Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo com superaquecimento?


RaphaH3ll

Posts recomendados

1 minuto atrás, iHeeel disse:

 

Pelo que vi, está muito melhor do que antes. Como é a ventilação do seu gabinete ?  83° ainda é um pouco alta

 

Antes eu jogava por 5 minutos, o monitor ficava sem sinal e eu tinha que reiniciar o pc. A ventilação é precária. Uso aqueles gabinetes de computador de escritório (modelo do gabinete), somente com ventilação na parte de trás, e a minha placa-mãe também é humilde, possui apenas 2 conectores de fan, um para o processador e outro estou usando para ligar a ventoinha adaptada da placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

essa nvidia deve ficar abaixo de 90 graus... teria de tentar algo diferente mesmo, contudo... não tem como configurar os fans individualmente na tua mobo... então teria de apelar mesmo.

 

Se a placa é DE FATO a mesma que o colega postou, o conector que está na placa-mãe deve caber aí nessa placa de vídeo, contudo a foto do conector seria melhor.....

 

Por exemplo: por esta foto

gtx550ti-scan-front.jpg

 

deveroa caber o conector que você plugou na placa-mãe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaphaH3ll Caramba! Realmente!

Como é um gabinete tecnicamente ruim, Seria bom deixar a tampa aberta pra que possa ter uma melhor ventilação. Faça isso e diga como ficou.

 

Obs: Parece que se melhorar, serar um pouco mais. No entanto, pra quem não jogava nem 5 min, 83° é uma ótima!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@iHeeel  o drama é que o fan está funcionando abaixo da rotação padrão... Esse fan chega a 3000 rpm, e tá a 2000 porque tá ligado na placa-mãe. Se esquentar o chipset ele começa a subir a rotação, mas isso não é aplicavel

 

Por isso que eu quero que o colega veja se o conector do fan da pv aceita esse conector de fan aí, que está na mobo... se não, seria interessante ligar ele em 12V mesmo, para garantir. Afora o barulho, a PV deve ficar abaixo de 90 graus....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest O conector do fan é de 3 pinos e maior que o que a placa de vídeo aceita (4 pinos e estreito). Acho que vamos ter que fazer esse procedimento que você mencionou.

 

@iHeeel  Eu já uso o gabinete sem a tampa lateral. O que eu tava pensando em fazer é comprar aqueles adaptadores de entrada de fan que plugam em uma das saídas da fonte e ligar mais uma ventoinha na parte de trás do gabinete jogando o ar quente pra fora.

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/adaptador-multi-fan-4-entradas-3p-p-4-pinos-conector-fonte-14660-MLB223937475_573-O.jpg

E mais pra frente substituir o gabinete por um superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ilkyest disse:

Ok @RaphaH3ll  então quanto ao tópico que citei, quanto ao "que é o que" nos pinos do fan tu viu?

 

 

 

Aquele que diz que o fio preto é o terra, o amarelo é o de alimentação e o verde é pra indicar a velocidade de rotação do fan, certo?

 

1 hora atrás, qarcanjo disse:

Acabei voltando mais cedo...

 

Fico feliz que já tenha melhorado muito...

 

Você foi guerreiro, heim @RaphaH3ll ! Parabéns!

 

Cê vai ver, seguindo o resto das instruções agora, vai ficar bala...

 

Mas se não fosse a sua ajuda e a do @ilkyest eu não teria conseguido fazer nada!

Obrigado aos dois.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

EU não lembro, mas se está lá é aquilo mesmo. Então você pode usar um dos conectores molex.

 

Molex_female_connector.jpg

 

vermelho/preto é 5V.Amarelo/preto é 12V. Bastaria testar. Como eu te disse, corta com um pedaço de fio, para poder emendar depois

 

Mas por questões de segurança, comece com vermelho/preto. Caso ligue errado, evita de queimar o sensor. Teste, se ficou pouco o resultado, 12V

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto. Liguei o fan da placa de vídeo no 12V e religuei o fan traseiro do gabinete na placa-mãe. Iniciei um jogo para testar e a temperatura máxima que a placa de vídeo chegou foi 73º!

asd.jpg.34a3ff4f93d6bf2d3663d6cbeb183961

Aparentemente o problema tinha sido resolvido, mas a tela preta voltou. Acho que o problema com a placa de vídeo está solucionado, mesmo tendo jogado por pouco tempo.

