Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vou jogar o computador no lixo, montar um com z97 ou x 99 ?


Posts recomendados

 

 

Eu estou decidido e não queimar mais o juízo com isso pois preciso trabalhar e preciso DE ESTABILIDADE.  Vou gastar o que for necessário para uma placa-mãe, processador e memória.

 

A pergunta é:  Atualmente, qual a tecnologia mais estável, o  Z97 ou X 99 ?   

 

QUal a placa-mãe com menos relatos de travamentos?  Tenho simpatia pela ASUS.  O que me dizem?

 

e na dúvida entre i74790K e i75930K. 

 

Agradeço antecipadamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ambas sao estáveis, nao há nem como definir assim a preferência por z97 ou x99

 

 

o fato é que a x99 é pra um publico mais entusiasta, pra quem realmente curte hardware e seu poder..

 

 

sem delongas, hj, eu montaria um pc do zero com x99 pelos seguintes motivos

 

 

é uma plataforma diferenciada

 

já faz uso das tecnologias mais novas, caso você tenha condicao de usar algumas ou todas elas

 

a linha extreme "dura" mais no sentido de que ao contrario dos outros sockets e processadores q quase todo ano tem mudanca e coisas novas, quem comprou x99 em 2014, fica com um pc muito bom pelo menos até 2018, isso se na proxima geração de processadores da linha extreme o socket 2011-v3 for aproveitado(muito provavelmente), porque caso seja, ai é que a durabilidade nesse sentido aumenta.. você so precisaria (se realmente precisasse) trocar o processador no futuro, por exemplo.. se bem q eu hj se tivesse um 5930k q seria o processador intermediario entre o 5820k e o 5960x(sonho), dificilmente acharia motivos para mudar. 

 

Eu fiquei bem entusiasmado com a linha extreme da intel depois q a conheci.. e quando a conheci, ja tinha montado esse meu pc.. mas se nao tivesse sido assim, certamente teria um x99 hoje independente do que eu fizesse nele, seja jogar, trabalhar pesado ou só desenhar no paint.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

ambas sao estáveis, nao há nem como definir assim a preferência por z97 ou x99

 

 

o fato é que a x99 é pra um publico mais entusiasta, pra quem realmente curte hardware e seu poder..

 

 

sem delongas, hj, eu montaria um pc do zero com x99 pelos seguintes motivos

 

 

é uma plataforma diferenciada

 

já faz uso das tecnologias mais novas, caso você tenha condicao de usar algumas ou todas elas

 

a linha extreme "dura" mais no sentido de que ao contrario dos outros sockets e processadores q quase todo ano tem mudanca e coisas novas, quem comprou x99 em 2014, fica com um pc muito bom pelo menos até 2018, isso se na proxima geração de processadores da linha extreme o socket 2011-v3 for aproveitado(muito provavelmente), porque caso seja, ai é que a durabilidade nesse sentido aumenta.. você so precisaria (se realmente precisasse) trocar o processador no futuro, por exemplo.. se bem q eu hj se tivesse um 5930k q seria o processador intermediario entre o 5820k e o 5960x(sonho), dificilmente acharia motivos para mudar. 

 

Eu fiquei bem entusiasmado com a linha extreme da intel depois q a conheci.. e quando a conheci, ja tinha montado esse meu pc.. mas se nao tivesse sido assim, certamente teria um x99 hoje independente do que eu fizesse nele, seja jogar, trabalhar pesado ou só desenhar no paint.

Rodrigo, eu vi qeu você mora em Recife também.  Você entende bem em diagnosticar um sistema?
Como faria por uma visita sua? Ou por alguém que você possa indicar.  Grato.

Sim, eu penso muito no 2011-V3. É muito caro, mas estou quase indo para ele em suaves prestações. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Edde disse:

Rodrigo, eu vi qeu você mora em Recife também.  Você entende bem em diagnosticar um sistema?
Eu pagaria por sua visita. Ou por alguém que você possa indicar.  Grato.

Sim, eu penso muito no 2011-V3. É muito caro, mas estou quase indo para ele em suaves prestações. :)

Na moral, se você trabalha com objetos 3D, vai precisar também de uma placa de vídeo; não é só a CPU que trabalha. Se vocÊ tiver milhões para gastar com uma placa de 2k R$ e mais um setup X99, beleza, vá em frente... mas se não, é melhor ficar com LGA 1150 e investir um pouco mais na GPU.

 

Diga o orçamento total, quais as peças do PC que você já tem e quais programas pretende usar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Imakuni disse:

Na moral, se você trabalha com objetos 3D, vai precisar também de uma placa de vídeo; não é só a CPU que trabalha. Se vocÊ tiver milhões para gastar com uma placa de 2k R$ e mais um setup X99, beleza, vá em frente... mas se não, é melhor ficar com LGA 1150 e investir um pouco mais na GPU.

