Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pensando em pc para renderização de vídeo


Posts recomendados

Estou começando a pensar na possibilidade de adquirir um PC ou fazer um upgrade do meu atual, para trabalhos de renderização de vídeo.

Talvez para julho eu ingresse em um curso de tecnologia de desenvolvimento de jogos, se sobrar vaga para obtenção de novo título. Aí eu tentaria trabalhar nesse mercado.

Aí eu estava pensando: Já brinco com isso de vez em quando, e sei que meu hardware tem algumas limitações no Blender.

 

Tenho um AMD FX 4300+ (4 cores, 3,8Ghz) Windows 10, mobo que só pode fazer crossfire 16x 4x e não suporta APUs e uma placa geforce GTX 670 OC com 2GB. Tenho atualmente 8GB de RAM. A fonte é uma Corsair HX750. (Não venho pensando muito no crossfire ou sli por questão de consumo, tanto que botei uma NVidia na Mobo com suporte a crossfire, kkk. Mas era meu melhor custo benefício na época.)

 

Como o trabalho é renderização de vídeo e desenvolvimento de games, e tenho interesse em física de líquidos, fogo e fumaça, e colisões, venho enfrentando problemas... Meu Quad core não ajuda nos processamentos de física, e o Blender não suporta ainda processar física na GPU. Apenas na CPU. Então tava pensando em um octa core...

 

Minha VGA, só com 2GB impõe bastante limite à resolução das cenas renderizadas, pois facilmente estoura a memória de vídeo. Precisava de mais memória, no que um SLI ou Crossfire não ajudam.

 

Além disso, o Blender acabou de iniciar suporte ao OpenSubDiv, para permitir renderização muito mais rápida de modelos que aplicam subdivisão de superfícies para smoothing. Mas isso só funciona nas placas NVIDIA por enquanto (Para o Blender). Ao mesmo tempo, embora o suporte a OpenCL esteja melhorando a passos largos no Blender, ele ainda está bem atrás do CUDA, havendo várias restrições no uso de texturas, e seu desempenho ainda fica bem aquém na hora da renderização.

 

Aí estive pensando: