Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como devo fazer esse esquema de refrigeração com controlador de fans?


Posts recomendados

Pessoal, comprei um controlador de fans para meu PC porque tenho 5 ventoinhas de 120mm e o barulho estava insuportável. O esquema em que as ventoinhas estão instaladas é o seguinte: 1 na frente (ventilação) + 1 embaixo (ventilação) + 1 lateral (ventilação) + 1 atrás (exaustão) + 1 em cima (exaustão).

O controlador de fans que comprei é um NZXT Sentry Mesh, e ele controla 5 ventoinhas com botões deslizantes manuais.

A pergunta é quanto à ventoinha da parte detrás da máquina: Eu devo ligá-la também no controlador ou devo deixar somente ela ligada na placa mãe para controle automático de velocidade?

Aguardo respostas. Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro, acho que seria legal ligar a ventoinha traseira no controlador de fans também. Assim, se por acaso você precisar aumentar a velocidade das ventoinhas de entrada, você pode aumentar também a velocidade das duas ventoinhas de saída, o que acho que faz mais sentido do que aumentar uma só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro, acho que seria legal ligar a ventoinha traseira no controlador de fans também. Assim, se por acaso você precisar aumentar a velocidade das ventoinhas de entrada, você pode aumentar também a velocidade das duas ventoinhas de saída, o que acho que faz mais sentido do que aumentar uma só.

 

Entendo. Atualmente só ela está na placa mãe para que se o sistema precisar ele mesmo aumente a velocidade dela, mas eu ligando ela também no controlador não pode diminuir a eficiência na refrigeração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro, eu acredito que não, mas na verdade vai depender de como você vai configurar as demais ventoinhas. Em minha opinião o interessante seria buscar um equilíbrio, tendendo ligeiramente para a pressão positiva, por isso a ideia de conectar todas as ventoinhas ao controlador. Penso que mais vale ter todas funcionando a 30% do que 4 funcionando a 20% e uma que flutua entre 20 e 40%. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro, eu acredito que não, mas na verdade vai depender de como você vai configurar as demais ventoinhas. Em minha opinião o interessante seria buscar um equilíbrio, tendendo ligeiramente para a pressão positiva, por isso a ideia de conectar todas as ventoinhas ao controlador. Penso que mais vale ter todas funcionando a 30% do que 4 funcionando a 20% e uma que flutua entre 20 e 40%. 

 

Pensando bem, é mesmo. Vou colocar essa ventoinha também no controlador. Obrigado pela ajuda!

 

Fique com Deus!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...