Fiquei verificando as temperaturas pelo speedfan e alguma coisa estava "pegando fogo". Acreditando que era o processador, troquei a pasta térmica do mesmo, mas as temperaturas não baixaram.

56bdf6fd9e9fb_Semttulo.jpg.c37ec5a793d01

Essas temperaturas foram registradas depois da troca da pasta térmica e com o computador "parado", só estava com a página da internet aberta.

No speedfan, a "Temp1" e "Core" mostram a temperatura de quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, qarcanjo disse:

Você pode medir as temps com o Open Hardware Monitor ou com o Hardware Monitor?

 

Pronto. Esse programa esclareceu minha dúvida, o processador está superaquecendo. Vou fazer a compra de um cooler para tentar solucionar o problema.

A placa de vídeo está uma beleza! Obrigado a todos pela ajuda, principalmente, o @qarcanjo e o @ilkyest .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ilkyest disse:

@RaphaH3ll  o queimando é configurável.... ele apresentará o foguinho em função da temperatura tua...

 

qual o teu cooler atual do processador? ou poderias bater uma foto com a lateral aberta? Pode-se ajudar aí também

 

O cooler que veio junto com o processador. Igual a esse modelo: cooler.

 

2 horas atrás, qarcanjo disse:

Numa das fotos parece que é o AMD box, pelo pouquinho que dá para ver dele.

 

Qual é a sua configuração, @RaphaH3ll ?

 

 

 

Exato! É um Phenom X4 9850 (1ª geração), minha placa-mãe é uma foxconn m61pmv series e tenho 4gb de ram 800mhz ddr2.

 

OBS.: devo abrir um novo tópico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM2/AM2+


Seu limite de temperatura é 61C, né! Cê tá realmente na tábua da beirada.

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/todos-os-modelos-do-phenom/1434/3

 

E isso praticamente em IDLE. Quantos graus tava fazendo aí, tem ideia?

 

Seu processador tem TDP de 125W. Já vai apertando para o Blizzard T2. No Rio é quente... Eu tô tendendo a recomendar pelo menos o Hyper TX3.

 

Você poderia nos passar uma foto de seu gabinete, mais de longe, pra gente ver quais são as opções... Mas a princípio, eu acho que você deveria ir de Cooler Master Hyper TX3 ou algum equivalente. Só resta saber se caberá um cooler torre aí, mas o TX3 é razoavelmente tranquilo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, qarcanjo disse:

AM2/AM2+


Seu limite de temperatura é 61C, né! Cê tá realmente na tábua da beirada.

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/todos-os-modelos-do-phenom/1434/3

 

E isso praticamente em IDLE. Quantos graus tava fazendo aí, tem ideia?

 

Seu processador tem TDP de 125W. Já vai apertando para o Blizzard T2. No Rio é quente... Eu tô tendendo a recomendar pelo menos o Hyper TX3.

 

Você poderia nos passar uma foto de seu gabinete, mais de longe, pra gente ver quais são as opções... Mas a princípio, eu acho que você deveria ir de Cooler Master Hyper TX3 ou algum equivalente. Só resta saber se caberá um cooler torre aí, mas o TX3 é razoavelmente tranquilo...

 

Verdade, estou na tábua da beirada. Ele tá atingindo a temperatura máxima, praticamente, em "stand by".

Moro no interior do Rio, mas mesmo assim é quente, deve estar na faixa dos 30º.

A respeito do TX3, posso fixá-lo nesse meu "suporte do cooler do processador"? Pois vi que ele possui 4 travas, uma em cada ponta e o cooler que utilizo só tem 2 travas que se encaixam em 2 pontos no meio do suporte.

Em relação ao tamanho, eu acredito que cabe sim.

 

13_02_2016_17_31_43.thumb.jpg.2f76adfd5c13_02_2016_17_33_55.thumb.jpg.3818cabac913_02_2016_17_35_52.jpg.543f3ac27ace60f2

 

Não repare a bagunça, mas a tampa do lado direito do gabinete não se abre, forçando os cabos da fonte ficarem do lado de dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem cooler na frente dos HDs?

