Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha rede fica caindo, ACESSO LIMITADO / OBTENDO ENDEREÇO IP


Ir à solução Resolvido por Rodrigo Salles,

Posts recomendados

Minha rede está configurada da seguinte maneira:
 

Temos um servidor DHCP e Firewall Endian que tem duas placas de rede, ele se conecta diretamente no modem e o outro cabo se conecta em um switch, deste switch está conectado um Roteador Intelbras WIN 240, e vários APs da TP-Link que está distribuindo o sinal wireless em outras salas via cabo. Está conectado também mais dois switchs que distribuem para duas salas de 20 computadores cada.

 

Alguma coisa na minha configuração está errada? Eu não sei o que eu faço, pois às vezes eu chego de manhã na empresa e a internet está normal, e aí com o tempo tudo começa a cair, inclusive os PCs cabeados, e aí eu retiro alguns PCs do switch e volta a funcionar, parece que algum equipamento não está aguentando.

 

Quando digo que a internet cai, o PC não consegue pegar nem endereço IP na rede, então não tem rede e nem internet, o computador retorna o endereço PIPA. E isso acontece tanto com os PCs cabeados e com os PCs que estão pegando sinal wireless.
 

Tentei resetar alguns APs e configurar novamente, e aí acontece de o PC do cliente não conseguir acessar a rede, mas depois no outro dia volta a acessar novamente, porque está havendo esse delay para funcionar as configurações? Alguma coisa parece estar gargalando o sistema mas eu não estou conseguindo identificar, alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a quantidade de endereços IPs disponíveis no seu servidor DHCP e o número máximo de clientes que se conectam em sua rede? Lembre-se que você tem vários APs, e que provavelmente deve ter vários celulares/tablets/notebooks que se conectam à sua rede e que você pode nem saber, principalmente se você nāo possuir nenhum controle de acesso à rede wireless...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu criei uma lista de concessão fixa no DHCP, quem está fora da lista não pode entrar na rede.

São ao todo +/- 80 dispositivos (PC, Notebook, Cel, Tablet, Impressora)

Ainda assim sobra bastantes IPs

-

-

Ontem eu fiz um teste, fui pingar diretamente do switch principal o meu DHCP server e estava dando 120ms de ping, por que tão lento? Talvez seja melhor formatar e reconfigurar toda a rede? Este Endian Firewall foi o antigo técnico que tinha configurado, ele já saiu da empresa. A única coisa que mexi desde então foi na lista de DHCP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, porque o endereço MAC do seu gadget não está liberado.

 

P. ex. se eu habilitei o IP 192.168.1.5 para o MAC Address A3:AB:CD:00:01:DC, creio que nenhum outro dispositivo pode pegar esse IP, ou eu estou errado? Supondo que a concessão dinâmica está desativada, é claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Hoje formatei o meu DHCP server com o Endian Firewall 3.0.5-beta1 e agora consegui colocar a rede pra funcionar :). O problema era realmente configuração do DHCP. Como não entendia muito como o antigo Endian estava configurado, foi bom ter formatado e configurado do zero, deu para aprender coisas novas, bem melhor ter o servidor configurado da sua maneira.

 

Obrigado pelo apoio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...