Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Cara, o clock da GPU está travado em 300 e o da memoria em 150 e ela está com 83ºC, tem muita chance dela estar com defeito.

Veja se os fans estão realmente girando ou não, como o @GuilhermeGB disse eles estão com 428rpm mas no programa fala que eles estão a 71%, os dados estão inconsistentes.

Postado
9 minutos atrás, Felipe2310 disse:

FPS foi 7.4 ~ 9.7.

pc_2_2.jpg.76c6027ed8eebd18aa8aca572e889

Rapaz, o Fan Speed tava em 71% com 428RPM, esse valor é muito baixo. Ou é um erro de leitura ou a fan deve estar quebrada. Além disso está com o erro que lhe falei anteriormente, a memória está contantemente em 150MHz(deveria em pico 1200MHz) e o processador em 300MHz(Deveria em pico estar em 860MHz)

Se ainda quiser posso postar a outra solução, porém acho melhor você investigar a fan.

Postado

Eles só começam a girar quando atingem certa temperatura, normalmente eles ficam parados. Neste exato momento tanto o catalyst quanto o GPU-Z estão apontando 80% de uso do fan (90 RPM), mas ele está parado.

Postado
5 horas atrás, Ne0n disse:
5 horas atrás, Ne0n disse:

Outra alternativa seria trocar os clock das memórias e do processador da VGA manualmente.

Eu acho que você não entendeu, o problema primário é o superaquecimento, se a placa opera nessa condição o sistema de proteção do chipset é acionado derrubando os clocks para o menor valor de referência quando stock. -  De que adianta tentar burlar a proteção nativa do processador gráfico forçando uma frequência padrão sabendo que a placa está beirando os 100º? Se a placa está operando com alta taxa de dissipação térmica é preciso direcionar a atenção ao sistema de refrigeração, o mau funcionamento dele desencadeia a redução das frequências, o Thermal Throttling, ou Controle térmico. 

O usuário não tem que burlar a trava de segurança que impedi a subida do clock da memória e do chipset, se a placa está chegando aos 100º algo está errado, não é forçando o clock que você vai resolver o problema. 

Citação do autor do tópico:

Fiz os testes de temperatura e ela está na casa dos 75 graus sem nenhum jogo aberto e chega a 100 graus quando abro um jogo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

De acordo com o fan speed tanto do catalyst como do GPU Z dá pra notar que o problema é ele, por ele não estar funcionando de forma devida a placa está aquecendo demais e não esta entregando o desempenho corretamente. Verifique primeiro se os cabos do cooler da placa estão encaixados corretamente, tire o cabo e encaixe de novo. Aqui tem algumas imagens de onde eles ficam.

sapphire-radeon-hd-7850-oc-2gb.thumb.jpgmsihd7850-8b.thumb.jpg.bf7aa065162a74b8fIMG_6268.jpg.8813120c15043cc7a58adc0309b

Se isso não resolver o problema com os fans provavelmente só efetuando a troca dos mesmos.

A ideia seria usar tipo isso no lugar do atual.

KaBuM! - Cooler Universal DeepCool V2000 VGA 2x80mm Alúminio DP-VCH2-V2000

Postado

@Felipe2310 Cara , leva a placa até um técnico lá ele irá trocar a fan e vai sair barato , aconteceu o mesmo com meu primo ele levou até um técnico e ele só cobrou o valor da fan , simples :D !

Postado
20 minutos atrás, Dimitriusbueno disse:

Eu acho que você não entendeu, o problema primário é o superaquecimento, se a placa opera nessa condição o sistema de proteção do chipset é acionado derrubando os clocks para o menor valor de referência quando stock. -  De que adianta tentar burlar a proteção nativa do processador gráfico forçando uma frequência padrão sabendo que a placa está beirando os 100º? Se a placa está operando com alta taxa de dissipação térmica é preciso direcionar a atenção ao sistema de refrigeração, o mau funcionamento dele desencadeia a redução das frequências, o Thermal Throttling, ou Controle térmico. 

O usuário não tem que burlar a trava de segurança que impedi a subida do clock da memória e do chipset em razão do superaquecimento, se a plaaca está chegando aos 100º algo está errado, não é forçando o clock que você vai resolver o problema. 

Acho que você não entendeu meu ponto de vista.

Nas imagens que ele postou a placa está batendo 80ºC, e não 100ºC!!. A faixa de valor entre 70-80ºC é normal para qualquer placa de vídeo. Inclusive a TJ Max dessa placa é 105ºC.

Nenhuma placa reduz clock de memória/GPU quando chega a 70,nem a 80 graus. Os valores são reduzidos ao chegar próximo dos 90, pois estariam perto do TJ Max da placa onde as soldas começam a se desgastar.