 

Diga o orçamento total, quais as peças do PC que você já tem e quais programas pretende usar.

 

EU tenho neste computador uma AMD HD 7970 da Saphire, que eu considero um bom nível.

Eu ia comprar um MAC, mas o problema são os programas que uso, tenho muita coisa que não poderei usar no MAC. 
Então tenho que motar um PC, posso gastar até uns  6-8 mil reais para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Z97 é placa-mãe liberada para overclock, se não for fazer OC vale mais a pena pegar uma H97.

 

Uma sugestão (pois não sei quanto pretende gastar):

  1. I7 4790 sem K, se for fazer OC pegue o I7 4790K.
  2. placa-mãe H97 Fatl1ty Killer, se for fazer OC, MSI Z97-G43.
  3. Edição come RAM feito louco, 16GB DDR3 1600Mhz Corsair Vengeance ou Kinkston HyperX.
  4. GTX 980 é uma boa opção para edição e modelagem 3D.
  5. Fonte 500w Corsair, EVGA, PCYes! ou XFX, que tenha no mínimo selo 80+ Bronze.
  6. Gabinete bem ventilado com fonte na parte inferior.

Isso foi uma sugestão pois não sei quanto pretende gastar.:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Dharos disse:

Z97 é placa-mãe liberada para overclock, se não for fazer OC vale mais a pena pegar uma H97.

 

Uma sugestão (pois não sei quanto pretende gastar):

  1. I7 4790 sem K, se for fazer OC pegue o I7 4790K.
  2. placa-mãe H97 Fatl1ty Killer, se for fazer OC, MSI Z97-G43.
  3. Edição come RAM feito louco, 16GB DDR3 1600Mhz Corsair Vengeance ou Kinkston HyperX.
  4. GTX 980 é uma boa opção para edição e modelagem 3D.
  5. Fonte 500w Corsair, EVGA, PCYes! ou XFX, que tenha no mínimo selo 80+ Bronze.
  6. Gabinete bem ventilado com fonte na parte inferior.

Isso foi uma sugestão pois não sei quanto pretende gastar.:P

 

O meu computador atual é esse:

Vamos lá as configurações: O meu computador atual é esse: 

  • Core i7 2600k 3,4 Ghz ( eu não faço overclock ).
  • motherBoard Intel DZ68BC ( que talvez seja problemática )
  • 16 Gigas Kingston , KINGSTON MEMORIES 16 gigas of KHX1600C9D3P1K2/4G - 8GB 1600MHz DDR3 Non-ECC CL9 DIMM Kit of 2 HyperX Plug n Play Lifetime
  • Video Card AMD RADEON HD 7970 ( SAPHIRE)
  • Power Supply Corsair 850W ( TRUE POWER) .
  • SSD INTEL 510 series ( 120 gigas) for the OS.
  • HD SAMSUNG for files
  • WINDOWS 7 PRO 64 bits original comprado no BOX.

EU gostaria de algo que fosse beeeeeeem superior com estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edde

4 minutos atrás, Edde disse:

EU gostaria de algo que fosse beeeeeeem superior com estabilidade

ao menos leu as configuracoes?

http://www.dell.com/br/empresa/p/precision-t5810-workstation/pd?ref=PD_OC
"
Certificação para confiabilidade contínua

A certificação de Fornecedor Independente de Software (ISV) significa que as workstations Precision compradas por você são testadas para garantir a execução perfeita dos aplicativos de alta performance com os quais você conta todos os dias. A certificação ISV é o resultado de engenharia precisa e testes rigorosos que otimizam a performance e a confiabilidade a fim de executar aplicativos líderes do setor nas áreas de engenharia, fabricação, mídia, entretenimento, saúde, biologia, petróleo, gás, economia e serviços financeiros. Os aplicativos com certificação ISV da Dell abrangem os aplicativos independentes de software mais populares, inclusive:
 
  • Dassault Systèmes, com CATIA e SolidWorks
  • Autodesk Product Design Suite, incluindo Inventor® e AutoCAD, CAD 3D e Revit®.
  • Adobe Creative Cloud®, inclusive Premiere Pro CC e After Effects® CC
  • PTC, com PTC Creo e Pro/ENGINEER Wildfire 4.0
  • Siemens, com Solid Edge, Tecnomatix e NX
  • Barco
  • Ansys

"

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Atanazio  Eu estava vendo o link que você me forneceu.  Agradeço.

 

Olha, mas nunca tive XEON antes, terei a mesma performace que um i7.
Na  verdade eu nunca estudei a fundo a diferença de um XEON, o que ele tem de bom^? Estabilidade?

E a placa de video que vem, eu vi que é quadro da nvidia.  Tudo bem que não sou Gamer.  
Mas ela funciona com o Second Life? Poderei jogar algo se fosse o caso?  

