Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo com superaquecimento?


RaphaH3ll

Posts recomendados

Boa noite, comprei uma GTX 550 TI usada. Ela estava sem a ventoinha, então adaptei uma de processador no dissipador original dela. A placa funciona normalmente para atividades simples, como navegar na internet, ver filmes e etc. Mas quando eu inicio qualquer jogo, depois de uns 5 minutos, meu monitor fica sem sinal e o pc desliga. Já registrei 95º com o MSI Afterburner e o HWMonitor, estou achando que quando ela bate os 100º o pc desliga pra evitar danos no sistema. Será que o problema é realmente de superaquecimento ou pode ser algum defeito na placa? Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te venderam a placa toda escangalhada, heim?!

 

Minha sugestão para a placa que tava sem ventoinha, e que esquenta muito mesmo com a ventoinha adaptada, é tirar esse cooler, limpar tudo, reaplicar pasta térmica e botar a ventoinha adaptada novamente.

 

Peço que envie uma foto da placa com o cooler e a ventoinha adaptada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, qarcanjo disse:

Te venderam a placa toda escangalhada, heim?!

 

Minha sugestão para a placa que tava sem ventoinha, e que esquenta muito mesmo com a ventoinha adaptada, é tirar esse cooler, limpar tudo, reaplicar pasta térmica e botar a ventoinha adaptada novamente.

 

Peço que envie uma foto da placa com o cooler e a ventoinha adaptada.

Então, eu sabia do problema, mas arrisquei.

 

10_02_2016_23_45_26.jpg.284048539a33098b

 

Eu simplesmente prendi a ventoinha na carcaça da placa com aquelas abraçadeiras de plástico. Não é algo que me orgulhe mas...

17 minutos atrás, ilkyest disse:

Outra coisa. Eu troquei o fan da minha placa de vídeo. Que fan vocÊ colocou? Uma de intel? qual o tamanho dela? e vocÊ ligou apenas o vermelho/preto?

Coloquei um fan da Intel mesmo, tem cerca de 10 centímetros e liguei ele no conector da placa-mãe.

 

10_02_2016_23_46_40.jpg.cb103406da372073

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ilkyest disse:

Tá aí o erro... a placa-mãe não sabe da temp da placa de video. para usar esse fan, corte o conector (Deixe um pouco de fio, para emendar depois e reutilizar) e deixe apenas o fio preto e vermelho, e ligue no conector da placa de vídeo

 

Opa, pode ser mais detalhado no procedimento? Quais fios que eu vou utilizar (no fan só tem fio verde, amarelo e preto)? E onde irei conectá-los na placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RaphaH3ll  mais detalhado não tenho como... se tem 3 fios, deve ser o amarelo e o preto. na placa de vídeo deve ter um conector. Se você não recebeu fan para essa PV ficará difícil

 

Ou, ligue esse fan em 12V. Vai fazer barulho, mas... não deverá sobre-aquecer a PV.

]

Aqui tem o código de cor deste fan que tu tens

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/396007-resolvido-identificação-dos-fios-do-cooler/?do=findComment&comment=3335705

 

ligue ele direto na fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, ilkyest disse:

@RaphaH3ll  mais detalhado não tenho como... se tem 3 fios, deve ser o amarelo e o preto. na placa de vídeo deve ter um conector. Se você não recebeu fan para essa PV ficará difícil

 

Ou, ligue esse fan em 12V. Vai fazer barulho, mas... não deverá sobre-aquecer a PV.

]

Aqui tem o código de cor deste fan que tu tens

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/396007-resolvido-identificação-dos-fios-do-cooler/?do=findComment&comment=3335705

 

ligue ele direto na fonte.