Então não haveria motivo dos valores da GPU estarem em 300MHz e da memória em 150MHz em 70-80ºC. Todas as placas que tive/tenho mesmo chegando a 80, continuam com os valores normais, sem eu fazer nenhuma alteração.

Você deve ter visto o meu post por cima e se baseou pelo que ele disse no primeiro post. E não deve ter prestado atenção nas imagens do rapaz.

Postado
38 minutos atrás, Ne0n disse:

Acho que você não entendeu meu ponto de vista.

Nenhuma placa reduz clock de memória/GPU quando chega a 70,nem a 80 graus. Os valores são reduzidos ao chegar próximo dos 90, pois estariam perto do TJ Max da placa onde as soldas começam a se desgastar.

A temperatura máxima de operação da maioria dos processadores gráficos ultrapassa os 100º e o chipset tem capacidade de operar em uma faixa abrangente de dissipação térmica, boa parte das placas atuais ativam o Thermal Throttling antes de atingir os 85º, a solda BGA presente no PCB é sensível a elevação de temperatura e não é preciso chegar nos 100º graus para desencadear o surgimento de microfissuras nas esferas. Esse é o principal problema relacionado ao retorno de peças ao RMA das fabricantes, por isso as empresas que abocanham a maior parte desse mercado investem tanto em sistemas proprietários de refrigeração, se não houvesse problema com uma placa operando aos 85º porque eu preciso investir em um sistema de arrefecimento que me permita não chegar sequer aos 80º?

38 minutos atrás, Ne0n disse:

Nas imagens que ele postou a placa está batendo 80ºC, e não 100ºC!!. A faixa de valor entre 70-80ºC. Nenhuma placa reduz clock de memória/GPU quando chega a 70,nem a 80 graus. Os valores são reduzidos ao chegar próximo dos 90, pois estariam perto do TJ Max da placa onde as soldas começam a se desgastar.

Então não haveria motivo dos valores da GPU estarem em 300MHz e da memória em 150MHz em 70-80ºC. Todas as placas que tive/tenho mesmo chegando a 80, continuam com os valores normais, sem eu fazer nenhuma alteração.

Na imagem postada ela está na casa dos 80º mas não é possível saber se ela não ultrapassou esse valor anteriormente e com a redução de clock caiu para esse patamar. Se o clock em full load de determinada placa é 1000Mhz e o Thermal Throttling é ativado quando a temperatura alcança os 83º a frequência padrão cairá durante um tempo até que a temperatura estabilize para depois o clock voltar ao valor normal, ele disse que a placa chega aos 75º "parada", em algumas situações ultrapassa os 100º e por esse relato é evidente que existe um problema de controle de temperatura.

Quer dizer que a placa está em 80º operando em frequência reduzida e a temperatura está boa? - Imagina se o seu plano de forçar o clock der certo, a temperatura máxima irá para quanto? Agora o GPU opera com 300Mhz e chega em 80º, não é difícil imaginar o que vai acontecer se a ideia de forçar o clock tiver êxito! - O problema do autor do tópico é a temperatura do GPU, como já foi exposto o cooler não está operando como deveria.

Postado

@Felipe2310 Cara , leva a placa até um técnico lá ele irá trocar a fan e vai sair barato , aconteceu o mesmo com meu primo ele levou até um técnico e ele só cobrou o valor da fan , simples :D !

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, Dimitriusbueno disse:

Quer dizer que a placa está em 80º operando em frequência reduzida e a temperatura está boa? - Imagina se o seu plano de forçar o clock der certo, a temperatura máxima irá para quanto? Agora o GPU opera com 300Mhz e chega em 80º, não é difícil imaginar o que vai acontecer se a ideia de forçar o clock tiver êxito! - O problema do autor do tópico é a temperatura do GPU, como já foi exposto o cooler não está operando como deveria

Acho novamente que você não leu meu post. Leia-o novamente. Eu não aumentei, nem forcei valor algum. Muito pelo contrário, eu Reduzi, a placa dele funciona a 860MHz(nas imagens postadas) e eu o fiz reduzir para 800MHz!!. As memórias eu o fiz reduzir de 1200MHz para 1000MHz. Esse procedimento, na verdade, ajudaria a reduzir a temperatura, o oposto do que você está dizendo.

Ainda por cima enfatizei os valores quando disse:  "Os valores padrões de fabrica da sua placa são: 860MHz de clock no processador e 1200MHz na memória". Leia novamente.

Quando falei forçar, foi no sentido dos valores não ultrapassarem os 800MHz, nem os 1000MHz, Forçando os valores a ficarem a esse patamar. Eu não disse que os valores seriam fixos a esses valores, até porque "legalmente" no Catalyst nem pode fazer isso.  A AMD não permite "legalmente" alterar o plano de economia de energia e deixar os valores fixos naturalmente.