Quais as reais vantagens do Workstantion em cima de um Desktop baseado em i7 ?

 

E para trabalhar com produção musical, CUBASE ou ABLETON,  o XEON tem alguma vantagem em cima do i7 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Que eu saiba os Xeon são processadores voltados para servidores.... e não para desktops...   não vejo vantagem em comprar um deles.

A placa de video nvidia quadro só é legal se for trabalhar somente com renderizações 3D, blender.. autocad, sketch up... e etc...  para jogos não é  interessante além de beeeem cara.  a sugestão do @Dharos é interessante

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XEON é MAIS FORTE que um i7, na verdade sao os processadores mais avancados da intel, possibilita trabalhar inclusive com mais de um processador na placa-mãe

placa quadro roda jogos, second live, mas é otimizado para calculos, assim melhor performance em programas profissionais

a vantagem do xeon em cima do i7 é um processador mais robusto, projetado para uso sem pausa, suportar multiplos usuarios, placa-mãe tb melhor projetada, workstation possibilita trabalhar com fonte redundante, mesmo que tua fonte falhe, uma segunda entra em funcionamento nao desligando a maquina, trabalhar com gaveta de hd, nao precisa sequer desligar a maquina para trocar hd, se precisar salvar algum arquivo muito grande, salva no HD, tira a gaveta e manda pelo boy, raid 0, raid 1 para backup no segundo hd, td que faz na maquina salva instataneamente backup, é algo profissional (Xeon) contra uma maquina de hobby (i7 +X99)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

XEON é MAIS FORTE que um i7, na verdade sao os processadores mais avancados da intel, possibilita trabalhar inclusive com mais de um processador na placa-mãe

placa quadro roda jogos, second live, mas é otimizado para calculos, assim melhor performance em programas profissionais

a vantagem do xeon em cima do i7 é um processador mais robusto, projetado para uso sem pausa, suportar multiplos usuarios, placa-mãe tb melhor projetada, workstation possibilita trabalhar com fonte redundante, mesmo que tua fonte falhe, uma segunda entra em funcionamento nao desligando a maquina, trabalhar com gaveta de hd, nao precisa sequer desligar a maquina para trocar hd, se precisar salvar algum arquivo muito grande, salva no HD, tira a gaveta e manda pelo boy, raid 0, raid 1 para backup, td que faz na maquina salva instataneamente backup, é algo profissional (Xeon) contra uma maquina de hobby (i7 +X99)

 

 

INteressante essa possibilidade, eu não havia pensado.  Ou seja, um sistema baseado em XEON é super estável, isso?

Mas roda qualquer programa designado para PC ?  Programas para produção musical também como CUBASE, ABLETON, etc.. ? Aceita qualquer drivers de periféricos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Thiago Atanazio A quadro de fato é uma placa forte...  mesmo em jogos.. eu sei que ela roda.. mas ela é bem mais voltada para cálculos e renderizações...  mas NÃO vale o preço que é.  

 

http://www.kabum.com.br/produto/64390/placa-de-video-vga-pny-quadro-k5200-8gb-ddr5-256-bits-pcie-vcqk5200-porpb 

http://www.kabum.com.br/produto/63528/placa-de-video-vga-evga-geforce-gtx-titan-x-12gb-sc-gaming-ddr5-384-bits-4k-ready-pci-e-3-0-12g-p4-2992-kr

 

Olha os preços.. a GTX titan 12 GB  uma das mais fortes do mercado é 3.434 reais mais barato.

Ou seja, se não é para algo BEM específico não vale a pena gastar 10 mil numa quadro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edde acompanhei todos os comentários dos colegas e sem dúvida são boas indicações.

 

Apenas uma ideia: por que não troca esta sua placa-mãe por uma B75, por exemplo (eu sei, o nível que está a conversa, isto soa até estranho) e mantem a sua configuração atual e veja se não resolve o problema? Você tem processador, tem memória, como você mesmo mencionou, tem uma placa de vídeo que está te atendendo perfeitamente. Tem uma configuração razoável. Vai gastar praticamente "nada" e pode te atender perfeitamente de igual modo se comprasse uma nova máquina de 6k-8k.

Como mencionei, apenas uma ideia a se pensar.

 

Boa sorte na decisão e que consiga o esperado.

 

[ ] ' s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Widelux disse:

@Edde acompanhei todos os comentários dos colegas e sem dúvida são boas indicações.

 

Apenas uma ideia: por que não troca esta sua placa-mãe por uma B75, por exemplo (eu sei, o nível que está a conversa, isto soa até estranho) e mantem a sua configuração atual e veja se não resolve o problema? Você tem processador, tem memória, como você mesmo mencionou, tem uma placa de vídeo que está te atendendo perfeitamente. Tem uma configuração razoável. Vai gastar praticamente "nada" e pode te atender perfeitamente de igual modo se comprasse uma nova máquina de 6k-8k.

