Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Tenho internet a cabo (ViaCabo - RJ) mas só tenho acesso através do cabo ethernet. É só conectar no pc e já entra na net. Estou tentando configurar uma rede wifi mas não estou tendo sucesso. Já li algumas coisas aqui e em outros lugares e nada do que tentei até o momento funcionou.

O cable modem é um Motorola SB5101N SurfBoard e o roteador é um ZTE ZXV10 W300 Series que "ganhei" quando fui assinante Velox.

Particularmente não conheço muito esse tipo de internet a cabo. Minhas outras internets eram ADSL.

Pelo o que li, as dificuldades de configuração tão relacionadas ao tipo de configuração do cable modem (Bridge ou Router) e se o roteador tem entrada WAN.

Queria saber, primeiramente, se é possível configurar uma conexão wifi usando esse roteador, tendo em vista que ele não aparenta ter uma entrada WAN (só tem uma entrada ethernet, não sei se seria o "ideal").

Se sim, alguém teria alguma ideia de como?

Se não, gostaria de uma indicação de roteador (bom e barato) em que seja possível configurar a rede.

Agradeço desde já.

Abraços

Postado

Bom dia, provavelmente esse roteador que você tem so funciona com a rede vinda direto de um cabo rj11 do telefone, ele precisaria de uma porta wan como você mesmo disse. Mas eu achei um vídeo no youtube onde um cara consegue configurar um roteador technicolor da velox como distribuidor wifi de um modem que ele tinha. Bom se ele conseguiu quer dizer que é possível sim.  

Mas se mesmo assim você não conseguir, eu sugiro que compre um Dlink DI-524 ou um Tp-Link wn740n são ótimos roteadores wifi, com um bom preço. 

Postado

@Rafa_so91

Então, cheguei em casa agora a pouco, liguei o roteador, e a internet tava funcionando "normal". Meu pc pegou um IP automaticamente e tava de boa. Daí, deu uma travada aqui e quando reiniciei o PC a rede estava limitada, sem acesso a internet.

Tentei o procedimento que você postou aí em cima, mas não funcionou não.

Aí fiquei tentando descobrir o que tinha acontecido de ontem para hoje para a wifi ter funcionado por um tempo. Desliguei o modem e o roteador, esperei alguns minutos e liguei os dois de novo e funcionou novamente a wifi no PC. Dessa vez como meu PC não travou, ainda tá funcionando. Só que não consigo acessar a wifi por nenhuma outro dispositivo (celular, tv, etc). No celular, por exemplo, fica em loop no Obtendo endereço de IP.

O vídeo de certa forma explica o que ta acontecendo comigo. Apesar de ter configurado aqui com DHCP desligado, meu pc obteve um endereço IP automaticamente. O que não entendo é por que se eu reiniciar o PC, eu não tenho mais acesso a internet.

Enfim, ter como conectar tem. Da forma que eu fiz, tá funcionando temporariamente e me serve de quebra-galho para não ficar refém do tamanho do meu cabo ethernet. Entretanto, nos dias de hoje, rede Wifi em casa é essencial. Qualquer dispositivo faz uso da mesma.

A proposta do vídeo não funcionou pra mim porque não consigo colocar o IP do roteador próximo ao do modem. Quando faço isso, perco acesso a ele e acabo tendo que resetar. Confesso que não testei com os ips padrão, mas não acredito que iria funcionar.

De qualquer forma, mesmo que funcionasse percebi que para mim, não daria certo ter que configurar todos os dispositivos manualmente. Uma coisa é você configurar manualmente um computador ou até mesmo um tablet, que possuem plataformas mais amigáveis e já bem exploradas. Agora quando você precisa configurar celulares, impressora, televisão, acho complicado.

Por fim, minha sugestão para quem tiver o mesmo problema é comprar um roteador com entrada WAN. Pretendo fazer isso amanhã, um dos modelos que o @Rafa_so91 citou, e espero não ter nenhuma dificuldade pra instalar ele.

Assim que tiver novidades, volto aqui para postar se consegui e como fiz, para ajudar outras pessoas que possam vir a ter o mesmo problema.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...