Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos.

Vou tentar ser o mais claro e breve possível.

MoBo: Asus P5KPL-AM SE.

S.O.: Windows 7 64-bits.

A bateria CR2032 da minha placa mãe havia pifado (percebi pelo relógio), e então, quando fui trocá-la, decidi resetar os meus jumpers (PS2_USBPW 1-4) + (CLRTC) + (USBPW 5-8), para fazer um reset da BIOS e tudo mais. Antes de fazer isto e a troca da bateria, eu percebi que meu mouse estava apresentando um problema de alguns clicks não efetivos. Quando fiz tudo isto, troquei o mouse também. O problema dos clicks do mouse persistem, antes e depois de ter resetado a BIOS.

Após isto, meu computador ficou sem som. Os speakers são reconhecidos, quando plugo e desplugo eles, o software da Realtek reconhece e consta que tem som tocando... Mas das caixas não saem nada. Coloquei uma placa offboard, mas ela não aparece para uso. Aparentemente ela é antiga demais e seus drivers sequer são reconhecidos no S.O.

O que eu já fiz para tentar resolver isto:

- Fucei a BIOS para tentar mudar os responsáveis pelo audio. Lá consta a opção Azalia > AC97 e Azalia > HD Audio. E também a função de desabilitar tudo. Nada disto resolveu...

- Atualizei a BIOS para 0702 com o Updater da ASUS, e não mudou nada na interface da BIOS... Logo, não resolveu também.

- Testei dezenas de drivers da Realtek (que foram possíveis serem instalados). Nenhum resolveu o problema.

- Só há um "speaker" na aba de reprodução e nenhum outro desativado. Logo, não sugiram que eu tente ver os desabilitados e etc.

- Já desinstalei os drivers, reiniciei, e esperei o windows reinstalar. Não resolveu.

- Já usei alguns programas que baixam drivers (Driver Toolkit, SlimDriver, DriverEasy, DriverUpdater), não resolveu.

- Já tentei resetar a BIOS de novo, continua a mesma coisa.

Informações relevantes:

- A placa offboard que está instalada (consta funcional no sistema, mas não tem drivers e nem apresenta opção de novos speakers) é uma "FC Creative Labs Model: CT4810". Essa eu não consegui testar ainda por conta da ausência de drivers e programas compatíveis.

- Já testei fones de ouvido e uma caixa stereo. Sem resultado.

- Quando eu ligo o meu hometheater 5.1 e mudo a configuração para este modelo (que era o padrão antes), quando eu plugo o cabo dele no MICROFONE e faço um teste de caixas, quando o teste chega no Subwoofer, as caixas frontais laterais emitem som baixo. Quando ligo o cabo na entrada AUXILIAR e faço teste de caixa, quando o teste chega nas caixas traseiras, elas representam as duas frontais laterais, com volume muito baixo. No conector de SAÍDA os testes ficam mudos.

Sou aluno de Ciência da Computação e trabalho com Help Desk/Assistência Técnica. Nunca vi nada parecido e preciso resolver este problema a todo custo. Então, se alguém souber de algo que eu estou deixando passar... Agradeceria muito o auxílio. Aceito fazer conferência e até assistência remota. Por favor, se alguém puder ajudar com isto, me responda. ):

Obrigado.

Postado

Bom pra tirar a duvida se o problema realmente não é de hardware, como aparenta, teste com um live CD se o áudio funciona, se possível use um fone também para testar as saídas...

Quanto aos jumpers, você não precisava alterar os jumpers  PS2_USBPW 1-4 e USBPW 5-8 de posição, esses jumpers estão relacionados com a alimentação das portas USB/PS2 quando o micro é desligado, se deixados fora de posição ou em mau contacto podem ser a causa dos seus problemas no USB...

Postado

Nesse exato momento, eu coloquei um adaptador de USB para P2, e está funcionando.

Vou pesquisar esse Live CD e fazer uns testes. Me parece que a placa ONBOARD desconfigurou totalmente. Ou sofreu um curto. Não sei se isso é possível. Ela está funcionando, mas está desconfigurada.

Postado

Se o audio onboard funcionar em uma distribuição linux live CD, já elimina a possibilidade de defeito de hardware, nesse caso uma possível solução, além de formatar,  seria usar algum programa como o driver cleaner

para limpar vestígios dos drivers antigos...

existe a possibilidade de que algum componente analógico do codec de áudio, como por exemplo, algum amplificador esteja ruim e isso deixe o som baixo, embora a placa seja reconhecida e "funcione"

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!