Como mencionei, apenas uma ideia a se pensar.

 

Boa sorte na decisão e que consiga o esperado.

 

[ ] ' s

E existe ainda b75 para vender?  eu tinha pensado na z97 pela possibilidade de aproveitar os 16 Gigas HyperX da Kingston que tenho. Mas a sua sugestão foi ainda mais econômica.  Fico grato por sua resposta e pelas as respostas de todos.

Vou mostrar o meu drama aqui, vejam esse link:

http://www.linhadefensiva.org/forum/topic/167443-problema-misterioso-e-enigm%C3%A1tico-no-computador/

 

E aqui:  https://communities.intel.com/thread/96004?start=45&tstart=0

 

Sintam o drama que venho vivendo ha meses!

Muito obrigado a todos pela boa vontade e paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dif na dell tem workstation com xeon e placa quadro a partir de 8k, nao questao apenas da capacidade.desempenho de cada, mas pela estabilidade do conjunto no geral, ate quando for passar a maquina para frente, você vai ter pouca desvalorizacao, como nos mac

tem outros forncedores tb, lenovo, hp, tb trabalham com workstation, nem sei se os fornecedores realizam venda para pessoa fisica, pelo menos dell trabalha, é um mercado totalmente diferente, um outro nivel de suporte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro,@Thiago Atanazio ,

 

Eu tenho um computador antigo, com Windows XP PRO 32 bits original,

placa-mãe Intel® Desktop Board D975XBX2 , core2quad 64bits. Memórias Kingston ddr 800.

 

Esse computador tem 9 anos de uso, um monte de porcaria instalada nele, e pasmem!  nunca travou!

Ele fica ligado 24h o ano todo, só desligo e ligo uma vez no mês, ele NUNCA, nunca travou.

Entende como é frustrante ter um computador mais moderno, comprei o que tinha de melhor no mercado na época ( 3 anos atrás) e sempre foi problemático, não sei o porque mas desconfio da placa de video porque eu posso ficar algumas horas usando o computador sem travar, mas quando inicio aplicativo que usa 3D ele trava em minutos.

 

Pô, estou tão triste e frustrado... Chega dá um desânimo. :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai ai... esse tópico ficou tão cheio de abobrinhas nesse meio tempo em que eu estive fora, que eu nem vou perder tempo citando cada coisa, é melhor só compilar tudo direto.

 

Primeiro, a parte dos Xeons:

Citação

 

Eles não são nem mais fracos nem mais fortes que os processadores normais. De fato, se você pegar, com as mesmas especificações de um i5 ou i7..... adivinha só, os dois vão ter EXATAMENTE o mesmo desempenho! Não tem essa de um ser mais forte que o outro. Tirando os vários modelos de Xeons e Cores, cada um com seus clocks e número de threads, a única diferença é que os Core I possuem uma GPU integrada e os Xeons possuem alguns recursos para servidores. E só.

 

Por essa razão, quase sempre é melhor pegar um i7 do que um Xeon. Geralmente, os i7 possuem clock maior que seus Xeons equivalentes, e o preço também costuma ser menor (pelo menos no Brasil). Até existem alguns Xeons que tem mais núcleos do que um i7 5820k, por exemplo, mas o clock deles é muito baixo e o preço exorbitante; não vale a pena pensar neles com um orçamento de "meros" 8k.

 

 

Dando continuidade, a GPU:

Citação

Aqui já é um pouco diferente. Em termos de hardware, as placas Quadro nem são tão diferentes assim das Gtx....

 

Mas existe outra coisa além do hardware: os drivers. Considerando hardwares parecidos, a placas da série Gtx tem drivers que otimizam sua performance para jogos. Já as quadro tem drivers especiais, desenvolvidos para aplicações específicas (como AutoCAD, por exemplo). Como resultado, uma Quadro acaba tendo performance inferior em games, mas MUUUUITO superior em programas de render.

 

Não entenda mal, não que uma Quadro não possa ser usada para jogar. Ou que uma Gtx não possa ser usada para render. É só que o desempenho delas fica bastante reduzido. No seu caso, a recomendação é fácil: pegue uma Quadro. Simples assim. Ao contrário do Xeon, que não é boa pedida só por causa do preço, aqui as placas gamers não são boa pedida por causa do desempenho mesmo!

 

Também, com o preço absurdo de uma Quadro, você esperaria que o dinheiro vá para algum lugar......

 

Quanto à história de estabilidade, qualquer peça vai ser estável. Assumindo, claro, que não haja nenhum defeito com a peça em si, mas isso é bastante raro e pode acontecer mesmo com as melhores peças do mercado, então não adianta ficar pensando nisso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!