Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida: Trocar placa mãe ou mudar de socket.


Posts recomendados

Boa noite a todos. infelizmente minha placa mãe não esta mais entre nós e agora estou com uma duvida imensa. Gostaria de saber se vale mais a pena pegar uma placa mãe com um socket antigo (AM3) e manter o processador ou trocar o conjunto inteiro por um socket mais moderno?
OBS: O computador e basicamente para jogos.

 

Pc atual:

 

PLACA-MÃE: Asus M5A88-V EVO (com defeito)

PROCESSADOR: AMD Phenom x6 1100t (Cooler da CM Hyper 212x)

MEMÓRIA: Corsair Vengeance 2x4GB 1600mhz

PLACA DE VIDEO: Radeon HD XFX 6870 Black Edition

FONTE: Seasonic 520w S12II

 

Opção 1: Trocar a placa mãe por uma Asus M5a97 Le R2.0 e manteria o processador (~R$480,00)

Opção 2: Trocar placa mãe por uma Asus B85m-e/br e um Core i5 4440 (~R$1200,00)

Opção 3: Trocar placa mãe por uma Asus B85m-e/br e um Core i3 4150 (~R$900,00)

 

Essas foram as opções que achei mais viável, mas agradeceria por outras indicações. O processador esta ótimo, uso pasta térmica de qualidade e as temperaturas sempre foram boas. Posso arcar com as opções acima (apertando bem o cinto) mas minha duvida e se realmente vale a pena pegar um socket mais moderno em relação a desempenho, e se os R$300 a mais do i5 valem a pena. Agradeço a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pretende trocar seu processador mais além, troque por um socket mais moderno. Se você quer manter seu processador por agora, apenas troque de placa mãe. Se você tem dinheiro pra gastar, compre um dos últimos processadores da AMD, uma placa mãe top de linha e um water cooler que você será feliz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mateusscheper

Eu não chamaria o ato de sair do Phenom para o FX um upgrade, chamaria downgrade mesmo. O X6 dele é mais potente que um FX-6300, indo para um FX-8xxx não traria quase nenhum ganho para ele comparado com o atual, só mesmo indo para Core i5 para compensar o upgrade, além de um processador mais recente e mais potente, ainda teria um desempenho superior em jogos. Também não seria uma boa sair de X6 para i3, é seis por meia duzia.

 

Concordo com @RS Faria .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mateusscheper CPUBoss? Pior site para se comparar CPUs. Ainda compara com um processador que nem se quer seria compatível com uma placa-mãe qualquer, FX-9370 é um processador de 220W que exige uma super placa-mãe (super cara também), e que ainda mostra resultados bem inferiores ao i7 e em alguns aspectos perde até para um i5, tendo um péssimo custo x benefício.

 

@lucastere10 A M5A97 é uma boa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@mateusscheper CPUBoss? Pior site para se comparar CPUs. Ainda compara com um processador que nem se quer seria compatível com uma placa-mãe qualquer, FX-9370 é um processador de 220W que exige uma super placa-mãe (super cara também), e que ainda mostra resultados bem inferiores ao i7 e em alguns aspectos perde até para um i5, tendo um péssimo custo x benefício.

Você está falando em Intel na mesma frase em que fala de custo x benefício. Algo de errado não está certo aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem certeza, amigo? Intel dá 10x0 em custo x benefício na AMD aqui no Brasil, principalmente pelas péssimas placas-mãe que vendem por preço um pouco alto, e as de qualidade mais altos ainda. A Intel oferece ótimas opções de placas-mãe por um preço justo, e seus processadores tem um desempenho por núcleos muito superior ao da AMD. Somente em países de primeiro mundo AMD é custo x benefício para PC de baixo custo, pois as placas-mãe decente são encontradas por preços justos, e mesmo em países de primeiro mundo, o i5 é considerado o processador mais custo x benefício para jogos.

 

Também existe esse comparativo entre i5 3ª geração e FX-8350 se quiser dar uma olhada: http://www.hardwaresecrets.com/fx-8350-vs-core-i5-3470-cpu-review/18/

Tem certeza, amigo? Intel dá 10x0 em custo x benefício na AMD aqui no Brasil, principalmente pelas péssimas placas-mãe que vendem por preço um pouco alto, e as de qualidade mais altos ainda. A Intel oferece ótimas opções de placas-mãe por um preço justo, e seus processadores tem um desempenho por núcleos muito superior ao da AMD. Somente em países de primeiro mundo AMD é custo x benefício para PC de baixo custo, pois as placas-mãe decente são encontradas por preços justos, e mesmo em países de primeiro mundo, o i5 é considerado o processador mais custo x benefício para jogos.

