Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pensando em pc para renderização de vídeo


Posts recomendados

Estou começando a pensar na possibilidade de adquirir um PC ou fazer um upgrade do meu atual, para trabalhos de renderização de vídeo.

Talvez para julho eu ingresse em um curso de tecnologia de desenvolvimento de jogos, se sobrar vaga para obtenção de novo título. Aí eu tentaria trabalhar nesse mercado.

Aí eu estava pensando: Já brinco com isso de vez em quando, e sei que meu hardware tem algumas limitações no Blender.

 

Tenho um AMD FX 4300+ (4 cores, 3,8Ghz) Windows 10, mobo que só pode fazer crossfire 16x 4x e não suporta APUs e uma placa geforce GTX 670 OC com 2GB. Tenho atualmente 8GB de RAM. A fonte é uma Corsair HX750. (Não venho pensando muito no crossfire ou sli por questão de consumo, tanto que botei uma NVidia na Mobo com suporte a crossfire, kkk. Mas era meu melhor custo benefício na época.)

 

Como o trabalho é renderização de vídeo e desenvolvimento de games, e tenho interesse em física de líquidos, fogo e fumaça, e colisões, venho enfrentando problemas... Meu Quad core não ajuda nos processamentos de física, e o Blender não suporta ainda processar física na GPU. Apenas na CPU. Então tava pensando em um octa core...

 

Minha VGA, só com 2GB impõe bastante limite à resolução das cenas renderizadas, pois facilmente estoura a memória de vídeo. Precisava de mais memória, no que um SLI ou Crossfire não ajudam.

 

Além disso, o Blender acabou de iniciar suporte ao OpenSubDiv, para permitir renderização muito mais rápida de modelos que aplicam subdivisão de superfícies para smoothing. Mas isso só funciona nas placas NVIDIA por enquanto (Para o Blender). Ao mesmo tempo, embora o suporte a OpenCL esteja melhorando a passos largos no Blender, ele ainda está bem atrás do CUDA, havendo várias restrições no uso de texturas, e seu desempenho ainda fica bem aquém na hora da renderização.

 

Aí estive pensando:

 

Não dou conta de comprar um Core i7 para ter 8 threads e consumo relativamente baixo. Aí acabaria indo de AMD, o que me permitiria um upgrade. Com a mudança total de sistema, um Core i7, além de muito caro em si, ainda exigiria nova placa-mãe. Qualquer alternativa para isso sai pelo menos R$7000,00.

 

Colocaria 16GB de RAM. Terei que trocar a RAM de qualquer forma...

 

A placa de vídeo fico em dúvida entre uma Radeon R9 390 8GB (por causa da memória excepcionalmente grande e bom desempenho nos reviews) ou uma GTX980 (que consome menos que a Radeon e tem desempenho similar, mas é mais cara e tem só 4GB).

 

Até pensei em duas GTX 970 em SLI, mas o consumo é alto e sai mais de R$3600 só as placas, além de entrar no caso de trocar de CPU e Mobo junto. Opções para fazer SLI saem perto dos 7000 ou mais. Crossfire é mais possível para mim, mas o consumo com duas VGAs ATI High End é absurdo. Aí, como uma GTX980 ou uma R9390 8GB saem respectivamente R$2600 e R$2200, paro aí.

 

Meu drama é que a AMD em breve deve lançar os substitutos do AMD FX, mas deve sair caro e em soquete novo.

 

Meu Upgrade tá ficando em cerca de R$4000, e uma troca de PC tá quase R$7000, na melhor das hipóteses nessa config. É de enlouquecer.

 

Não sei se espero a nova plataforma AMD, na esperança de baixar os preços do FX, ou na esperança de sair mais em conta que Intel, pois com a inflação do jeito que tá, daqui a pouco todo o meu capital vai se perder. Acho que ainda não está na minha hora de investir em um PC de trabalho na casa dos 10 contos... Afinal, estou apenas começando. Nem sei se dará certo investir em animação gráfica e games.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, AMD hoje não tem bom desempenho para essas atividades, então se você investir em um Octa da AMD vai estar fazendo mal negócio, já que a renderização da física vai continuar falha. Em virtude da falta de concorrência os processadores da Intel estão caríssimos e não há nada que possamos fazer a respeito a não ser esperar que a AMD se levante de novo.