 

Eu não tenho o fan original dela. O que você quis dizer com conectar o fan em 12V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô achando que a sua placa era assim, quando tava inteira:

 

https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img.dxcdn.com/productimages/sku_135118_3.jpg&imgrefurl=http://www.dx.com/cs/p/asus-engtx550-ti-nvidia-geforce-gtx-550-ti-1gb-192-bit-gddr5-pci-express-2-0-x16-graphic-card-135118&h=600&w=600&tbnid=AzTr7LVh92Wr3M:&docid=g5wSYyN7NimFrM&ei=u1O8VuT0JcGrwASH4JuoCQ&também=isch&ved=0ahUKEwikvqalsu_KAhXBFZAKHQfwBpUQMwhvKEcwRw

 

Bom, faz o que o @ilkyest tá pedindo, e depois segue a adaptação que ele vai te explicar.

 

Mas como a placa chegou gambiarrada em suas mãos, eu acho extremamente importante você remover esse dissipador, limpar qualquer interface térmica entre ele e o chip gráfico, passar uma pasta térmica direito e recolocar no lugar.

 

Digo isso porque não sabemos o histórico dessa placa. E se veio sem cooler, a chance é enorme de que o antigo dono tenha mexido aí, e feito porcaria. Isto pode estar atrapalhando a condução térmica do chip para o dissipador, e aí não adiantaria somente refazer a ligação elétrica de sua ventoinha.

 

No link que enviei, aparentemente a base do dissipador por debaixo da ventoinha e capa plástica originais da placa é a que está aí. Pelo menos essa é a minha esperança. Na sua foto, as travas do cooler estão no lugar, o que reforça minha esperança. Mas isso não quer dizer que o cara não tenha feito besteiras do tipo:

 

1) Tirou o dissipador e recolocou sem passar nova interface térmica.

2) Tirou o dissipador, e colocou de volta com pasta térmica, mas não removeu o elastômero original.

3) Tirou o dissipador, limpou, passou pasta térmica em excesso e recolocou.

4) Deixou o dissipador por qualquer motivo mal colocado.

5) Não usou pasta térmica na reposição do dissipador.

 

Assim, eu peço para você se certificar também da situação desse dissipador e nos enviar fotos de como estava a interface térmica imediatamente após a remoção do cooler. Na pior das hipóteses, essa verificação será trabalhosa, mas ela te dará muito mais garantias de que o problema de resfriamento seja totalmente sanado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaphaH3ll , você tem experiência com as questões de eletricidade estática? Percebi que você é desenrolado com as coisas ao ver que você foi logo adaptando um cooler por conta própria, o que é muito legal de ver. Mas se você não tiver experiência com hardware, não tem o menor problema. Estamos aqui para ajudar, e principalmente para tentar evitar que algum dano aconteça durante essa intervenção na placa de vídeo.

 

Não se acanhe, pode perguntar qualquer coisa no fórum aberto. Eu sacava muito pouco quando entrei para a comunidade...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô torcendo para ser só velocidade do fan também. Mas com um fan girando, mesmo que lento, a temperatura devia ficar um pouquinho mais controlada. Acredito que aquele dissipador possa ter sido mexido porcamente pelo último dono da placa, sabe. É até um motivo possível para a ausência da ventoinha original, e para o aparente super aquecimento.

 

Mas quero que ele teste a adaptação do cabo como você falou antes, @ilkyest . Se resolver, ele não mexe no heatsink. Se não resolver, aí partimos para a solução hard.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ilkyest disse:

@RaphaH3ll  antes da gambiara propriamente dita, poderia postar a BIOS aqui? principalmente em "pc health" ou onde apareçam os fans...?

 

11_02_2016_09_30_19.jpg.2b3bf606758cb21b11_02_2016_09_32_02.jpg.e44987fd29d9760f

1 hora atrás, qarcanjo disse:

Assim, eu peço para você se certificar também da situação desse dissipador e nos enviar fotos de como estava a interface térmica imediatamente após a remoção do cooler. Na pior das hipóteses, essa verificação será trabalhosa, mas ela te dará muito mais garantias de que o problema de resfriamento seja totalmente sanado.