 

Esse gabinete não é muito bem ventilado. A frente é muito fechada, e a ventoinha traseira é pequena.

 

Se você tiver espaço para ventoinha lateral sobre o processador, use...

 

Precisando economizar, rola um mod para por uma ventoinha maior na lateral. Isso evitaria a troca de gabinete, mas é trabalhoso e meio perigoso cortar. Olha um gabinete que eu modifiquei há 12 anos atrás: :lol: Papagaiado não, ne?!

 

post-29703-13884935352508_thumb.jpg

 

Quanto Às travas do Hyper TX3, ele é compatível com seu soquete nas especificações. Se sobrar travas, não tem problema. O importante é que as específicas do seu processador se encaixem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, qarcanjo disse:

Você tem cooler na frente dos HDs?

 

Esse gabinete não é muito bem ventilado. A frente é muito fechada, e a ventoinha traseira é pequena.

 

Se você tiver espaço para ventoinha lateral sobre o processador, use...

 

Precisando economizar, rola um mod para por uma ventoinha maior na lateral. Isso evitaria a troca de gabinete, mas é trabalhoso e meio perigoso cortar. Olha um gabinete que eu modifiquei há 12 anos atrás: :lol: Papagaiado não, ne?!

 

post-29703-13884935352508_thumb.jpg

 

Quanto Às travas do Hyper TX3, ele é compatível com seu soquete nas especificações. Se sobrar travas, não tem problema. O importante é que as específicas do seu processador se encaixem.

 

Não, esse gabinete só suporta uma ventoinha na parte de trás.

Já pensei em colocar algumas na marra, mas será que diminui a temperatura significativamente?

 

45 minutos atrás, ilkyest disse:

@RaphaH3ll  sim abra e poste fotos.... vamos para lá agora

 

poste fotos da lateral

 

A tampa lateral esquerda dele é totalmente fechada, quanto a direita, eu não consegui removê-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem trocar de gabinete, pelo que vi, só na base do mod mesmo.

 

Esse gabinete que postei era todo fechado também, bem similar ao seu.

 

O mod consistiu em abrir espaço para uma ventoinha frontal na área dos HDs, abrir um espaço para uma ventoinha lateral e reduzir o gradeamento da ventoinha traseira, de forma a melhorar o fluxo de ar.

 

Aínda coloquei aquelas duas aberturas em cima, como uma baia fan.

 

Só vai resolver, se você abrir passagens de ar no gabinete. Usei micro retífica e discos de corte pesado na época. Mas é um trabalho perigoso e insalubre. Tem gente que corta na tico tico, mas é difícil dar bom acabamento.

 

Fazer o mod, dando trabalho, e gastando mais quem sabe R$60 a 100 em ventoinhas silenciosas de 120mm, compensa pouco o mod. Se você pensar que paga R$ 200 a 240 num gabinete mais moderno, com possibilidades futuras de upgrade e às vezes até 2 ventoinhas já instaladas, acho o mod uma opção ruim, sabe. Só se você já tiver ventoinhas em mãos.

 

12 anos atrás não tínhamos as opções que temos hoje.

 

Se você estiver disposto a investir num gabinete para o futuro, que sirva para seus upgrades por uns anos, o Cougar Archon é muito recomendado no fórum. Perto de R$200,00 no Kabum. Mas tem muitos outros gabinetes, como:

 

http://www.hardplus.com.br/produto/NSE400KKN1/gabinete-cooler-master-n400-nse-400-kkn1.html

 

http://www.gpj.com.br/gab_sentey_gamer_centinela_gs6100_s_fonte_pretovermelho_box

 

PS: tô te mostrando o que me agrada. Tem outros gabinetes bacanas mais baratos, de marcas como Corsair.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só na base do mod mesmo... o que você poderia fazer é fazer um corte, ou furos de 4mm na lateral e por um duto

sku_9994_2.jpg

 

Free-shipping-Retractable-computer-case-

 

 

computador-duto-de-ar-p-gabinete-preto-u

 

 

 

a explicaçao é simples. O ar que entrará no processador será frio, e não ar "requentado" do interior do gabinete. Eu tinha assim no meu outro gabinete e dá uma diferença significativa

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!