Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, 

Tenho um HD Externo Samsung M3 que utilizo para backups de alguns arquivos. Semana passada ele estava funcionando normalmente, mas hoje quando o conectei no computador apareceu a seguinte mensagem de erro:

"G:\ não está acessível. O arquivo ou pasta está corrompido e ilegível".

Quando vou acessá-lo pelo meu computador recebo a mesma mensagem de erro. Tentei conectá-lo em outro computador e segue o problema.

Existe alguma forma de corrigir esse problema? Ou pelo menos acessar os arquivos para copiá-los para outro local?

Muito obrigado, 

Postado

Olá Nonenmacher.

Primeiro tente trocar o cabo de USB, ele pode estar quebrado. 

Seu HD apareco no gerenciador de disco? Caso sim você pode postar um printsreen? 

Algumas das possíveis causas:

1) Firmware antigo, ou conflito de software. 
    Verifique se seus programas e firmwares estão todos atualizados.

2) A falta de energia ou outros problemas relacionados à alimentação.
    Verifique se seu HD está recebendo energia suficiente, Se seu HD externo tem aquele cabo de USB com 3 pontas, use todas elas para fornecer energia suficiente para o HD.

3) Desligamentos incorretos, pressionando e segurando o botão de energia e problemas de hardware ou falhas. 
     Use um programa de diagnóstico em seu HD para verificar a saúde do mesmo e tentar corrigir os erros se possível. A fabricante de seu HD provavelmente tem ferramentas de diagnóstico para baixar no site deles.

4) A falha em ejetar discos rígidos externos e dispositivos de armazenamento relacionados antes de desconectá-los ou alimentando-los fora. 
     A solução é basicamente a mesma do problema número 3.

Espero que isso ajude.

Depois poste aqui o andamento do seu caso.

Abraço.

Postado

@LuftVanship_WD,

Acessando pelo meu computador, aparece o disco apenas como Disco Local (G:), e quanto tento acessá-lo aparece a mensagem de erro.

Im1.PNG

Ao abrir no gerenciador de dispositivos ele aparece corretamente e seus status mostra como funcionando. Neste local acessei a opção de atualizar firmware e ele já está atualizado.

Im2.PNG

Quanto ao cabo de alimentação, ele só utiliza um cabo, deste tipo:  http://tinyurl.com/zg5dvm. Não tenho outro cabo do tipo para testar se o problema é no cabo. 

Utilizei então o programa SeaTools (sugerido no site da Samsung) para analisar o HD. Segundo o teste genérico rápido, o HD foi aprovado Rodei outro teste (Short Drive Self Test) e ele também foi aprovado neste teste. 

Im3.PNG

Im4.PNG

Mesmo assim continuo sem conseguir acessá-lo. Será que tem outro programa de testes que posso procurar para resolver o problema?

Postado

Veja como ele está no Gerenciamento de Disco. Se estiver no formato RAW voce terá que usar um programa que recupere arquivos, tipo Recuva e depois formatar o HD.

Gerenciamento de Disco no Windows 10:

Tecla win+x

Gerenciamento de Disco

Postado

Olá Nonenmacher.

Faça o que o colega acima disse, mas acredito ainda na possibilidade de que o cabo pode ser o problema, quando possível teste com um outro. 

Você também pode testar seu HD com outros programas e depois comparar os resultados, há muitas opções na internet. Escolha o que melhor atende o seu caso. 

Depois poste aqui como ficou.

Abraço.

Postado

Primeiramente teste o HD com outros programas e nenhum deles encontrou nenhum tipo de erro.

Aí depois tentei usar o Recuva e consegui acessar todos os meus arquivos (não deletados) podendo inclusive restaurá-los para outro local. 

Porém, como não havia espaço em meu computador para fazer o backup de todos os arquivos que se encontravam no HD, tentei outras formas de solucionar o problema. Utilizando o comando chkdsk g: /r, foi encontrado um problema nos arquivos de indexação. O Windows corrigiu esse problema e o HD voltou a funcionar normalmente.  

Portanto, o caso está resolvido. Muito obrigado a vocês que me auxiliaram. 

Abraço, 

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!