Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, esta é minha primeira postagem neste fórum.

Minha dúvida é a seguinte:

Estou com uma ideia louca de trocar a iluminação do painel do carro (Panel central e dos instrumentos) por leds, porém quero eu mesmo fazer com leds rgb 4 pinos para que eu coloque uma chave e escolha a cor que vai acender.
Minha dúvida é como montar este circuito, sendo que ele irá sair do próprio circuito original de iluminação do painel do carro (só liga quando o carro ligar), e colocarei uma chave que faça a troca entre o circuito original e este que quer montar, tipo se esse que montar chegar a dar defeito eu mudo a chave e o original entra em funcionamento.
Agardeço que puder ajudar.

Postado

Olá @Mention 

.

Seguinte pra isso vai precisar de uma chave DPDT ou HH, qualquer modelo serve só precisa ter duas posições e pelo menos tres pinos.

Ligue os leds puxando a energia depois da ignição, senão vai ficar ligado direto, ligue todos os leds e jogue em um contato da chave, faça o mesmo com a iluminação original, jogue em outro contato da chave.

Nos outro(s) contatos voce pode ligar os 12 volts que vem da chave do carro.

Assim quando ligar a chave do carro vai energizar o painel e a chave HH alternará entre iluminação original e leds.

Postado

O chato vai ser colocar os leds junto com as lâmpadas originais. Dependendo do local pode não haver espaço físico para isso. Se for para mudar, eu trocaria as lâmpadas originais pelos led´s, não esquecendo de utilizar um resistor em cada um. Dificilmente vai dar problema, e a vida útil do led é muito maior que das lâmpadas.

Se quer ter a possibilidade de mudar de cor, aí já complica mais, pois vai ter que passar nova fiação para poder selecionar as cores.

Não sei se estou enganado, pesquisei mas não achei agora, mas parece que existem leds RGB onde a cor é determinada pela tensão de alimentação e possuem apenas 2 pinos. Aí seria muito mais simples, pois o próprio dimmer do carro pode ser usado para mudança de cor.

Postado

@Tiago Martins_778035,

Não me lembro exatamente aonde eu ví.... mas tem um circuito simples, usando três ou quatro NE555, e voce gera todas as cores possíveis simplesmente girando um potenciômetro !

Seria bem mais legal do que uma chave fixa de algumas posições ....

Paulo

• 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!