Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, sou novo aqui no fórum e vim postar a minha dúvida, e, como eu disse, sou novo e caso eu esteja postando na área errada por favor algum mod/admin me corrija.

Seguinte galera,vou trocar de computador e escolhi os seguintes hardwares para monta-lo:

Placa Mãe ASUS H81M-C SOCKET 1150 (MATX)

Processador Intel Core i3 4160 3.6GHz 3MB Cache

Nvidida GeForce GTX 760 da Zotac

Fonte de Alimentação CORSAIR CX500W

HD 500GB (do PC atual)

Memória RAM de 8GB (do PC atual)

Bem, gostaria de saber se essas configurações de hardware pode causar muito "gargalo" em jogos da ultima geração (tais como ARK, Rust, GTA V, etc..)

E aproveitando o tópico, tenho visto algumas CPUs com o socket descrito como 1150P, gostaria de saber se é a mesma coisa que o 1150 ou se é outro tipo de socket mesmo.
Obrigado pela atenção.

Postado

Qual o máximo que pretende gastar?

1150P deve ser a mesma coisa que 1150.

Sobre a configuração, quanto pretende gastar? Vai pagar à vista?

Pelos preços que encontrei em lojas físicas e virtuais,saíria por menos de R$2500,00

Postado

Olá, sua memória presumo que seja ddr3, qual o barramento?

Pergunto porque meu filho também quer montar um PC e procurou preços e ele achou melhor custo benefício um processador i5 do que o i3, sem dúvida muito melhor e também bem mais barato que um i7 cujo a diferença de ganho seria pouca coisa, porém custa bem mais caro.

Postado

Pergunto porque meu filho também quer montar um PC e procurou preços e ele achou melhor custo benefício um processador i5 do que o i3, sem dúvida muito melhor e também bem mais barato que um i7 cujo a diferença de ganho seria pouca coisa, porém custa bem mais caro.

Sim, minha memória é DDR3, em relação ao i5 e ao i3, dependendo da geração do CPU nao há muita diferença pelo que pesquisei anteriormente.

Mas dependendo claro da placa de video, se for como uma Titan X um i7 top de linha é o mais apto para aguenta-lo

Sim, minha memória é DDR3, em relação ao i5 e ao i3, dependendo da geração do CPU nao há muita diferença pelo que pesquisei anteriormente.

Mas dependendo claro da placa de video, se for como uma Titan X um i7 top de linha é o mais apto para aguenta-lo

Será que não dá pra encaixar uma GTX 960? É melhor, mais econômica e mais recente que GTX 760. Com ela também dá pra pegar CX430.

Vou pesquisar alguns benchmarks com a GTX 960, a minha preferência pela GTX 760 foi o fato dela ter 256bits, e haviam me dito que influencia muito no desempenho.

Postado

Bem é como os amigos perguntaram: Quanto quer gastar, se tem para um i7 é lógico não tem nem dúvida, so disse que meu filho achou melhor o i5 do que o i3 e a geração que ele viu foi 4ª.

Postado

Bem é como os amigos perguntaram: Quanto quer gastar, se tem para um i7 é lógico não tem nem dúvida, so disse que meu filho achou melhor o i5 do que o i3 e a geração que ele viu foi 4ª.

Depende também do modelo do i5, alguns modelos do i3 são bem melhores que alguns dos i5.

um site bom para fazer comparativos de CPUs que eu recomendo é o cpuboss.com

• Membro VIP
Postado

Depende também do modelo do i5, alguns modelos do i3 são bem melhores que alguns dos i5.

um site bom para fazer comparativos de CPUs que eu recomendo é o cpuboss.com

Nenhum modelo de I3 é melhor que que um modelo de I5 de mesma geração. o CPUboss é um péssimo site de comparação, ele não mede o desempenho do processadores e sim os números das especificações. Estes números nem sempre refletem o desempenho real, pois o que mais influencia é a tecnologia e arquitetura do processador.

• Curtir 4
Postado

Nenhum modelo de I3 é melhor que que um modelo de I5 de mesma geração. o CPUboss é um péssimo site de comparação, ele não mede o desempenho do processadores e sim os números das especificações. Estes números nem sempre refletem o desempenho real, pois o que mais influencia é a tecnologia e arquitetura do processador.

