Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Linear Com Controle de corrente


Paulo Capel

Posts recomendados

Bom, primeiramente boa noite galera, estou com um problema recentemente fiz a fonte que o Fallen nos agraciou com aquela fonte porém eu estava pensando em adicionar com controle de carga que eu fiz um pequeno PWM, porém  surgiu um problema, 

A fonte linear tem um potenciômetro  4.7k e o meu circuito PWM tem um de 100k, toda vez que mexo no potenciômetro de 100k altera o valor da saída...

Vamos supor que eu deixei a fonte regulada em 13,7V Regulada pelo potenciômetro da fonte, quando eu vou ajustar a carga que desejo mandar no potenciômetro do PWM  a saida da fonte altera o valor em Volts, pelo potenciômetro do PWM... e eu já tentei de tudo quando foi forma de isolar esses dois circuitos...

 Queria que alguem do forum mais experiente me ajudasse, para que o potenciômetro do meu controle de carga nao interferisse na saída da fonte

segue via anexo o esquema da fonte do fallen e o esquema do controle de carga...

Só que vale lembrar que o Controle de carga é apenas um esbouço foi feito... e o controle de carga ainda esta dimensionado para 5A mas ja tenho ele pronto para 15 A

Agradeço a ajuda de todos

2005-10a-004.gif

imageproxy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hipóteses:

-seu trafo não é capaz de fornecer a corrente e/ou a tensão está baixa. Verifique se v no capacitor 38mF cai.

-sua referência (-) não está bem conectada/relacionada ou está com mau contato. Ela tem que ser bem "firme" entre o motor (ou carga) e o pot 4k7

-seus tip´s estão com pouco ganho

-alguma cagadinha básica na montagem

 

Tente com v de saída + baixa e/ou menor carga variável

 

Em tempo... Me lembrei que vi um ci supertrilegal pra fonte ajustável. A qualquer momento me lembro qual é...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu problema ai é conceitual..

Como é que um determinado circuito faz para limitar uma corrente??? Simples, diminuindo a tensão.

É isso que o PWM está fazendo em outras palavras..

Não existe a menor chance de você limitar uma corrente sem que mecha na tensão... Imagine que tenhas ai uma fonte que em determinado momento apresente 12 Volts de saída e que nela coloques um resistor de 12 ohms. A corrente circulante será I = 12V / 12R = 1 Ampere..

Ai, acionas um ajuste de corrente para limitar a corrente em 0,5 Amperes, a metade..

Sob pena de que o Joge Simão, também conhecido como Simon Ohm, se revire em seu túmulo a única solução possível nesse caso, ao ajustar a corrente para 0,5A é a de redução da tensão pois vai ter de satisfazer a equação I = V / R e no caso I = 0,5 = 6/12.

 

Portanto trate de não acordar o velho Jorge...  Deixe-o descansar em paz..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

puts! sorry.

Alterar o v da saída pwm é tão ululantemente óbvio que eu entendi que o guri ligou a saída da fonte linear na entrada do pwm e que estava medindo neste ponto. 

 

Em tempo... achei.

Veja este ci LT1083 que bacaninha! Veja a aplicação típica da página 11.

 

GENERAL PURPOSE REGULATOR WITH SCR PREREGULATOR TO LOWER POWER DISSIPATION. ABOUT 1.7V DIFFERENTIAL IS MAINTAINED ACROSS THE LT1083 INDEPENDENT OF OUTPUT VOLTAGE AND LOAD CURRENT

 

Utiliza-se da característica low dropout para desperdiçar menos potência no dissipador. Note-se duas realimentações: uma pros scr e outra pro ci

É + complexo, sabemos, mas não deixa de ser minimamente curioso. Pode não ser totalmente inútil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, vocs nao estão entendendo, da para controlar a corrente sem alterar o valor da saída da fonte sim, controlando quantas vezes o transistor liga e desliga que é chamado de  PWM significa "Pulse Width Modulation" ou Modulação de Largura de Pulso, ou seja, através da largura do pulso de uma onda quadrada é possível o controle de potência ou velocidade, meu problema e só o potenciômetro do pwm não interferir no potenciômetro da fonte, apenas isso,  eu uso meu pwm em fontes chaveada, e fonte LINEAR com tensão fixa mas variável eu nao consigo se vocs conseguir algum modo de que os pot nao atrapalhasse um ao outro já ajuda ... Obrigado galera 

 

unnamed.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Publique seu esquema completo mostrando as conexões. Fotos podem ajudar também. Por favor diga que não está usando protoboard. Se achar que deve, fale mais sobre o projeto: que motor é aquele, onde/como vai ser usado, qual sua corrente/potência, fale sobre a capacidade do trafo, se aquele cap de 38mF é 38mF mesmo, etc.

 

Veja este insigth... tenho a impressão que 1u/35 na saída da linear é meio pequeno pra alguma carga dinâmica (tipo seu pwm). Experimente colocar um de + de 1000uF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu entendi.

Ele quer dizer que não é a tensão no motor, ou seja, a tensão modulada em PWM que está variando, mas sim a tensão regulada, a que alimenta o +V do motor em relação ao GND que varia.

Fico com a suposição da @Isadora Ferraz no segundo post.

Será que o trafo da fonte suporta a corrente do motor quando o PWM assume valores de ciclo ativo acima de um certo nível?

É a unica forma que vejo da saída da tensão regulada se alterar: excesso de carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os circuitos ligados separadamente funcionam normal, eu apenas quero isolar um circuito do outro sem que os potenciômetros interfira um ao outro apenas isso, a fonte e o controle de carga já funciona apenas quando ligados juntos ocorre o erro...

  Bom, vou verificar mas que eu me lembre a corrente do motor é baixíssima, meu trafo é de 10A, chegando em casa vou fazer um esbolço de como  foi feita a fonte e o controle de carga, e o motor e apenas um exemplo para mostrar que poderia ser ligado motores DC e lampadas de led e entre outros equipamentos...

O xyko entendeu o meu problema 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, creia-me foi exatamente isso que entendi. E também te propus alguma análise/solução. Na saída fonte linear do faller tente colocar alguma carga variável que não seja pwm p.ex. (puts! mas isso é básico d+ mas enfim...)

-sem nada,

-uma lâmpada 12V 10W

-e depois outra 12V 70W

-e depois as duas juntas.

Meça a tensão em cada etapa. Óbvio esta deve ser manter aceitável

A entrada deve variar. Meça também. Anote e publique o resultado

E depois (isso não é tão básico)

-Ligue a de 10W

-dê uns pulsinhos com a de 70W

Se tiver osciloscópio, ótimo (não preciso ensinar a usar né?). Se não, com um pouco de esforço você NÃO deve ver alguma variação no multímetro. É meio que simular uma carga dinâmica

 

Aumente o 1uF da saída hein.. acho que já disse isso. E continuo achando que deve seguir as recomendações dos meus posts anteriores...

Mas peralá...! Estou a supor que você está ligado a saída da linear na entrada da pwm. É isso? Mas se estiver ligando as duas em paralelo com a entrada, a análise é igual mas diferente. Por isso a importância da publicação do projeto completo... Senão.. haja bola de cristal pow!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!