Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, recentemente minha placa de vídeo AMD HD 7770 queimou e estou achando que pode ser por aquecimento, comprei outra placa GTX 460 usada e já vi que a mesma esquenta bastante, quero investir em alguns coolers pra não ter esse problema devolta.

Tenho um gabinete Cougar Archon, com um cooler traseiro original. Ele tem espaço para dois coolers frontais e dois na tampa.

Quais coolers vocês me sugerem? Já vi que falam muito bem do CM JETFLO 120mm.

Minha placa-mãe Gigabyte GA-H81M-H tem somente uma entrada para system fan, e não sei de quantos pinos é.

Minha fonte é uma Corsair 430w e como a GTX460 usa dois conectores de 6 pinos, vou ter que usar dois molex da fonte pra fazer o segundo conector PCI-e pra conectar na placa de vídeo, acho que não temais conector disponível na fonte..tem como usar algum adaptador pra resolver isso?

Postado

Não use adaptador é quase certeza que em pouco tempo sua placa de Vídeo ira embora troque de placa de vídeo essa ai é um puro bebedouro de energia,quanto aos coolers coloque sempre o máximo de cooler que você poder em cima na tampa lateral na frente no fundo em todo lugar 

• Membro VIP
Postado

Você pode conectar vários fans em um mesmo molex da fonte. Você por exemplo poderia conectar os 5 fans do gabinete no mesmo molex e ainda estaria bem longe do limite.

Postado
5 minutos atrás, Zucchini disse:

Você pode conectar vários fans em um mesmo molex da fonte. Você por exemplo poderia conectar os 5 fans do gabinete no mesmo molex e ainda estaria bem longe do limite.

interessante, teria que usar um adaptador pra isso dai? qual seria?

to pensando em colocar um frontal e um na lateral, o que acham?

• Membro VIP
Postado

Você pode comprar um adaptador como esse.

images?q=tbn:ANd9GcSrVt1BhnxfpcwyAoX7kqp

Ou talvez o seu fan já venha com esse tipo de adaptador, por exemplo os fans que eu comprei já vieram com um adaptador na caixa que deixa ligar todos os fans em um molex um atrás do outro.

images?q=tbn:ANd9GcSczLi-q2yUKj2kDeGbOZv

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Zucchini disse:

Você pode comprar um adaptador como esse.

images?q=tbn:ANd9GcSrVt1BhnxfpcwyAoX7kqp

Ou talvez o seu fan já venha com esse tipo de adaptador, por exemplo os fans que eu comprei já vieram com um adaptador na caixa que deixa ligar todos os fans em um molex um atrás do outro.

images?q=tbn:ANd9GcSczLi-q2yUKj2kDeGbOZv

qual fan você usa?

Postado

1) A sua placa tem 1 CPU FAN e 1 SYS FAN, ambos de 4-pinos.

Pelo que vi no manual, acredito ainda que ambos os conectores são PWM, ou seja o controle de rotação somente funciona com fans de 4-pinos.

Fans de 3-pinos sempre rodam em máxima rotação.
Se quiser confirmar, ligue a fan de 3-pinos que vem com o gabinete na SYS FAN e note se a rotação não estaria sempre na máxima.

2) Recomendo esse cabo aqui, que permite ligar até 5 fans.

As entradas são compatíveis com fans de 4-pinos como o JetFlo.
Fans de 3-pinos são compatíveis também, mas rodam sempre em 12V.

• Curtir 1
Postado

Estou pensando em pegar este adaptador da akasa https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/fan/cabo-akasa-flexa-fp5-para-5-fans-4-pinos-ak-cbfa03-45.html

Minha dúvida: ele tem dois cabos pra entrada um molex e um conector de 4 pinos. Eu preciso ligar os dois juntos?

Se ligar o molex não vou ter controle da velocidade dos fans, certo?

Preciso ver qual conector de sys_fan minha mobo tem, se for um de 3 pinos vai dar certo este adaptador?

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, grooverox disse:

Estou pensando em pegar este adaptador da akasa https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/fan/cabo-akasa-flexa-fp5-para-5-fans-4-pinos-ak-cbfa03-45.html

Minha dúvida: ele tem dois cabos pra entrada um molex e um conector de 4 pinos. Eu preciso ligar os dois juntos?

Se ligar o molex não vou ter controle da velocidade dos fans, certo?

Preciso ver qual conector de sys_fan minha mobo tem, se for um de 3 pinos vai dar certo este adaptador?