Nesse caso qual i5 da 4ª geração você me recomendaria? Com um bom custo/benefício que seja apto para processar uma placa de video potente

• Coordenador
Postado

Nesse caso qual i5 da 4ª geração você me recomendaria? Com um bom custo/benefício que seja apto para processar uma placa de video potente

O mais barato. Qualquer um deles funcionará perfeitamente mesmo com placas topo de linha.

Vou pesquisar alguns benchmarks com a GTX 960, a minha preferência pela GTX 760 foi o fato dela ter 256bits, e haviam me dito que influencia muito no desempenho.

A GTX 760 é mais fraca que a GTX 960. A diferença é notável. E NUNCA compare componentes de computador batendo olho em especificações. São arquiteturas diferentes, tecnologias diferentes. Especificação não significa nada. Tem que ver desempenho real.

• Curtir 2
Postado

É isso mesmo que a galera disse aí. A GTX 760 é da geração passada, a arquitetura é inferior a da GTX 960. Atualmente a diferença entre elas não é tão grande (no DirectX 11), mas nos benchmarks com DirectX 12, a diferença entre elas é ainda maior, a GTX 960 supera até GTX 780 (segundo alguns sites).

• Curtir 1
Postado

É isso mesmo que a galera disse aí. A GTX 760 é da geração passada, a arquitetura é inferior a da GTX 960. Atualmente a diferença entre elas não é tão grande (no DirectX 11), mas nos benchmarks com DirectX 12, a diferença entre elas é ainda maior, a GTX 960 supera até GTX 780 (segundo alguns sites).

Pesquisei mais e me decidi a trocar a GTX 760 pela 960, também andei pesquisando mais e vi que o processador AMD FX-8320E tem um ótimo custo/beneficio de acordo com análises, e uma grande quantidade de núcleos...

seria ele melhor que um i5 4440? Valeria mais a pena? e ele junto com a 960 trabalhariam sem gargalos?

Postado

Lembre-se que com o AMD, você tem que rever a Placa-Mãe, Não conheço os Processadores atuais da AMD, mas dizem que os Octa core valem à pena. Meu PC é antigo AMD Athlon 7750 Black dual core 2.7Ghz, na época que montei, muito melhor que Intel, dizem que em Overclock chega até 3,5Ghz, mas não me atrevi e deixei em 3.0Ghz, Placa Asus DDR2 2GB Kingston e funciona bem, como não uso para jogos, pro básico serve, só precisava colocar mais 2GB de memória. Acho uma boa AMD.

Postado

Lembre-se que com o AMD, você tem que rever a Placa-Mãe, Não conheço os Processadores atuais da AMD, mas dizem que os Octa core valem à pena. Meu PC é antigo AMD Athlon 7750 Black dual core 2.7Ghz, na época que montei, muito melhor que Intel, dizem que em Overclock chega até 3,5Ghz, mas não me atrevi e deixei em 3.0Ghz, Placa Asus DDR2 2GB Kingston e funciona bem, como não uso para jogos, pro básico serve, só precisava colocar mais 2GB de memória. Acho uma boa AMD.

A primeira coisa que pesquisei quando pensei no AMD era a compatibilidade com a placa-mãe. O fato dele ser Octa-Core me deixou bem inclinado a escolhe-lo para assim usar várias aplicações ao mesmo tempo, mas como meu objetivo de montar o computador é para jogos eu não sei se ele irá dar gargalos com a GTX 960 nos jogos que tenho.

Fiz uma tabela de preços com um computador Intel e AMD e obtive diferenças bem relevantes:

Computador com processador Intel:  R$ 2525,00

Computador com processador AMD: R$ 2330,00

• Coordenador
Postado

Fiz uma tabela de preços com um computador Intel e AMD e obtive diferenças bem relevantes:

Computador com processador Intel:  R$ 2525,00

Computador com processador AMD: R$ 2330,00

E quais seriam as configurações de ambos?

Postado

E quais seriam as configurações de ambos?