 

A única coisa que você pode fazer para melhorar o desempenho é comprar um i7 4790, uma mobo B85 (caso queira um crossfire depois) ou uma H97, 16 GB de RAM (que você acha barato no ML) e uma GTX 970 ou R9 390 (escolha baseado nas tecnologias disponíveis para cada uma).

 

Sei como é esse dilema de montar máquina para trabalhar quando ainda não se tem retorno financeiro. Eu uso essa máquina da minha assinatura para fazer projetos de Engenharia, mas ainda não me finalizei o curso, e portanto não posso ganhar dinheiro com a máquina. O fato é que precisava montá-la senão não faria os projetos com boa qualidade, mas com o dólar como está fui montando aos poucos. Saí de um E7500 + GTX 550 Ti em 2013 para um Q9550 + GTX 760 em 2014, e em 2015 peguei um i5 4570 + GTX 760. Essa VGA me atende bem, já que as renderizações que eventualmente faço não pedem tanto poder de fogo, e por incrível que pareça esse i5 dá muito bem pro gasto, mas no futuro quero pegar o i7 4790 para poder rodar uns SO's em máquinas virtuais para alguns programas que não funcionam no Windows 10, que é o SO dessa máquina atualmente. Em jogos essa GTX 760 tem me atendido bem.

 

Bem, agora que te expliquei como fiz pra pegar o hardware que eu precisava, te recomendo o seguinte: não compre AMD para essa atividade, pegue esse hardware que te recomendei, mas já que não pode comprar tudo junto agora comece comprando o processador + mobo, e procure o i7 4790 usado no ML de algum bom vendedor (foi assim que comprei o meu i5) e a mobo pegue nova mesmo. Depois você comprar uma nova VGA. Se você for comprar tudo junto com essa crise como está vai acabar pegando hardware inferior e que não vai te atender.

 

Fique com Deus!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se conseguir achar um i7 4790 usado bom e barato, dá para pensar sim... Acabei de ver uma mobo B85 que um cara recomendou em outro tópico, no kabum, com preço atrativo... Mas tava pensando se a sexta geração de i7 não vale a pena.

Eu até tenho grana para comprar, mas penso no retorno de investimento, quando falo que não do conta dos Core i7...

E estou preocupado com consumo, nesses preços de energia elétrica que podemos esperar esse ano todo.

 

Se bem que não sei se vou ter consumo minimamente razoável renderizando vídeo no que quer que seja... kkkkk!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, achei meio imprudente, mas tomei coragem...

 

Peguei o Core i7 4790 + uma placa-mãe MSI Z97M-G43, e por hora vou mantendo a memória e minha placa de vídeo atual...

 

Valeu pelas dicas sobre a insuficiência do AMD Octacore... Tava acreditando que ele ia ser razoável, mas de fato ele alcança mais ou menos só um i5, né?!

 

Resolvi não deixar o dinheiro desvalorizar assim...

 

Agora espero conseguir recuperar investimento...:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, qarcanjo disse:

Cara, se conseguir achar um i7 4790 usado bom e barato, dá para pensar sim... Acabei de ver uma mobo B85 que um cara recomendou em outro tópico, no kabum, com preço atrativo... Mas tava pensando se a sexta geração de i7 não vale a pena.

Eu até tenho grana para comprar, mas penso no retorno de investimento, quando falo que não do conta dos Core i7...

E estou preocupado com consumo, nesses preços de energia elétrica que podemos esperar esse ano todo.

 

Se bem que não sei se vou ter consumo minimamente razoável renderizando vídeo no que quer que seja... kkkkk!

 

Rapaz, nos preços atualmente praticados a 6ª geração não vale a pena. Pegue da 4ª mesmo. Além disso memórias DDR4 estão bem caras em comparação com a DDR3 e a diferença de performance na prática não vale o investimento. Talvez no futuro o custo-benefício aumente.

 

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Se pegar um Core i5 vai ter pelo menos uns 80% de ganho em comparação com seu FX-4xxx, em física, nem se fala, o i5 se sai superior até ao FX-8350 nesse quesito.