 

 

A placa é a mesma da foto. Segue as fotos do dissipador removido:

11_02_2016_08_52_38.jpg.ce3e72148913e59611_02_2016_09_29_21.jpg.64169713a588fec1

 

Achei ela bem ressecada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, qarcanjo disse:

@RaphaH3ll , você tem experiência com as questões de eletricidade estática? Percebi que você é desenrolado com as coisas ao ver que você foi logo adaptando um cooler por conta própria, o que é muito legal de ver. Mas se você não tiver experiência com hardware, não tem o menor problema. Estamos aqui para ajudar, e principalmente para tentar evitar que algum dano aconteça durante essa intervenção na placa de vídeo.

 

Não se acanhe, pode perguntar qualquer coisa no fórum aberto. Eu sacava muito pouco quando entrei para a comunidade...

 

Nada, zero de experiência nessa área. Tá sendo na cara e na coragem.

11 minutos atrás, ilkyest disse:

@qarcanjo  poste a foto da BIOS, na parte dos fans... e as opções

 

 

acredito que teremos uma solução muito simples...

 

 

2 minutos atrás, qarcanjo disse:

Tô torcendo para ser só velocidade do fan também. Mas com um fan girando, mesmo que lento, a temperatura devia ficar um pouquinho mais controlada. Acredito que aquele dissipador possa ter sido mexido porcamente pelo último dono da placa, sabe. É até um motivo possível para a ausência da ventoinha original, e para o aparente super aquecimento.

 

Mas quero que ele teste a adaptação do cabo como você falou antes, @ilkyest . Se resolver, ele não mexe no heatsink. Se não resolver, aí partimos para a solução hard.

 

Pelo que eu entendi, a velocidade do fan que tá na placa de vídeo está cerca de 1000RPM abaixo da velocidade do fan do processador.

Agora só pra ficar claro, o meu problema é superaquecimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que é super aquecimento sim. Mas isso a gente vai testar.

 

A sua velocidade de fan não tá tão baixa, que fosse causar problemas, na minha opinião. A adaptação do @ilkyest vai ser valiosa assim mesmo, mas o pior quanto à temperatura acho que foi essa pasta térmica misturada com um elastômero que não foi removido do chip e do dissipador.

 

Isso deixa difícil seu dissipador funcionar.

 

A minha sugestão, principalmente agora que já foi removido, é que você limpe ambos, chip e dissipador com álcool isopropílico. Ele ajuda a remover essa meleca que tá grudada aí. Mas tem que tirar tudo.

 

Instruções para eletricidade estática:

 

1) Só manipule suas placas pelas bordas, e evite tocar nas trilhas e componentes.

2) Desligue sempre o cabo de força do PC antes de retirar ou instalar qualquer placa.

3) Descarregue a eletricidade estática que pode estar em suas mãos em algum objeto metálico grande. Eu uso aqui em casa um corrimão de alumínio e toda hora os braços de inox de minha cadeira de escritório. Além disso, eu tenho uma pulseira anti estática. Funciona também pegar em partes metálicas expostas do gabinete. Deixe as mãos encostadas ali por alguns segundos antes de pegar em qualquer componente.

4) nunca mexa no PC depois ou enquanto pisar em um tapete. De preferência, fique descalço para ajudar a descarregar eletricidade estática.

 

Instruções sobre o alcool isopropílico:

 

1) Não derrame o álcool na placa. use cotonete embebido nele, e limpe somente as partes necessárias, que farão contato entre o chip e o dissipador.

2) Só use álcool isopropílico. Alcool comum pode estragar a sua placa.

3) Deixe secar bem antes de ligar novamente a placa.

4) Não fique inaland isso muito tempo, e deixa a janela aberta, pois ele é tóxico.

5) Nunca ligue a placa sem o cooler instalado, e certifique-se de passar pasta térmica no chip antes de instalar o dissipador.

 

Instruções para passar pasta térmica:

 

1) A gente usa muito pouca pasta térmica. Só um grãozinho de arroz, e espalha ela bem sobre a parte lisa e brilhante do chip, usando uma espátula. Não ponha seu dedo ali, para não contaminar o composto térmico.

2) Não se reaproveita pasta térmica. Toda a pasta que estava no chip e dissipador deve ser removida, e substituída por nova.