Computador Intel:

Processador Intel Core i5 4440 3.1GHz 6MB Cache

Placa Mãe ASUS H81M-A Socket 1150

Placa de Video GTX 960 2GB MSI

Fonte POWERX PX 500W REAIS

Computador AMD:

AMD FX-8320E 3.5GHz 16MB Cache

Placa Mãe ASUS M5A78L Socket AM3+

• Coordenador
Postado

Computador Intel:

Processador Intel Core i5 4440 3.1GHz 6MB Cache

Placa Mãe ASUS H81M-A Socket 1150

Computador AMD:

AMD FX-8320E 3.5GHz 16MB Cache

Placa Mãe ASUS M5A78L Socket AM3+

Essa fonte é um produto bomba e essa placa-mãe não é adequada ao processador AMD. Para o FX-8320E, você precisa de placas-mãe chipset 970 ou 990. Refaça a configuração e as contas considerando isso. 

• Curtir 1
Postado

Essa fonte é um produto bomba e essa placa-mãe não é adequada ao processador AMD. Para o FX-8320E, você precisa de placas-mãe chipset 970 ou 990. Refaça a configuração e as contas considerando isso. 

Vou procurar uma placa-mãe de baixo custo adequada para o FX-8320E

Enquanto a fonte,a que eu havia falado no inicio do tópico, a CORSAIR CX500W seria um bom produto para essas configurações?

• Coordenador
Postado

Vou procurar uma placa-mãe de baixo custo adequada para o FX-8320E

Enquanto a fonte,a que eu havia falado no inicio do tópico, a CORSAIR CX500W seria um bom produto para essas configurações?

Sim, a CX-500 é ótima.

Postado

@nandord91,a Corsair Cx500W é a melhor fonte para configuraçãos de PC,isto porque além da qualidade ela se encaixa em quase todas as configurações de uma só VGA.

Mas voce pode pegar outras fontes de qualidade se o preço for mais em conta,tem que cavar.

Não existe placa AMD 970 barata,as que tinham já compraram,mas se tem grana pega essa que é mais em conta:

https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-amd.html

452 reais,a mobo de 399 acabou.

Ponha um FX 6300 no lugar do 8320e,que é jogos é a mesma coisa:

http://www.kabum.com.br/produto/35565/processador-amd-fx-6300-black-edition-cache-8mb-3-5ghz-am3-fd6300wmhkbox

486 reais e use memórias de 1866mhz,para não perder desempenho.

http://www.kabum.com.br/produto/50780/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-1866mhz-ddr3-cl10-dimm-red-series-hx318c10fr-8

300 reais  mas no mercado Livre é mais barato.

Se não der para ir com 6300 então vai com o I3 que depois voce pode trocar para um I5,com esta placa mãe:

http://www.kabum.com.br/produto/52917/placa-mãe-msi-micro-atx-p-intel-lga-1150-guard-pro-h97m-g43-box-

357 reais,placa boa chipset H97 ideal  para voce.

https://www.guerradigital.net/processadores/intel/soquete-1150/intel-core-i3-4150-haswell-3-5ghz-lga-1150-54w-dual-core-intel-hd-graphics-4400-oem-s-cooler-cm806401483643.html

540 reais SEM COOLER,mas voce pode comprar uma barato:

http://www.kabum.com.br/produto/33609/coolermaster-cooler-blizzard-t2-p-processador-amd-intel-rr-t2-22fp-r1

74 reais e serve para o próximo processador que voce comprar ou pega um genérico padrão:

http://www.kabum.com.br/produto/35218/deepcool-cooler-p-processador-intel-alta-9-lga1155-1156-775

20 reais.

Com Intel use memorias de 1600 que é padrão.

Boa sorte!

• Curtir 1
Postado

@nandord91,a Corsair Cx500W é a melhor fonte para configuraçãos de PC,isto porque além da qualidade ela se encaixa em quase todas as configurações de uma só VGA.

Mas voce pode pegar outras fontes de qualidade se o preço for mais em conta,tem que cavar.

Não existe placa AMD 970 barata,as que tinham já compraram,mas se tem grana pega essa que é mais em conta:

https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-amd.html

452 reais,a mobo de 399 acabou.

