Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congelando, HD com 1 bad block


Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Galera, meu computador esta congelando já faz uns 5 meses, possuo ele faz uns 3 a 4 anos e nunca me apresentou problemas, nestes meses ele congela em jogos.
 
i7 3770
2x 4Gb 1600Mhz Corsair
fonte 750w Corsair
placa de video onboard
HDD 1Tb Seagate
Windows 10 Pro (Windows 8.1 também congelava, feito formatação limpa)
 
No inicio achei que fosse temperatura pois chegava a 60~70º em estresse, comprei a pasta termica X1 Extreme da Cooler Master e diminuiu a temperatura de estresse para 50~60.
 
Aparentemente o problema foi resolvido, porém voltou a aparecer esta semana, achando que fosse a temperatura (até por causa de lentidão), me sanseie  comprei um seidon 120m (watter cooler), temperatura em estresse agora fica em 30~35º.
 
problema persiste, atualizei os drivers de video, bios, audio e problema persiste.
 
olhando o registro do windows, ele mostra erro critico ID: 41 Kernel. nos horários pós inicialização, ele mostra vários erros dizendo que o HD esta danificado, passei o HD Tune e consegui estes resultados, será este o problema do congelamento de meu PC?
 
O computador fica extremamente lento ao iniciar novamente parecendo um Celeron com baidu, depois de 5 a 10 minutos, volta ao normal.

post-776850-0-83127400-1447439133_thumb.

post-776850-0-55268000-1447439135_thumb.

post-776850-0-75871200-1447439137_thumb.

post-776850-0-06831900-1447439139_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta é a quantidade de erros que e gerado ao iniciar o sismeta após o congelamento. Um que achei estranho é o que esta selecionado, uma modificação de Kernel pelo app de segurança do banco... o erro que está na primeira linha, incidado com uma seta, mostra a hora do travamento, que foi as 21:13:00, será que tem algo a ver com isso?


Obrigado pela ajuda, instalei o HDSentivel e ele me retornou os seguinter dados em anexo.

 

esqueci de mensionar que fiz os testes de ram rambém pelo memtest em 3 cicloos e não acusou nada.

 

post-776850-0-65803400-1447439961_thumb.

post-776850-0-14086500-1447439965_thumb.

post-776850-0-38280400-1447440993_thumb.

post-776850-0-92515700-1447440994_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Lima de Carvalho sinceramente muitos membros tem 

reclamado de travamentos por causa destes malditos programas de segurança de 

bancos, malfeitos. 

 

Quanto ao setor defeituosos do seu HD que apareceu no HD TUNE. 

Use o HDD REGENERATOR PRO para bloquear este setor ruim do HD. 

 

Depois de passar o programa no setor defeituoso, e o travamento persistir. É mais 

que recomendável formatar o sistema. Pois estes programas de bancos, costuma 

detonar o Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Lima de Carvalho sinceramente muitos membros tem 

reclamado de travamentos por causa destes malditos programas de segurança de 

bancos, malfeitos. 

 

Quanto ao setor defeituosos do seu HD que apareceu no HD TUNE. 

Use o HDD REGENERATOR PRO para bloquear este setor ruim do HD. 

 

Depois de passar o programa no setor defeituoso, e o travamento persistir. É mais 

que recomendável formatar o sistema. Pois estes programas de bancos, costuma 

detonar o Windows.

 

Esses programas de segurança pra banco realmente são uma desgraça! 

Bem lembrado, HDD Regenerator pode resolver o problema dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu no seu caso Compraria Outro HD Infelizmente eu tinha um HD seagate de 500GB do nada ele começou a ficar muito lento eu achei que era sistema formatei tudo bonitinho mesma coisa lento de mais travava nos jogos (congelava a tela e nao fazia mais nada) e dava tela azul as vezes testei no HD tune nao gerou nenhum erro so esses alertas amarelo nao lembro qual mas era apenas 1 alerta em amarelo mas mesmo assim lento de mais passei zerofill 2 vezes passei tudo que é programa de regenerar HD nada Comprei ja faz uns 3 messes um HD novo acabou computador Normal de novo e o outro HD até hoje coloco no HD tune e não gera nenhum erro HD mas já formatei ele varias vezes achando que era sistema e ficava muito lento. assim cara melhor trocar e fazer backup pra não correr risco de perder os seus arquivos aqui onde trabalho entra muito HD de notebook com estes alertas em amarelo as vezes nem tem erro mas so com estes alertas troco pro cliente o computador resolve problemas que tinha de lentidão 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que estão tentando ajudar a resolver o problema. Hoje pela fui jogar e depois de 30 minutos acorreu o problema, ao iniciar novamente muito lento, depois de 5 minutos ele dá tela azul informando erro DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL (storahci.sys)

 

vou dar uma procurada na net qual o problema e já retorno o o ocorrido, valeu galera!

