remoto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal, depois de muito trabalho e muitas noites com incômodo, venho passar a minha experiência com o ventilador do vizinho do 1º andar, sendo que eu moro no 3º! Isso mesmo... Chegava no meu apartamento o barulho.

 

Primeiramente troquei os capacitores dos interruptores (quarto do casal e do filho) que estavam muito velhos e fazendo bastante ruído de tensão, transmitindo o som de "transformador" pela tubulação e paredes do prédio, chegando até o meu andar (ventiladores no 102 e meu apartamento no 302). Isso resolveu o problema por algum tempo. Posteriormente, meu vizinho trocou o ventilador do filho por um mais potente, voltando o barulho, mas desta vez causado pela indução do motor ressoando no meu apartamento através da estrutura do prédio (já da pra perceber que o prédio não é muito robusto, sem laje e paredes duplas...).

 

Resolvi da seguinte maneira: com uma peça adaptadora que pode ser feita por um ferreiro (pois os coxins não aparafusariam no ferro do teto, que exige rosca soberba), instalei dois coxins A2 da vibra-stop entre o ventilador e a fixação no teto, com arruelas e roscas duplas para travamento e, ainda, uma corta de segurança caso a borracha do coxim ceda (o que não é para acontecer, uma vez que os ventiladores pesam no máximo 6kg e cada coxim A2 é para 6kg de tração máxima).

o coxim: https://www.vibra-stop.com.br/produto/linha-coxim-a

Vejam as fotos de como ficou a instalação. 

O único problema pode ser o conjunto não caber dentro do acabamento do ventilador, que foi o que aconteceu no quarto do casal. Mas isso, agora, é fácil de resolver ; ). 

Finalmente paz! : )

 

 

 

IMG_20210522_171354.jpg

IMG_20210522_171345.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionalmente:

essa peça eu fiz em uma impressora 3d, no material PETG, que é bastante resistente e não vai quebrar nunca. Segue o arquivo e as especificações caso alguém queira imprimir (mude a extensão do arquivo para .stl e lembre de imprimir nessa orientação que está na imagem para dar mais resistência).

Como dito anteriormente, um serralheiro também consegue fazer. 

A  peça precisa ter 20mm de altura internamente para caber a rosca do coxim com espaço para encaixar a porca. No comprimento, é preciso ter pelo menos 100mm para dar a distância dos parafusos de fixação do buraco no teto. 

image.thumb.png.cfeb8bffdfda59e78b243c3d7969f2f2.png

 

 

adaptador coxim (apague o .zip para ficar somente .stl).stl.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!