Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá possuo uma placa-mãe asus a75vpro com APU A83870K com memórias da corsair e não consigo realizar o dual channel... alguém tem como me ajudar irei colocar as imagens abaixo.1.png.82705e132a8aaba45a38b0eb8baf3df9.p2.png.19a846e7397c315c9d67adeb40f06125.p3.png.2d2d9ee65eeca2c3f24c6cf8871592eb.p

Postado

VocÊ está usando os slots 1 e 3. Acho que deveriam ser o 1 e 2. As memórias normalmente ficam intercaladas, ou seja, encaixadas em slots de mesma cor, ou com espaço de um slot para o outro.

• Curtir 1
Postado

Já tentei em todas as posições e agora ficaram assim porque eu li no manual e são da mesma cor o slot azul... mas nas outras posições não mudou em nada.

Postado

Só confirmando, F1a75vpro Asus, né?!

Seu manual pede para instalar A1 + B1 ou A2 + B2 para dual channel. Mas sugere usar os slots azuis para melhor desempenho em caso de overclock. Você tá dizendo que tá assim, as duas em slot azul, e ele está listando o 1 e o 3 no cpu-z? Doido isso, heim?! Tô acostumado a ver sempre 1 e 2.

O que sugiro por hora é resetar, entrar no Setup e carregar os optimized defaults, só por teste.

Há, e verifica no setup o que tá dizendo na página de Tools, o que indica para o SPD information, para vermos se está casando com o que mostrou no CPU-Z...

Sei que tô chovendo no molhado, mas estamos explorando as possibilidades. Afinal, não deveria ter segredo nessa configuração.

Outra coisa que queria saber é se sua Bios é a 1103 ou mais nova. Este seu APU A83870K só é validado a partir da Bios 1103.

Baixar a lista de suporte de dispositivos e memórias pode ser outra forma de debugar o seu problema. A sua memória não constar na lista não tem problema, mas se por acaso constar como incompatível, aí sim essa lista pode ajudar.

Por hora vamos tentar isso, mesmo que pareça muito básico.

Postado

É isso mesmo qarcanjo  se você ver o modelo na internet vai ver que os slots azuis são intercalados com os pretos ficando: azul, preto - azul, preto... é dela. Já tentei resetar no optmized default e nada, mas vou olhar a questão da bios  e se der mole reseto  novamente.

Irei tirar fotos do setup e posto aqui.

Tenho uma dúvida: No cpuz diz que a largura de banda máxima é de 667 será que para dua channel tenho que fazer isso?

Postado

IMG_20160201_091229707.thumb.jpg.ec30ace3.png.14cf52423f95488e0441c6b886c9b81c.p2.png.047d5b4d725c62e596ac42e75d82eebd.p1.png.c80521cb03ba56433c21dc810689591a.pFiz o que você me recomendou. E verifiquei que a BIOS É versão antiga pode ser isso então?

Agora como eu atualizo a BIOS dessa placa é com o cd dela mesmo ou tem outro procedimento?

Postado

É, pela listagem do site, a sua bios não é oficialmente compatível com seu processador. Você precisaria atualizar, e pode ser (com muita esperança), que esteja aí o problema. De qualquer forma, você estará com a bios apropriada para seu processador, o que é muito recomendável.

Para atualizar, hoje, sugiro que use mesmo o software da própria Asus. Pega a versão mais atual no site ao invés de usar a do CD. Já fiz várias vezes pelo windows, tanto em placas Asus como em placas gigabyte e por último agora em uma MSI sem nunca ter problemas. As minhas sempre tinham o dual bios ou dual UEFI, que dá uma segurança maior no procedimento, e eu tenho no-break. Mas tem um suporte a EZ-Bios 3 ou algo assim que li ontem de sua placa, que faz via pendrive e serve para evitar a falha no update do bios. Procure saber o método mais seguro que a Asus te disponibiliza. Mas o software da Asus no Windows provavelmente vai te facilitar o download do arquivo de bios correto para sua placa-mãe. O procedimento é via de regra simples. Dar o comando e esperar. Só não pode faltar energia elétrica durante o processo.

Leia no manual de sua placa-mãe sobre os procedimentos da atualização, que isso varia um pouquinho de hardware para hardware.

Quanto ao caso dos slots no CPU-Z, foi vacilo meu, pois isso varia de placa para placa. No PC que estou testando agora, é 1 e 3 ou 2 e 4. Acho que andei viciado nas placas gigabyte, pois todas que lidei recentemente era 1 e 2 ou 3 e 4. :P

Quanto aos 667Mhz, isso quer dizer que sua memória está agora operando a 1333Mhz e não 1600. A sua memória opera a 1600 com 9 9 9 24 41 2T usando o extreme memory profile (xmp). Isso é só mudar no Setup.

Pode ser que alguma configuração no Setup, nos timings da RAM esteja prevenindo o Dual Channel. Mas aquela lista de memórias do site da Asus, na seção de suporte da sua placa-mãe pode te dar uma dica preciosa. Certas memórias não funcionam em certas configurações em algumas placas. Se sua memória estiver incluída nos testes como não dando dual channel na sua placa, você terá sua resposta de bate pronto.

Como toda a coluna (channel), (DC mode) e (NB frequency) da baba memory de seu CPU-z estão cinzentas, talvez você esteja enfrentando alguma incompatibilidade de sua placa com as memórias ou com o o próprio CPU-Z (Tô só imaginando).

No manual da sua placa, não localizei nenhuma opção para habilitar ou desabilitar o dual channel no Setup. Mas vale verificar se existe algo como isso nas suas opções avançadas de memória ou em opções de overclock.

Vamos esperar que enquanto seguramos o tópico ativo, alguém com mais experiência nessa área contribua aqui. Como os meus Dual sempre funcionaram de prima, nunca tive que debugar isso antes. Então tô mais segurando o tópico aqui, para ver se a gente consegue uma ajuda mais responsa.

• Membro VIP
Postado

Ao efetuar a atualização faça em um horario que não falte energia ou que tenha picos de consumo.

No site do fabricante da placa-mãe mostra como fazer.

Postado

@qarcanjo @ApoloBrz Eu já baixei o driver no site da asus, eu li o manual e peguei outro em inglês mesmo para conferir e é ma mesmo coisa não há ativação ou desativação do dual... então sobre o modelo eu li todos os updates no site e baixei as listas o modelo simplesmente não é citado.

Irei fazer a atualização e verei o que acontece... a velocidade se nada mais der certo posso deixar setada em 1600 mesmo né? No mais irei adiantando alguma coisa e vou atualizando aqui. 

O programa da asus que você mencionou é do próprio cd ou tem algum para se baixar e fazer?

Postado

Olá a todos última atualização: Atualizei a bios da placa-mãe para a última versão e... nada!

Obrigado a todos! Deve ser algo da memória com a placa-mãe mesmo, de qualquer forma pelo menos atualizei a BIOS pra última versão

Abração e novamente obrigado pela ajuda!

Postado

É, tentamos resolver...

Uma pena. :(

Mas agora, que tudo isso já foi eliminado, se você conseguir testar outras memórias no PC, se tiver como pegar emprestado, por exemplo, este seria o caminho mais lógico a seguir.

Testar outras memórias no seu PC.

Testar suas memórias em outro PC.

Se tiver como fazer isso... Fora isso, realmente fiquei sem mais ideias nesse caso.

Postado

vou ver com uma amigo que tem um pc próximo no meu se der bem se não der já to conformado nessa vez deve ser algo da memoria mesmo to achando que mesmo se eu falar com o suporte da asus não vou ter nenhum resultado satisfatório.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!