 

 

[edit] Verifiquei na internet e o erro pode ser de drivers, ao atualizar novamente o driver de chipset, ocorreu outra tela azul com o erro: MEMORY_MANAGEMENT

 

Estou reinstadando os drivers novamente, mas já estou começando a achar que não é o HD...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que estão tentando ajudar a resolver o problema. Hoje pela fui jogar e depois de 30 minutos acorreu o problema, ao iniciar novamente muito lento, depois de 5 minutos ele dá tela azul informando erro DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL (storahci.sys)

 

vou dar uma procurada na net qual o problema e já retorno o o ocorrido, valeu galera!

 

 

[edit] Verifiquei na internet e o erro pode ser de drivers, ao atualizar novamente o driver de chipset, ocorreu outra tela azul com o erro: MEMORY_MANAGEMENT

 

Estou reinstadando os drivers novamente, mas já estou começando a achar que não é o HD...

recomendo que realize a limpeza dos contatos de sua memória RAM. 

Sabe fazer isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

recomendo que realize a limpeza dos contatos de sua memória RAM. 

Sabe fazer isto?

 

Sim, fiz o teste de memória pelo memtest e limpei os contatos, coloquei um estabilizador e o problema persiste...

 

[EDIT] o que sempre reparo, é que ao travar, quando olho nos logs, ele mostra uma atualização de kernel, mas desta vez não foi o app do banco... é normal essas atualizações de kernel!?

 

Foi instalado um serviço no sistema

Nome do Serviço: ArdDrv

Nome do Arquivo de Serviço: C:\WINDOWS\SysWOW64\Drivers\ArdDrv.sys

Tipo de Serviço: driver de modo kernel

Tipo de Início de Serviço: iniciar demanda

Conta de Serviço:

 

 

ID:7045​

 

[EDIT] Este evento é da minha placa mãe, então parece normal...​

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gustavo Lima de Carvalho.

 

Quanto ao setor com defeito os colegas acima já disseram tudo. Só gostaria de acrescentar algumas coisas ao que os colegas já mencionaram.

 

O "Spin Retry Count" (Contagem da repetição de rotação). É a contagem das tentativas de reiniciar a rotação do HD. Este atributo armazena o total de rotações que o HD faz para alcançar a velocidade operacional (sob a condição de que a primeira tentativa não foi bem sucedida). Um aumento do valor desse atributo é um sinal de problemas no subsistema de disco rígido mecânico.

 

Isso demonstra que seu HD tem a possibilidade de ter uma falha mecânica muito em breve, sugiro fazer backup de seus arquivos, caso ainda não tenha, e periodicamente faça um diagnóstico de seu HD para ver se a contagem aumenta.

 

Espero ter sido útil.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, fiz o teste de memória pelo memtest e limpei os contatos, coloquei um estabilizador e o problema persiste...

 

[EDIT] o que sempre reparo, é que ao travar, quando olho nos logs, ele mostra uma atualização de kernel, mas desta vez não foi o app do banco... é normal essas atualizações de kernel!?

 

Foi instalado um serviço no sistema

Nome do Serviço: ArdDrv

Nome do Arquivo de Serviço: C:\WINDOWS\SysWOW64\Drivers\ArdDrv.sys

Tipo de Serviço: driver de modo kernel

Tipo de Início de Serviço: iniciar demanda

Conta de Serviço:

 

 

ID:7045​

 

[EDIT] Este evento é da minha placa mãe, então parece normal...​

sua fonte não precisa de estabilizador. Isso detona a fonte. Segue 

o vídeo explicativo do fórum. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque os dois cabos do seu HD (sinal e energia) por cabos novos.

 

Baixe o HDLLF Tool: http://hddguru.com/software/HDD-LLF-Low-Level-Format-Tool/HDDLLFsetup.4.40.exe

Faça uma formatação completa do HD (vai "apagar" tudo o que está no hd, inclusive os bad-blocks).

Se o problema não voltar, está resolvido, se voltar troque o hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá Gustavo Lima de Carvalho
 
O "Spin Retry Count" (Contagem da repetição de rotação). É a contagem das tentativas de reiniciar a rotação do HD. Este atributo armazena o total de rotações que o HD faz para alcançar a velocidade operacional (sob a condição de que a primeira tentativa não foi bem sucedida). Um aumento do valor desse atributo é um sinal de problemas no subsistema de disco rígido mecânico.

 

Bom dia, eu havia pesquisado na internet antes de postar aqui sobre este atributo, eu só não sei o que significa cada valor, ex: qual o numero ideal que deve ficar para considerar saudável (sei que 0 é o ideal, mas considerando algumas falhas, qual você acha que seria o ideal?). Sobre backup, já tenho tudo na nuvem :)

 

 

sua fonte não precisa de estabilizador. Isso detona a fonte. Segue 

o vídeo explicativo do fórum. 