Ponha um FX 6300 no lugar do 8320e,que é jogos é a mesma coisa:

http://www.kabum.com.br/produto/35565/processador-amd-fx-6300-black-edition-cache-8mb-3-5ghz-am3-fd6300wmhkbox

486 reais e use memórias de 1866mhz,para não perder desempenho.

http://www.kabum.com.br/produto/50780/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-1866mhz-ddr3-cl10-dimm-red-series-hx318c10fr-8

300 reais  mas no mercado Livre é mais barato.

Se não der para ir com 6300 então vai com o I3 que depois voce pode trocar para um I5,com esta placa mãe:

http://www.kabum.com.br/produto/52917/placa-mãe-msi-micro-atx-p-intel-lga-1150-guard-pro-h97m-g43-box-

357 reais,placa boa chipset H97 ideal  para voce.

https://www.guerradigital.net/processadores/intel/soquete-1150/intel-core-i3-4150-haswell-3-5ghz-lga-1150-54w-dual-core-intel-hd-graphics-4400-oem-s-cooler-cm806401483643.html

540 reais SEM COOLER,mas voce pode comprar uma barato:

http://www.kabum.com.br/produto/33609/coolermaster-cooler-blizzard-t2-p-processador-amd-intel-rr-t2-22fp-r1

74 reais e serve para o próximo processador que voce comprar ou pega um genérico padrão:

http://www.kabum.com.br/produto/35218/deepcool-cooler-p-processador-intel-alta-9-lga1155-1156-775

20 reais.

Com Intel use memorias de 1600 que é padrão.

Boa sorte!

Pelo fato de nao háver mobo de chipset 970 com preço baixo,optei pela Intel mesmo, e em relação as compras eu vou faze-las em lojas fisicas que tem um preço similar as da Kabum.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

A melhor configuração postada até agora foi a do I5 4xxx + H81, vou explicar o por que.

Os jogos usam poucos cores de um processador, geralmente 2 e os jogos mais recentes 4. Por isso não vale muito a pena colocar um processador AMD, pois eles tem muitos cores no entanto todos esse núcleos não são utilizados. Além disso a Intel tem menos núcleos e seus núcleos são mais potentes. A AMD tem mais núcleos e menos potentes. Então como os jogos usam pouco núcleos é melhor escolher aquela configuração com os núcleos mais fortes. Vá de Intel.

Também não vale a pena colocar um I3 no lugar de um I5. O I5 tem 4 núcleos reais enquanto o I3 só tem 2 e usa a tecnologia de hyper thread para simular mais dois. Ou seja tem 2 núcleos e 4 threads e o I5 4 núcleos e 4 threads. Um I3 custa na faixa de 650 e um I5 uns 920, são uns 280 de diferença no preço, porém o desempenho do I5 é bem superior, vale muito a pena pagar essa diferença de preco.

A CX500W é uma boa fonte, pode ir nela sem medo.

Postado

A melhor configuração postada até agora foi a do I5 4xxx + H81, vou explicar o por que.

Os jogos usam poucos cores de um processador, geralmente 2 e os jogos mais recentes 4. Por isso não vale muito a pena colocar um processador AMD, pois eles tem muitos cores no entanto todos esse núcleos não são utilizados. Além disso a Intel tem menos núcleos e seus núcleos são mais potentes. A AMD tem mais núcleos e menos potentes. Então como os jogos usam pouco núcleos é melhor escolher aquela configuração com os núcleos mais fortes. Vá de Intel.

Também não vale a pena colocar um I3 no lugar de um I5. O I5 tem 4 núcleos reais enquanto o I3 só tem 2 e usa a tecnologia de hyper thread para simular mais dois. Ou seja tem 2 núcleos e 4 threads e o I5 4 núcleos e 4 threads. Um I3 custa na faixa de 650 e um I5 uns 920, são uns 280 de diferença no preço, porém o desempenho do I5 é bem superior, vale muito a pena pagar essa diferença de preco.

A CX500W é uma boa fonte, pode ir nela sem medo.

Agora vendo sua assinatura, em relação ao CPU e GPU são idênticos aos de minha escolha (exceto a marca da GPU), quais jogos você tem? Em alguns deles já apresentou gargalo?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!