Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

o ubuntu roda bem nos AMD?


erich8

Posts recomendados

roda tranquilo, alias o linux nesse aspecto é bom por causa disso, roda em computadores com menos recursos de forma tão boa quanto fossem num pc de ultima geração....

 

 

nao se baseie apenas em informacao de sites, o fato de citarem apenas o windows e suas versões é meramente comercial, ja que quem compra na maioria esmagadora dos casos so utilizam o windows mesmo.. mas outros sistemas sao plenamente compativeis e aptos a serem usados tb

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, dependendo da distro linux q você optar, nem isso vai ter problemas.. hj em dia as coisas sao muito facilitadas, eu usei linux há 8 anos num pc amd com video onboard e tudo pegava.. na epoca, usava ubuntu mesmo.. mas rodei linux mint tb, debian, eu NUNCA tive problemas com drivers de video.. a unica coisa q eu realmente tive um entrave a mais foi com relação a drivers de placa de wifi, tirando isso sempre foi tranquilo usar linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Franklin Clinton Roudsward disse:

Roda bem , o único problema do Linux é os drivers de vídeo

ai s você terá problemas ...

@Franklin Clinton Roudsward Isso não existe mais. Até mesmo os drivers OpenSource da AMD, que até pouco tempo atrás eram conhecidos por não serem tão bons quanto o Catalyst (proprietário), estão com desempenho melhor que o Catalyst.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Franklin Clinton Roudsward Os drivers da NVIDIA pra Linux são praticamente iguais em desempenho aos drivers pra Windows. Já os drivers OpenSource para a NVIDIA podem não ser tão bons dependendo da placa. Mas é difícil achar alguém que tenha placa NVIDIA potente e queira manter um sistema completamente GNU. Geralmente quem tem hardware MID pra HIGH END vai pelo menos jogar com a Steam hehehehehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, erich8 disse:

no site do vendedor diz assim;
Sistemas Operacionais suportados:

Windows 8/ 7/ Vista/ XP

alguem aqui usa linux no AMD?

 

   marketing.... apenas Marketing -  Capitalismo.

   Dificilmente irás ver no manual de um equipamento ( desktop, Notebook, etc..) a afirmação de compatibilidade com Linux. ( tudo gira em torno de Interesses)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sou usuário médio do Lubuntu, consigo mexer e tal, mas não sou entusiasta de saber comandos e configurações avançadas.

 

Gosto do Linux por ser gratuito e ter um bom suporte, qualquer dúvida o tio google te dá muitas opções de resoluções do problema/duvida. 

 

Sobre os drivers, bem, tenho uma máquina dedicada ao projeto do folding@home, e já usei alguns setups e posso dizer que a Nvidia até o presente momento é a que tem melhores drivers para uso, tanto de programas como para jogos. 

 

O driver não oficial da AMD é melhor do que o proprietário para uso no dia a dia, mas ambos não são bons para jogar (experiencia própria e frustante). 

 

Vejo que adquiriu ou vai adquirir uma APU, pra linux, acho que será frustante para você se o intuito for jogos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, AmarildoJr disse:

@Franklin Clinton Roudsward Os drivers da NVIDIA pra Linux são praticamente iguais em desempenho aos drivers pra Windows. Já os drivers OpenSource para a NVIDIA podem não ser tão bons dependendo da placa. Mas é difícil achar alguém que tenha placa NVIDIA potente e queira manter um sistema completamente GNU. Geralmente quem tem hardware MID pra HIGH END vai pelo menos jogar com a Steam hehehehehe

@AmarildoJr Estava me referindo aos drivers da intel que é péssimo no Linux , e da nvidia não tive uma boa experiência não ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tinha uma HD7770 e pelejei para instalar os drivers manualmente (como disse, sou usuario médio) juro que tentei fazer o folding@home rodar (pois na época placas da AMD tinham um bônus em relação a Nvidias), consegui com muito custo instalar o catalyst com o driver de vídeo mais recente e fui tentar rodar alguns jogos da Steam e rodaram bem porcamente. Dai desisti, digo, deixei de lado o uso para programas e jogos e voltei ao driver não proprietario (acho que é o MESA) e só agora que voltei para a Nvidia.

 

*Bem, isso foi ano passado e inicio desse ano, mas estão dizendo que o tal crimson terá um suporte melhor para o linux. Agora é saber se é verdade ou só balela da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz Mas quando foi isso? Porque a mudança drástica ocorreu esse ano. Eu até tinha criado um tópico aqui sobre o desastre do Catalyst em OpenGL, tanto em Windows quanto pra Linux, mas ai a AMD virou o jogo.

 

O folding@home usa OpenCL? Porque se for, a AMD sempre foi melhor em OpenCL do que a NVIDIA. A minha R9 270X tem o mesmo desempenho que uma GTX 980Ti: https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd-catalyst-best&num=3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AmarildoJr , foi entre o ano passado e o inicio desse ano. Pelejei e muito para conseguir usar o catalyst de acordo com o driver mais recente para AMD, juro, não tive bons resultados no folding e em jogos. 

 

o folding não sei dizer se usa mais openCL, mas com o driver omega (14.alguma coisa) teve um incremento muito bom, chuto que um aumento no rendimento em torno de 20/30 % no windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!