Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores da placa-mãe estufados: troca


CiroAMD64

Posts recomendados

Boa tarde amigos do CdH, estou com um problema em uma placa-mãe: 6 capacitores estão estufados!

 

Quando eu ganhei o PC, a mulher já tinha avisado que um técnico tinha falado que ele tava com problema de capacitor estufado, mas eu nem esquentei a cabeça, aliás, estava ganhando 0800. De cara eu coloquei uma FX5200 que estava no meu K6-2 e troquei a fonte por uma mais nova. Por um bom tempo ele funcionou legal, mas recentemente começou a travar quando eu colocava Minecraft ou um benchmark pesado como o 3DMark06. Chegando ao ponto de ser impossível formatar com o Windows XP Home, que travava no meio da instalação. Esse mesmo Windows instalei tranquilamente no meu K6-2 550MHz.

 

Enfim, os capacitores estufados são de 2200uF e 6.3v, mas só achei de 2200uF e 16v, que são fisicamente maiores, o que vai dificultar bastante o meu trabalho. Vejam:

image.jpg

 

 

De vermelho estão os capacitores novos, para referência do tamanho em relação aos estufados (de 1 a 6). O circulado de amarelo avulso é idêntico aos estufados, porém, está normal.

 

Agora fica minha dúvida: O que posso fazer? Tem problema colocar os capacitores novos meio tortos para tentar fazer caber, ou então, mais para cima? Como devo proceder?

 

A configuração do PC é a seguinte: placa-mãe Winfast (Foxconn) K8S760MG - Sempron 2500+ - 512MB RAM DDR 400 - nVidia GeForce FX5200

 

Desde já, obrigado!

 

Bônus: fui abrir a fonte que tinha vindo com o PC e, SURPRISE

image.jpg

Capacitor até vazando! Menos mal que de cara quando ganhei esse PC tirei essa fonte ("500W" "Lentium" 4), e coloquei outra genérica, mas que por dentro estava "OK".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas

Já cheguei a realizar um trabalho assim, com condensadores maiores e com maior tensão, era um caso de urgência e era os únicos que tinha disponíveis, como no meu caso eram só dois não tive muitos problemas, no seu caso, penso que 1 ou 2 consegue, agora pelo menos esses 4 não será fácil, por norma eles vêem com pés compridos, coloque de maneira que não aja contato nos pés uns dos outros.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não havendo o contato dos pés está tranquilo? Mesmo ficando lá no alto?

E outra coisa, estou com uma solda de 60W, mas sem sugador, e estou com muitas dificuldades para tirar o capacitor antigo, não quer sair de jeito nenhum, e estou com medo de estragar a placa-mãe! Como eu posso "dessoldar" o capacitor antigo? Tem alguma forma indicada?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas

Sem o sugador fica mais difícil, mas também antigamente não havia sugadores.

Antes de tentar dessoldar verifique se a ponta do ferro está bem limpa, depois em cima do ponto de solda que quer dessoldar estanhe a mesma, desta forma quando for dessoldar ao encostar o ferro na solda esta por si vai fundir e fazer com que a solda nativa funda também.  Fácil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei quase 2 horas tentando tirar antes da sua dica, depois, em meia hora já tirei 2 de 6 e queimei meus dedos com a temperatura do capacitor kkkkk

Mas aqui, não tem perigo estragar a placa-mãe com esse calor todo? Quando eu for colocar os capacitores volto aqui. E já perguntando de uma vez, como faz pra colocar de volta? Porque o estanho que coloquei pra ajudar a dessoldar tampou o buraquinho... Muito obrigado pela ajuda!

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, há que ter algum cuidado com as temperaturas, e também com os  dedos kkkkkkk

Pois, isto de ter prática e uma mais valia, eu dessoldava esses condensadores em dois minutos, agora está ai um problema, quando se realiza essa operação sem sugador há que retirar os pés de maneira a não deixar o orifício obstruído.

Com calma vá estanhando e com a ajuda de uma agulha tente desobstruir o orifício.

