Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nikolas_Luan

Qual o valor de tensão de saída numa bateria recarregável de 5V dependendo da quantidade de energia armazenada que ela possui?!

Posts recomendados

Boa Noite Pessoal, estou montando um projeto de pesquisa no qual me deparei com uma situação que preciso manter 5V constante na saida da bateria, e assim que sua tensão começar a baixar preciso ligar outro circuito para poder recarregar e não deixar sua tensão diminuir, sendo assim tenho 2 perguntas:

 

1. Sei que a bateria estando ela 100% carregada oferece 5V em sua saída, mas quero saber até quantos por cento ela mantém esses mesmos 5V e o quanto sua tensão baixa?

 

2. Qual a melhor bateria recarregável que possa me oferecer um melhor desempenho no sentido de manter esses 5V o maximo que puder até que chegue a um menor valor em porcentagem de energia acumulada que ainda mantenha esses 5V, para que eu possa ligar o ciruito e carrega-la novamente?

 

Obs: O circuito que carrega a bateria possui tensão de saída de 6V, esses 6V é a tensão de entrada da bateria para carrega-la.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A melhor solução nesses casos dai é tomar uma bateria com tensão maior que os 5 Volts (digamos 12 Volts para exemplo) e rebaixar de modo estável (com CI por exemplo, LM317) para que entregue 5 Volts sempre que a bateria esteja de 7 a 12 Volts. Deixe a bateria variar sua tensão e regule ou estabilize a saída para a aplicação nos 5 Volts desejados..

 

Um segundo modo de operar isso dai é a partir de uma bateria de 3,7 Volts por exemplo ou de outra tensão qualquer, ajustar via regulador chaveado a saída para a tensão desejada, através desse regulador chaveado (em alta frequência) garantindo sempre a exata tensão necessária independentemente dos estado da bateria. A maioria dos dispositivos eletrônicos atuais operam desse modo..

  • Curtir 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Amigo, obrigado por me responder e desculpe a demora, foram dias corridos.. Então vou testar e te digo qualquer coisa, abraço e fica na paz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!