Ir ao conteúdo

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

vai ser descarregada onde for ofereceida menor resistência.

Dica: se com pulseira, ao apertar a mão de alguém, prefira aguardar 2 ou 3 segundos antes de por a mão na pci. Não precisa + que isso pra descarregar. Depois, lava eas mãos, claro.

 

Ah há também as calcanheiras antiestáticas. Some-se-as à resolução da problemática

 

  • Membro VIP
Postado

O aparelho para absorver eletricidade estática se chama condutor, bom ou mau, que oferece caminho para que essa estática se dissipe faça a equalização com o aterramento..

Agora vou te deixar louco, fazer pirar, enlouquecer.

Se ai, em peloscampos, onde moras a umidade relativa do ar for maior que uns 60% a eletricidade estática sequer se acumula, não consegue acumular, pois o próprio ar, com sua umidade inerente, descarrega ou melhor, não deixa acumular estática..

 

Você sabe que usando uma pulseira eletrostática, como deve ser usada, conectada ao terra e tocares inadvertidamente no fio fase, pelado, (o fio fase, não você) poderias levar choque mortal??  Para evitar isso é colocado um resistor de 1 milhão de ohms em série para o real aterramento, isso na pulseira. 

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090305085136AAVGprV

http://ptcomputador.com/Ferragens/workstations/64126.html#.Vro0gSlRiCY

Isso evita, ou melhor, limita enormemente a corrente por ai a ponto de não sentires essa passagem de corrente???

Em um para raios se deseja uma rápida passagem de corrente para massa. Tanto menor for a resistência apresentada pelo cabo que liga o parra raios ao terra melhor.. As funções são diferentes. Para-raios busca drenar a massa a enorme energia contida em um raio e a pulseira visa manter em equilíbrio dois corpos carregados ou não..

 

A eletricidade estática acumulada em um corpo pode fazer pular uma faísca por cerca de 1 a 2 mm no vazio.. Em termos de tensão acumulada ai, DDP, vai de 1.000 a 2.000 Volts. Repare, 1 mm = 1.000 Volts..

Ora, um raio pula lá da nuvem, a 5 km longe e cai na terra...

Esses 5.000 metros são 5.000.000 milímetros ou 5.000.000.000 de Volts num desses raios..

É uma relação astronômica envolta nessa diferença dai. 5 Bilhões de Volts...

 

Não misture as coisas portanto..

  • Curtir 1
Postado

Pense que cada componente (você, a placa-mãe, a pulseira anti-estática, ou o que você pensar) pode ser representado por um capacitor conectado ao terra. Tais capacitores possuem maior ou menor capacitância e maior ou menor tensão de ruptura, ok?

Todos estes capacitores possuem uma resistência em paralelo. Alguns muito alta, a ponto do capacitor quase não se descarregar e outros muito baixa, a ponto do capacitor nem se carregar.

Agora considere que cada capacitor possui uma determinada carga.

Quando um capacitor encosta no outro, ele encosta com uma resistência, que pode ser alta ou baixa.

O que vai acontecer é que elétrons migrarão de capacitores com maior tensão para os com menor tensão, ok?

No final, o fluxo de elétrons vai cessar (ou vai ficar muito baixo a ponto de não se poder medir). Quando isso ocorrer, todos os capacitores estarão com a mesma tensão. Se um deles possuir uma resistência em paralelo relativamente baixa, como é o caso das pulseiras, a tensão em todos os capacitores tende a se igualar.  A resistência do corpo pode ser alta ou baixa. Vai depender se a pele for seca ou oleosa e da quantidade de suor. Então a tendência é que esta tensão estática fique igual em todos os objetos e tendendo para zero caso a manta esteja conectada ao terra.

O ideal seria colocar a placa-mãe (ou qualquer circuito eletrônico) sobre a manta anti-estática sobre a mesa e colocar uma pulseira anti-estática conectada à manta. Assim você estará no mesmo potencial que a manta e, consequentemente, no mesmo potencial do circuito. Nestas condições não haverá passagem de corrente entre estes quatro componentes: A manta, o circuito, a pulseira e você.

Agora considere que está se formando uma tempestade e o ambiente está se carregando de eletricidade (é a tensão do campo elétrico). Esta tensão está aumentando, mas como todos os quatro componentes estão no mesmo potencial e um deles aterrado, então não haverá passagem de corrente. Agora imagine que um raio da tempestade se forme e se conecte a um dos quatro componentes. Haverá uma passagem de corrente tão alta e como a resistência entre estes quatro elementos e o terra não é nula, a corrente vezes a resistência vai gerar uma tensão alta. Esta tensão multiplicada pela corrente é a tal potência, que é muito alta. Resumindo. A potência vai ser dissipada nesta resistência, o que vai gerar muito calor instantaneamente e esta alta corrente vai passar pelos quatro elementos mencionados. TUDO VAI TORRAR.

Entendeu?

Em um para-ráio a resistência é muito baixa, então a corrente vezes a resistência (que dá a tensão) vai ser pequena e a ENERGIA do raio vai ser direcionada, de modo seguro, para o terra.

Terminando...

Trabalhei em um local, que tinha para-ráios. Diversas hastes metálicas apontadas para o céu e todas conectadas por um fio grosso de cobre. Algo em torno de 1cm de diâmetro. De tantos em tantos metros havia um fio de mesma grossura conectado o fio de cima para o chão.

Abaixo do chão havia ferragens suficientes para espalhar a corrente dos raios de modo seguro para o potencial da terra. Com isso o prédio ficava protegido dos raios.

MOR_AL

  • Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!