 

 

Hum... Entendi... na verdade eu nunca usei, tinha um estabilizador industrial aqui mas nunca usei, coloquei ele porque vi um cara com o mesmo problema e ele colocou um filtro de linha e resolveu, por isso fiz o teste, vou estar removendo ele então, valeu!

 

Troque os dois cabos do seu HD (sinal e energia) por cabos novos.

 

Baixe o HDLLF Tool: http://hddguru.com/software/HDD-LLF-Low-Level-Format-Tool/HDDLLFsetup.4.40.exe

Faça uma formatação completa do HD (vai "apagar" tudo o que está no hd, inclusive os bad-blocks).

Se o problema não voltar, está resolvido, se voltar troque o hd.

 

Não havia pensado na troca dos cabos... vou trocar o cabo sata e energia e fazer o teste, caso não resolva, vou fazer formatação completa mesmo e depois volto a reportar.

 

valeu a todos!

 

Como vou demorar um pouco para fazer os testes por conta de tempo, peço aos moderadores não fecharem o tópico, até o dia 22/11/15 estarei voltando ao tópico com os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Lima de Carvalho

"Não havia pensado na troca dos cabos... vou trocar o cabo sata e energia e fazer o teste, caso não resolva, vou fazer formatação completa mesmo e depois volto a reportar."

Geralmente o atributo "Spin Retry Count", em hd's relativamente novos e sem defeitos físicos(entenda-se "relativamente novos" como tempo de serviço muito abaixo do MTBF especificado pelo fabricante) é causado por mau contato nos cabos.

Lembrando que a formatação deverá ser feita com a ferramenta que indiquei e não com o formatador normal do Windows.

Esse tipo de formatação especial é chamado de "formatação de baixo nível" e consiste em sobrescrever todos os espaços do hd com zeros, deixando o hd 100% limpo, como saiu da fábrica.

Depois, você terá que reiniciar o PC, particionar e fazer uma formatação normal do hd.

Como opção, você poderá já reiniciar o pc pela mídia de instalação do windows e deixar que o processo de instalação realize essas duas últimas etapas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou estar verificando a chave do meu Windows e a mídia de instalação, vou colocar o HDD como secundario em outro computador e fazer a formatação em baixo nível, logo após irei fazer a instalação do windows pela mídia.

 

como sei que é demorado e não vou conseguir fazer todos estes passos e testar em um dia, vou estar dando o retorno fim de semana. Muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, eu havia pesquisado na internet antes de postar aqui sobre este atributo, eu só não sei o que significa cada valor, ex: qual o numero ideal que deve ficar para considerar saudável (sei que 0 é o ideal, mas considerando algumas falhas, qual você acha que seria o ideal?). Sobre backup, já tenho tudo na nuvem :)

 

 

 

Hum... Entendi... na verdade eu nunca usei, tinha um estabilizador industrial aqui mas nunca usei, coloquei ele porque vi um cara com o mesmo problema e ele colocou um filtro de linha e resolveu, por isso fiz o teste, vou estar removendo ele então, valeu!

 

 

Não havia pensado na troca dos cabos... vou trocar o cabo sata e energia e fazer o teste, caso não resolva, vou fazer formatação completa mesmo e depois volto a reportar.

 

valeu a todos!

 

Como vou demorar um pouco para fazer os testes por conta de tempo, peço aos moderadores não fecharem o tópico, até o dia 22/11/15 estarei voltando ao tópico com os resultados.

 
Olá Gustavo Lima de Carvalho.
 
No caso deste atributo, o número saudável não pode ultrapassar o valor do "threshold". No printcreen que você postou o valor do "threshold" era 97, e o valor corrente/atual era 100, ou seja, já havia passado do limite, por isso o aviso de atenção.
 
Abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HD tune apenas marca o bad block como hd regenerator ele não corrige erros no Windows. Passe o chkdsk /f /r no seu HD, se persistir formata ele.

Não é bem assim.

O HDTune faz o "ERASE" geral (preenchimento 100% com zeros ou formatação de baixo nível).

É a única forma 100% garantida de eliminar os badblocks, mas não garante que o HD vai ficar bom.

Se for defeito lógico resolve, se for físico não resolve.

De dentro do próprio Windows não se consegue eliminar os badblocks do hd.

Existe opção de outra ferramenta, caso a versão do seu HDTune seja um trial vencido e com as funções "capadas".

http://hddguru.com/software/HDD-LLF-Low-Level-Format-Tool/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Galera, troquei o cabo Sata e parou o congelamento, ainda acusa o badblock e os erros, porém estou providenciando um SSD também, obrigado a todos que ajudaram!  :)

Que bom que deu certo, mas voce também pode eliminar os erros de gravação causados pelo mau contato do cabo sata, da forma como eu expliquei acima. E depois poderá usar esse hd para backup do sistema e/ou armazenamento de arquivos pessoais.

Se ajudou clique em "Curtir", se considerar resolvido, clique também em "Resolvido".

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!