 

Também existe esse comparativo entre i5 3ª geração e FX-8350 se quiser dar uma olhada: http://www.hardwaresecrets.com/fx-8350-vs-core-i5-3470-cpu-review/18/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não deveríamos estar debatendo isso aqui, em um tópico alheio. Este será meu último comentário aqui.

 

Um Core i7 5960x é melhor que um AMD FX 9590, porém o custo é MUITO mais alto, não valendo a pela comprar. Achei um FX 9590 por R$1.312,32 e um i7 5960x por R$ 5.949,91. O valor do Intel é 453,39% maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se essa aí foi sua última resposta, essa vai ser a minha:

 

Essa comparação que você fez foi covarde, comparar um processador entusiasta octa-core com 16 threads (que deve ter quase 2 vezes o desempenho de um i7 comum) com um processador comum. Mas se você quer ver a diferença entre eles:

 

http://www.anandtech.com/bench/product/1317?vs=1289

 

Até mesmo um i5 4690 de R$1250 bate um FX-9590 na maioria das tarefas, são poucas as tarefas que o FX ganha, são tarefas que dependem mais de threads, são 4 contra 8. Seria um pouco covarde comparar um processador octa-core de 4.7Ghz com um quad-core 3.5Ghz, mas na verdade quem passa vergonha é o octa-core:

 

http://www.anandtech.com/bench/product/1198?vs=1289

Se essa aí foi sua última resposta, essa vai ser a minha:

 

Essa comparação que você fez foi covarde, comparar um processador entusiasta octa-core com 16 threads (que deve ter quase 2 vezes o desempenho de um i7 comum) com um processador comum. Mas se você quer ver a diferença entre eles:

 

http://www.anandtech.com/bench/product/1317?vs=1289

 

Até mesmo um i5 4690 de R$1250 bate um FX-9590 na maioria das tarefas, são poucas as tarefas que o FX ganha, são tarefas que dependem mais de threads, são 4 contra 8. Seria um pouco covarde comparar um processador octa-core de 4.7Ghz com um quad-core 3.5Ghz, mas na verdade quem passa vergonha é o octa-core:

 

http://www.anandtech.com/bench/product/1198?vs=1289

Minhas respostas estão sendo duplicadas, não consigo corrigir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucastere10 ,bem trocar a placa mãe me parece a melhor opção.Mesmo porque,em jogos com alta definição como 1440p A PLACA DE VÍDEO é mque faz a diferença!

O Teclab fez comparação de um FX8350 e um I7-4770 e ambos tiveram o mesmo desempenho,ficando o I7 como o mico do ano.Muito dinheiro para o mesmo desempenho.Tá lá no Youtube pra todo mundo ver.

Espere o meado de 2016 para ver se os novos AMD valerão à pena e faça a escolha certa.Pode trocar a VGA também,pois algumas tecnologias ela não esta compatível,confira nos sites ou por aqui mesmo no tópico de placas de vídeo.

Caso vá mudar de plataforma ano que vem,vá para a mais alta.Melhor gastar com coisa boa.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, mateusscheper disse:

Acho que não deveríamos estar debatendo isso aqui, em um tópico alheio. Este será meu último comentário aqui.

 

Um Core i7 5960x é melhor que um AMD FX 9590, porém o custo é MUITO mais alto, não valendo a pela comprar. Achei um FX 9590 por R$1.312,32 e um i7 5960x por R$ 5.949,91. O valor do Intel é 453,39% maior.

 

Vai ser mais caro por questão obvias né amigão, i7 5960x está anos luz na frente de qualquer processador da AMD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas o conhecimento dele sobre informática também está anos luz atrasado para perceber isso. Não sei porque ainda insistem em comparar processadores AMD com Core i7, a AMD não tem nenhum processador high-end para competir com i7. Comparar FX-8350 com i7 em tarefas que exigem somente threads é fácil, quero ver aquelas que realmente fazem uso da força além dos threads disponíveis, aí é perigoso até perder para Core i3, como podemos ver no benchmark DirectX 12 do Ashes of the Singularity. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que é só ver alguém querendo usar ou usando AMD,pra tentar tirar isso do usuário.

O hardware do @lucastere10  ainda tem tempo de uso bastando só trocar a placa de vídeo.Esta é a solução que ele quer,pois é a mais barata e uma mudança completa para Intel sai fora do orçamento dele,simples assim.