Por acaso não tem ai malha de dessoldar?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com muito custo consegui tirar todos, queimando só 3 dedos! Não tenho essa malha, pois na verdade, não comprei, peguei emprestado...

Enfim, agora é a hora de colocar os outros capacitores. Já coloquei um pra ter uma ideia, entortando um pouco os pinos, acho que talvez eu consiga coloca-los sem muita dor de cabeça, mas vão ficar bem grudados, sem encostar os pinos, tem problema?

E outra coisa: coloco todos os capacitores, e soldo antes de cortar as perninhas que sobraram? E alguma recomendação na hora de soldar?

Olha como está no momento:

DSC_0543.jpg

(Segurando o capacitor que tirei pra dar ideia da diferença do tamanho)

Será que vai funcionar? Será que não estraguei a placa com o calor excessivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a diferença de tamanho é grande, faça o seguinte monte-os todos " se conseguir " mas não os solde.

só depois de verificar como ficam, depois do ensaio é que comece a soldar.

Não posso garantir o funcionamento da placa, não sei o calor aplicado.

Não tem problema se ficarem encostados, não vai ficar é um trabalho bonito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora ficou dessa forma:

image.jpg

Não ficou claro a ordem, mas o capacitor "1" da primeira imagem do tópico corresponde ao "1" dessa imagem (que eu tirei de cabeça pra baixo, burrice!) e que corresponde aos mesmos pinos do "1".

Uns ficaram mais altos mesmo, mas sem encostar pino com pino. Agora eu soldo normal e só depois corto o excedente do pino?

 

Quanto a questão de funcionar, se funcionar, eu vou sentir uma realização imensa! Se não funcionar, pelo menos aprendi mais sobre eletrônica e vou levar essa experiência pra vida. Só fico na dúvida: quando eu testar corre o risco de algo estourar? kkkk e Será que pode danificar o processador? Memória?

 

Sério, você ta me ajudando muito!!! Valeu!

 

PS: A casa ta fedendo a queimado kkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LIGOU!!!

Agora irei instalar um sistema operacional e irei fazer alguns testes de estabilidade para dar o veredito final.

Ah, e obrigado, sem sua ajuda, nunca teria conseguido arrumar!

Só peço para que nenhum moderador feche o tópico ainda para eu colocar os resultados finais dos testes.

MUITO OBRIGADO!

Agora quando primos pequenos virem aqui não terei mais que escutar "Não quero jogar no Palermo (pra quê fui falar o nome do núcleo do processador?), trava toda hora!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes da troca dos capacitores:

  • PC travava se você ficasse sem mexer, ou seja, em idle.
  • PC travava só de iniciar o 3DMark06.
  • Travava com Minecraft.
  • fui reinstalar o Windows XP e travava em várias etapas, não quis instalar de forma alguma.
  • Instável

Após a troca dos capacitores:

  • Prime95 rodando de boa por 3 horas.
  • PC funcionando como novo (Apesar da limitação do hardware de 10 anos)
  • 3DMark06 completou o benchmark.
  • Minecraft eu não tenho paciência pra jogar, mas abriu sem congelar o PC.
  • Pode ficar ligado a vontade, que não vai travar
  • Está super estável

Conclusão, funcionou perfeitamente!

Muito obrigado!

Abração.

 

Tópico resolvido.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/23/2016 às 22:42, RS Faria disse:

@CiroVista

 

Agora você está ciente dos efeitos colaterais de uma fonte genérica.. Não é melhor evitar dores de cabeça futuras?

 

 

 

 

 

Na verdade sempre estive, por isso os 2 computadores que eu uso mesmo têm fontes da Corsair, porém não acho que valha a pena pagar caro em uma fonte boa para um PC de +- 10 anos de idade, porém sempre irei verificar qualquer anormalidade. Também tem genérica no meu antigo K6-2, que mal mal utiliza a tensão de 12v e no PC da minha mãe que é um Core 2 Duo (neste especificamente, em teste do CdH mostra que a fonte entrega sua potência real, porém com algumas tensões e ruídos fora das especificações, sei que é ruim, mas fazer o que kk). Ah, e estabilizador nunca!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!