Quanto ao seu Throttling, sugiro que você pesquise mais sobre encoding, mineração de bitcoin e outra aplicações do gênero. As temperaturas das placas nessas aplicações chegam a 90ºC, e as placas usadas são as mesmas do tipo do colega do tópico.

Segundo sua metodologia, ninguém iria conseguir trabalhar nessa área porque o Throttling iria reduzir constantemente os valores de Clock das placas. Mas isso não acontece porque as placas trabalham normalmente nessa temperatura.

Não vou entrar em detalhes, até porque estamos poluindo o tópico do colega e isso é contra as regras do fórum e rende infração. Se quiser conversar por PM fique à vontade.

Abraço.

1 hora atrás, Felipe2310 disse:

No catalyst "Energia" está marcando 0%, normal?

Esse valor é normal. Ele é usado como referencia para overclock, quando se deseja aumentar os valores de clock além do permitido.

Quanto ao seu problema, faça como o colega @Dharos disse. Leve para alguém que saiba mexer na placa e substitua a fan para ver se ela fica normal.

Desculpe poluir o seu tópico com outros assuntos. Desejo boa sorte com sua placa.

Abraço.

Postado
1 hora atrás, Ne0n disse:

Acho novamente que você não leu meu post. Leia-o novamente. Eu não aumentei, nem forcei valor algum. Muito pelo contrário, eu Reduzi, a placa dele funciona a 860MHz(nas imagens postadas) e eu o fiz reduzir para 800MHz!!. As memórias eu o fiz reduzir de 1200MHz para 1000MHz. Esse procedimento, na verdade, ajudaria a reduzir a temperatura, o oposto do que você está dizendo.

É um equivoco enorme, como o procedimento ajudaria a reduzir as temperaturas se a placa está operando na casa dos 80º com a frequência do GPU travada em 300Mhz? Você deve observar a última imagem postada pelo autor do tópico!  De que maneira ele estaria reduzindo a frequência se ela já está no patamar mínimo de segurança? Se ele estivesse com a placa operando com clocks normais seria outra conversa, haveria então margem para a redução do valor padrão por meio de downclock, algo completamente destoante da realidade do tópico.

1 hora atrás, Ne0n disse:

Quando falei forçar, foi no sentido dos valores não ultrapassarem os 800MHz, nem os 1000MHz, Forçando os valores a ficarem a esse patamar. Eu não disse que os valores seriam fixos a esses valores, até porque "legalmente" no Catalyst nem pode fazer isso.  A AMD não permite "legalmente" alterar o plano de economia de energia e deixar os valores fixos naturalmente.

Se a placa dele está travada nos 300Mhz operando na faixa dos 80º é porque o chipset está superaquecendo, observe pela última imagem que a frequência exibida no gráfico é compatível com o modo de economia de energia, se você "forçar" os valores de frequência para 800Mhz a temperatura de pico irá para quanto? - Você consegue compreender que a placa dele não está passando dos 300Mhz e que mesmo assim já dissipa mais de 80º? 

pc_2_2.jpg.76c6027ed8eebd18aa8aca572e889668.jpg

"Segundo sua metodologia, ninguém iria conseguir trabalhar nessa área porque o Throttling iria reduzir constantemente os valores de Clock das placas. Mas isso não acontece porque as placas trabalham normalmente nessa temperatura."

Você não observou a imagem postada pelo autor e por isso não percebeu que a temperatura de 83º está sendo alcançada com o GPU trabalhando na frequência mínima de 300Mhz, um claro indício de que há superaquecimento com redução forçada de clock, uma leitura atenta ao que é postado ajudaria a evitar esse tipo de intervenção desnecessária a cada post que direciono à você, o fan não chega sequer a 500RPM com 83º, aí está o problema e como foi afirmado trata-se do thermal throttling que por segurança é ativado uma vez que o cooler está com defeito.

pc_2_2.jpg.76c6027ed8eebd18aa8aca572e889668.jpg

Postado

@Dimitriusbueno Cara é insufuciência da placa a fan está com defeito aconteceu o mesmo com a AMD do meu primo a fan fica travada e com problema (possívelmente ferrugem) porque ficou muito tempo parada causando o superaquecimento e o pouco uso da VGA nos jogos :D !

• Membro VIP
Postado

@Felipe2310 chegou a ver se havia mal encaixe no cabo do fan? Não demora nem 30 segundos, e só tirar e encaixar de novo. Se isso não resolver o problema da rotação dos fans aí pode levar no técnico para ele fazer a troca.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...