3) Nunca deixe pasta térmica lambrecar a placa de circuito e componentes da placa.

4) Nunca misture pasta térmica com outra marca, pasta velha, elastômeros ou colas térmicas.

 

Siga estas instruções com cuidado, seja para qualquer componente, placa de vídeo, placa-mãe, processador, memórias. Isso evita danos e acidentes.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
42 minutos atrás, RaphaH3ll disse:

 

Nada, zero de experiência nessa área. Tá sendo na cara e na coragem.

 

 

Pelo que eu entendi, a velocidade do fan que tá na placa de vídeo está cerca de 1000RPM abaixo da velocidade do fan do processador.

Agora só pra ficar claro, o meu problema é superaquecimento?

Não... veja... a velocidade do fan só irá subir quando subir as temps da mobo...

 

A placa de vídeo estará cozinhando e a mobo não estará dando bola, ou... o reverso... a PV estará "limpando tudo em volta" de tão forte o fan, e a mobo estará congelando....

 

Então, 1) não se liga na mobo....

 

Bata uma foto mais distanciada da placa de vídeo... ela deve ter um fan connector, ou "fan" ou algo do gÊnero próximo ao engate do gabinete.....

 

Em tempo... voce viu o link que postei?

 

Após ler as orientações do @qarcanjo  vamos "à minha deixa"

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

24 minutos atrás, ilkyest disse:

Bata uma foto mais distanciada da placa de vídeo... ela deve ter um fan connector, ou "fan" ou algo do gÊnero próximo ao engate do gabinete.....

 

Em tempo... voce viu o link que postei?

A placa é exatamente igual a que o @qarcanjo postou: 

http://img.dxcdn.com/productimages/sku_135118_3.jpg

 

Acho que o conector que você se refere é aquele no canto inferior esquerdo.

O link com a relação dos fios e suas respectivas cores? 

 

@qarcanjo, Tenho que retirar toda aquela pasta térmica (área verde e vermelha)? Ou só aquela parte central (área vermelha)?

Se tiver que retirar aquela substância da área verde como devo proceder? Essa substância parece mais com uma cola, é mais firme do que a pasta térmica que está na área vermelha e, aparentemente, não vai sair com muita facilidade.

 

32414.jpg.d40b46f7d852934f98196529aeb3a8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria remover tudo, até mesmo para evitar que a cola da área verde, pós rompida, acabe levantando um pouco o dissipador. Aquilo rompe, estica, deixa rebarbas e o encaixe pode não ficar perfeito depois.

 

A área vermelha você terá que ver escrito o nome da nvidia, e deixar brilhando.

 

Você vai limpar também a base do cooler, até remover tudo.

 

Atenção, não faça força em nada... essa limpeza é suave. O Álcool isopropílico deve ajudar a amolecer a cola. E não se usa nenhuma ferramenta além de um cotonete ou de um paninho na ponta do dedo. Chave de fenda jamais! Evite deixar pano em contato com a placa por causa de eletricidade estática.

 

Se não conseguir tirar tudo da área verde, não tem problema, mas pelo menos diminui o volume de elastômero ali.

 

E na hora de repor o cooler, cuidado para não apertar demais, pois existe o risco de quebrar o chip. Precisa só ficar firme e estável, nivelado. Não de apertar...

Cara, tá na minha hora... Procurei repassar para você o máximo de instruções possíveis.

 

Não estarei aqui de volta até de noite bem tarde. Então, eu peço que se você tiver mais dúvidas, converse com o @ilkyest ou mesmo abra outro tópico a respeito, se ele também estiver indisponível.

 

Boa sorte.

 

Depois nos fala como você comprou essa placa de vídeo e embarcou nessa aventura. Quanto pagou nela?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RaphaH3ll disse:

Apliquei a pasta térmica, joguei por 30 minutos e a temperatura máxima atingida foi de 83º!

Será que o problema foi resolvido ou seria melhor fazer a sua deixa @ilkyest?

 

Pelo que vi, está muito melhor do que antes. Como é a ventilação do seu gabinete ?  83° ainda é um pouco alta

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!