Mas sempre tem quem ache que I7 com h81 é solução!!

Além do mais,ainda tem o overclock,que nos AMD são nativos e fazem toda a diferença na hora da necessidade.Isso faz prolongar a vida dos AMD e economizar uma grana ao invés de gastar desnecessariamente.

Isso sim é ajudar.Lucastere10,compra só a placa de vídeo e a mobo que fica legal.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é este o caso então. Ele só tem 2.500,pra gastar e assim mesmo "apertando o cinto" como ele mesmo diz.E voce ainda manda ele comprar I3 com mobo H81?Ou B85?

E ficar com a mesma placa de vídeo?Isso é ajudar o colega? Acho que não.

Se ele apenas colocar uma GTX970 ou GTX980,acabou o problema! 

E se ele colocar uma mobo Asus 97LE,que ele mesmo citou,será muito mais vantagem depois,se ele puser um FX8370,bastando vender o Phennon 6 que ele tem.Isso é economizar a favor do colega.

Aí está a diferença!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem é que mandou ele colocar i3? Recomendo re-ler minhas respostas.

 

 

19 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@mateusscheper

Eu não chamaria o ato de sair do Phenom para o FX um upgrade, chamaria downgrade mesmo. O X6 dele é mais potente que um FX-6300, indo para um FX-8xxx não traria quase nenhum ganho para ele comparado com o atual, só mesmo indo para Core i5 para compensar o upgrade, além de um processador mais recente e mais potente, ainda teria um desempenho superior em jogos. Também não seria uma boa sair de X6 para i3, é seis por meia duzia.

 

Concordo com @RS Faria .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoob Valeu pela resposta!

 

A ideia era realmente pegar uma GTX970 agora, mas com esse problema da mobo tive que esperar um pouco mais para fazer o up. Quero resolver primeiramente esse problema, depois eu troco a gpu, pois vou ter a oportunidade de trazer uma dos EUA (\o/). Visto os problemas atuais da AMD e uma certa desconfiança por parte dos últimos processadores lançados, pensava em mais pra frente migrar mesmo para a Intel, só que por agora não via necessidade. Vou manter o phenom II x6 mesmo e trocar a placa mãe.
 

Obrigado a todos pelas respostas, me ajudaram muito a tomar minha decisão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem razão,@GuilhermeGB .De fato não mencionou I3 nenhum,eu é que fiquei com i3 na cabeça.

Mas é que diante da troca de peças e do gasto desnecessário,e juntando com a comparação do Fx8350 com o I5-3470 lá do CPUBOSS( convenhamos,pró Intel),além de citar o ashes singularity como parâmetro para preferir o I3,isso voce citou sim.

Claro que isso não seria melhor para ele,mas ele não é iniciante,então não tem perigo dele perder nada.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não uso CPUBoss para expor meus argumentos, eu uso pra mim mesmo às vezes como base, mas não recomendo que ninguém, pois os benchmarks sintéticos usados não servem para decidir qual é o melhor, e o pessoal leigo no assunto não entende isso.

 

A comparação que eu postei entre i5 e FX é do site Hardware Secrets, e os testes são baseados em tarefas reais do dia-a-dia, tais como Photoshop, After Effects, Winzip, Cinebench, alguns jogos etc. Nada de benchmarks sintéticos.

 

Ashes of the Singularity, mesmo usando o DirectX 12, não deixa de ser um CPU-Bound, envolve muita física, puxa muito do processador, isso tanto no DX11 quanto no DX12. Segundo os resultados liberados, o i3 não ficou muito na frente dos FX, tanto 8xxx quanto 6xxx, todos eles ficaram na faixa de 30-40 FPS, sendo que o FX-6xxx com 30, FX-8xxx com 35 e Core i3 com 40, todos testados com uma GTX 980, enquanto o Core i7 passou dos 70 FPS. Infelizmente não é mostrado o desempenho do Core i5, mas baseado no desempenho do Core i7, acredito que não muito abaixo de 70 FPS.

 

Isso mostra quem o DirectX 12 não depende apenas de núcleos, o máximo que ele pode fazer é diminuir a dependência do processador em jogos não muito pesados e fazer melhor utilização de múltiplos núcleos. Claro que um processador mais potente ainda terá vantagem, pois se fosse depende somente de núcleos, iriamos ressuscitar os velhos quad-cores como Core 2 Quad Q6600, e acho que isso não beneficiaria muito o mercado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!