Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida: Luz de Emergência com Relê


Posts recomendados

Caros, estou seguindo o esquema abaixo para criar uma luz de emergência.

 

No momento 1, o carregador que possuo "no lugar de T1", aciona o rele "contato de baixo" e carrega a bateria.

Porém o problema é que quando a energia da rede é cordata, "o carregador se desliga", a energia da bateria volta pelo circuito e mantém o relê acionado. "passa pela resistência R1 desce e continua alimentando o Rele."

 

Sei que isso se resolveria facilmente colocando um diodo entre o carregador o contato do rele NA "Normalmente aberto", porém isso irá reduzir a tensão que alimenta a bateria, e o carregador já esta na tensão ideal de 13,8V, ao colocar o relê, a energia que vai para bateria é reduzida para 13.2v +- e acredito que alimentar a bateria com esta tensão são sera bom a longo prazo.

 

O que eu faço? existe algum outro componente que eu poderia usar? não entendo bem de eletrônica.

 

Muito obrigado!

 

art1023_01.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

01 opção... Coloque outros retificadores e capacitor pra alimentar só o relé.

Obrigado, já pensei nisso, mas aí seria duas coisas ligadas na tomada. Deve existir outra forma. 

Olha eu pesquisei muito antes de fazer o post e não achei solução. 

 

Agora  que já pedi socorro, acho que achei a solução! Entendi como funciona o Diogo zener na teoria. 

 

Teoricamente posso colocar um diodo zener de 13v. A corrente vai passar pois o carregador fornece 13,8v. Já quando acabar a energia da rede, a carga vira da bateria, e a bateria estará com  cerca de 12,8v, logo imagino que o diodo não permitirá a passagem de corrente. 

 

Será que funciona? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bateu na trave! Não era bem isso mas... Pense assim ó: outro D1, outro D2 e outro C1 mas no 'mesmo' trafo: anodos no mesmo trafo. De fato basta 01 diodo retificando meia onda pra acionar o relé. O de onda completa mantenha na bateria

 

Com relação ao zener vejo certa confusão mental (acho que minha). O zener não deve ajudar muito neste caso (=eu)

 

Se ainda não entendeu, pergunta de novo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Bateu na trave! Não era bem isso mas... Pense assim ó: outro D1, outro D2 e outro C1 mas no 'mesmo' trafo: anodos no mesmo trafo. De fato basta 01 diodo retificando meia onda pra acionar o relé. O de onda completa mantenha na bateria

 

Com relação ao zener vejo certa confusão mental (acho que minha). O zener não deve ajudar muito neste caso (=eu)

 

Se ainda não entendeu, pergunta de novo

E que estou usando um carregador que comprei no mercado livre, não tenho trafo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que deu para observar não dá pra saber exatamente o que está acontecendo somente com algumas fotos do circuito, mas fazendo uma tentativa parece que o relê está ligado invertido e está faltando um diodo em paralelo com o relê.

Outra coisa é observar se seu carregador derruba a tensão na hora que ele é desconectado pode ser que ele ainda esteja mantendo o relê acionado mesmo depois de ser desligado (isso é feito por causa do capacitor interno que existe em alguns carregadores). Também se esse for o caso é fácil de resolver basta colocar um resistor em paralelo com o relê, o valor do resistor você pode testar aos poucos coisa entre 220 e 1K. Mas veja a primeira dica é o mais provável. Espero que ajude.

art1023_01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço Eletrozica, mas acho que o problema é outro..

melhorei o desenho em anexo.

 

Figura 1: A energia esta desligada, então a bateria acende a luz d emergência normalmente.

 

Figura 2: O carregador é ligado, o relê aciona e fecha o contato para carregar a bateria, já na tensão ideal de carga que é de 13,8v. "na verdade não tenho esta resistência R1"

 

Figura 3: Eu desligo o carregador "ou a energia acaba", só que agora a energia da bateria fluindo no sentido contrario e continua alimentando o relê. Este é o Problema!!!!

 

Figura 4: A solução que pensei é colocar um diodo Zener de 13v, teoricamente ele permitira a passagem de corrente quando a tensão for maior que 13v "carregador ligado", e ira interromper quando a tensão for menor que 13v "carregador desligado e retorno da bateria de 12". 

 

Gostaria de saber se isso vai funcionar na pratica, pois ainda não tenho o diodo zener, ja fiz um pedido para tirar a duvida, mas chega só lá pro final da semana.

 

Abraços!

 

https://drive.google.com/file/d/0B2GtQtUlGL8AT01SSjhJQ2tyaW8/view?usp=sharing

 

circuito.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, cá de onde estou não vejo necessidade de nada disso. Basta que sua fonte seja capaz de fornecer corrente para as lâmpadas e um pouco a+ pra bateria. Neste caso é só ligar tudo em paralelo. Mas pra que facilitar se pode complicar né?

 

Ah e o lance do zener não dá certo. É que neste circuito ele nunca vai conduzir pois a tensão da fonte não 'vence' ele, comprendes?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Joao Paulo P Andrade

A modificação proposta pela Isadora foi essa que reproduzo ai, apendada ao seu diagrama..

São somente dois diodos pode ser o mesmo 1N4002 e um capacitor eletrolítico que pode ser de 22uF x 16 Volts.

Seu custo nem chega a alcançar um real, de custo dos componentes, que aliás estão presentes em qualquer sucata que porventura tenhas ai..

Dois diodos a R$ 0,17 cada = R$ 0,34

Um capacitor  eletrolítico de 22uF x 16V = R$ 0,26

Custo total da alteração = R$ 0,60

Não dá sequer de comprar um cafezinho.. e absolutamente não tem nenhuma contra indicação..

 

Modificacao%20viavel_zpsxn9tlsxi.png~ori

 

Você é que sequer se esforçou para entender a correta alternativa pela Isadora sugerida lá na segunda postagem do tópico. Solução rápida e eficaz..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller e Isadora, agradeço muito o tempo dedicado a me responder. 

 

Eu que fiz confusão colocando um desenho que não refletia a realidade. Me desculpem. 

 

O segundo desenho, que postei ontem com quatro circuitos é o correto. 

 

Mas de qualquer forma, se o diodo zener não funcionar conforme a Isadora disse, terei que abrir o carregador e tentar implementar está alteração, pois como falei acima, comprei ele pronto, pois ainda me sentia seguro para construir um carregador "inteligente"  que tivesse flutuação para que ficasse ligado direto. 

 

Diante de tudo isso, acho que minhas escolhas são: Ou abro o carregador e insiro os componentes conforme acima, ou crio um carregador do zero. 

 

Vou abrir o carregador para avaliar a dificuldade. 

 

Muito obrigado por enquanto! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok amigo. Mas de novo se é só pra carregar e acender não precisa nada disso. Agora... acho que você deve abordar a problemática de outra forma.

-luz de emergência não precisa acender de dia em ambientes claros. Momento sensor de luninosidade

-se a a tensão da bateria cair demais abaixo de 10.5V, ela se phode. Momento comparador de tensão pra desconectar a bateria...Ahhh mas se forem 3 leds de 3.5V em série, não precisa se preocupar com isso pois eles não acendem com V abaixo de 10V (3.5*3) não phodendo muito a bateria

 

Mas nada impede de você continuar insistindo no seu circuito. No caso você deve ter que colocar um diodo em série mesmo pra V da bateria não voltar pra bobina. Tente com diodo de fonte de pc sucateada. Ele perde menos tensão da ordem de 200mV ou menos

 

Sucessos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!