 

Rapaz, esse meu i5 4570 tá de parabéns. Rodo estruturas pesadas com muitos carregamentos e que requerem bilhões de cálculos e o desempenho dele ficou bem acima do que eu esperava. Na verdade fiquei bem satisfeito. Só penso em pegar o i7 porque num futuro próximo quero rodar máquinas virtuais, então nesse caso os 4 núcleos do i5 não vão dar conta.

 

8 minutos atrás, qarcanjo disse:

Bom, achei meio imprudente, mas tomei coragem...

 

Peguei o Core i7 4790 + uma placa-mãe MSI Z97M-G43, e por hora vou mantendo a memória e minha placa de vídeo atual...

 

Valeu pelas dicas sobre a insuficiência do AMD Octacore... Tava acreditando que ele ia ser razoável, mas de fato ele alcança mais ou menos só um i5, né?!

 

Resolvi não deixar o dinheiro desvalorizar assim...

 

Agora espero conseguir recuperar investimento...:eek:

 

Boa escolha, mas já que pegaste uma mobo Z97 um i7 4790k seria mais negócio, pois você poderia fazer overclock no futuro. Mas essa nova configuração vai com certeza de atender bem.

 

Fique com Deus!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, qarcanjo disse:

Bom, achei meio imprudente, mas tomei coragem...

 

Peguei o Core i7 4790 + uma placa-mãe MSI Z97M-G43, e por hora vou mantendo a memória e minha placa de vídeo atual...

 

Valeu pelas dicas sobre a insuficiência do AMD Octacore... Tava acreditando que ele ia ser razoável, mas de fato ele alcança mais ou menos só um i5, né?!

 

Resolvi não deixar o dinheiro desvalorizar assim...

 

Agora espero conseguir recuperar investimento...:eek:

Só pegue a Z97 se for com 4790K, se for de 4970 é melhor a H97, ou vai jogar dinheiro fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, gente!

 

O preço das placas está bem próximo, e o motivo da escolha foi a qualidade dos componentes, as conexões traseiras e a qualidade do som.

 

A MSI tem uma série de recursos que me agradaram, e não encontrei nas placas B85 e H97 que pesquisei. As que tinham recursos similares, estavam até mais caras que essa MSI. Achei ela super custo benefício.

 

Além disso, instalei uma placa dessa para um colega e amei ela. Muito bem construída, com bons dissipadores, um bom circuito regulador, espaço para 4 pentes de memória, muitas conexões USB, conectores de som completos...

 

Acho que valeu a pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, qarcanjo disse:

Valeu, gente!

 

O preço das placas está bem próximo, e o motivo da escolha foi a qualidade dos componentes, as conexões traseiras e a qualidade do som.

 

A MSI tem uma série de recursos que me agradaram, e não encontrei nas placas B85 e H97 que pesquisei. As que tinham recursos similares, estavam até mais caras que essa MSI. Achei ela super custo benefício.

 

Além disso, instalei uma placa dessa para um colega e amei ela. Muito bem construída, com bons dissipadores, um bom circuito regulador, espaço para 4 pentes de memória, muitas conexões USB, conectores de som completos...

 

Acho que valeu a pena...

 

Nesse caso tudo bem. Também comprei essa minha H97 por causa dos conectores PCI Express x1 que eu precisava, além de outras funcionalidades que só encontrei nesse modelo, que por sinal me atende muito bem. Pra mim valeu a pena.

 

Boa sorte com seu empreendimento!

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, qarcanjo disse:

Atualizando...

Já chegou quase tudo. O Corei7 já tá aqui e testado. A RAM já tá em uso. A placa-mãe tá quase chegando. :D

Agora, peguei a GTX980 4GB Galax SOC, e acabei de testar no Blender... :eek::eek::eek::eek:

Gente, que canhão!

 

Que bom que ficou satisfeito, amigo! Quando você colocar o i7 no lugar desse FX 4300 é que você vai ver o que é renderizar...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, qarcanjo disse:

Tá aí, gente, ta finalmente tudo montado...

 

Passei por um contratempo com o backplate de minha VGA, mas agora tá resolvido. Tô em testes.

 

Valeu pela ajuda! O PC ficou show!

 

Cara, agora sim você tem um hardware para fazer jogos kk. Tudo está equilibrado na sua configura~ção e deve durar por muitos anos à frente. Qualquer dúvida pode voltar aqui.

 

Fica com Deus!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!