Olha a segunda imagem do anúncio e lê a descrição. Você vai ligar tanto na placa-mãe como na fonte. A fobte vai alimentar os fans e a placa-mãe vai controlar a rotação. Sendo que (pelo que entendi, não sei se é exatamente isso) somente o fan de 4 pinos vai ter a velocidade controlada e os outros vão ficar em full.

Mas dependendo dos fans que você por em full nem dá pra ouvir, por exemplo esses meu da Cougar em full não chega a nem 17dB.

• Curtir 1
Postado

Isso mesmo, o cabo usa alimentação da fonte, portanto não sobrecarrega o conector de fan.

Já o conector de 4-pinos seria para reportar a rotação da fan master e receber o sinal PWM da placa.

Note que uma das 5 entradas é o master o qual reporta a rotação da fan principal.

Pelo que entendi do manual, o SYS FAN é de 4-pinos, PWM.
Caso seja de 3-pinos ou 4-pinos não PWM, o cabo pode ser usado também, mas todas as fans funcionariam sempre em 12V.

• Curtir 1
Postado

@EdsonSM valeu cara, me deu uma boa ajuda :)

Vou ver em casa com calma no manual de quantos pinos é o SYS FAN e se tem PWM, tiver PWM vou priorizar os fans com 4 pinos pra ter controle de rpm, e não ficar sempre no full.

Vocês acham que 2 coolers dão conta, ou já coloco 4 de uma vez?

Outra dúvida, se o cooler tiver 3 pinos mas com adaptador de 4 pinos, e eu ligar no adaptador akasa, ele vai ter o controle de RPM?

Postado

Se o SYS FAN não for PWM, o cabo pode ser usado também na CPU FAN.
Nesse caso ligue a fan do cooler mais 4 fans de gabinete.

A quantidade de fans fica a critério pessoal.
Pessoalmente acho que 2 a 4 fans deva ser suficiente para configurações mais modestas.

2 horas atrás, grooverox disse:

Outra dúvida, se o cooler tiver 3 pinos mas com adaptador de 4 pinos, e eu ligar no adaptador akasa, ele vai ter o controle de RPM?

As fans de 3-pinos não terão controle de rotação por esse tipo de cabo splitter.

Esse splitter em específico por usar alimentação da fonte sempre fornece 12V para as fans, e o controle somente é feito pelo sinal PWM.

Postado

Verifiquei ontem minha MOBO e confirmei que o conector SYS FAN possui 4 pinos, portanto optei pela compra dos seguintes produtos:

- Cabo Akasa Flexa FP5 para 5 FANs 4 Pinos (AK-CBFA03-45)

- 2 Fan Akasa Apache Black 120MM (AK-FN058)

Vou colocar 1 Akasa Apache e o cooler original da cougar que veio com o gabinete na parte frontal; o outro Akasa Apache vou usar na parte traseira para retirar o ar quente de dentro do gabinete, acho que vai dar uma boa ajuda..li ótimos reviews sobre o Akasa Apache.

Baixei o HWMonitor pra verificar a temperatura dos componentes, mas ele é bem simples, não tem alerta nem nada se a temperatura passar de um valor..me indicam algum outro ou usam este mesmo?

Obrigado pela ajuda amigos, esclareceram minhas dúvidas e acredito que pude fazer a melhor escolha pra refrigerar melhor meu gabinete :)

Postado

Amigos, chegaram hoje os coolers, fiz a instalação deles da seguinte forma:

- 1 akasa(4pinos) na parte traseira

- 1 akasa(4pinos) + 1 cougar(3pinos) na parte da frente

Liguei os conectores do cabo akasa flexa fp5 assim:

- molex na fonte

- 4 pinos femea na SYS_FAN

- 4 pinos macho(master) no akasa traseiro

- os outros dois frontais em dois outros conectores

Acontece que os fans estão na rpm máxima, não consegui fazer eles serem gerenciados pela MOBO.

Na UEFI Bios da minha  Gigabyte GA-H81M-H não existe a opção de deixar a velocidade dos fans auto, só tem essas: máxima, standard, desempenho e silencio.

Uso uma central da gigabyte chamado APP Center, nele tem um aplicativo chamado System Information Viewer, por este aplicativo é possível fazer o controle da rpm dos fans, porém quando entro nele e tento alterar a velocidade ou calibrar os fans o pc simplesmente desliga.

Antes de colocar os 2 fans da akasa, o app funcionava perfeitamente..e o fan de 3 pinos da cougar ligado na MOBO era controlado pela mesma automaticamente.

O que eu fiz de errado!?

Postado
Em 03/03/2016 às 11:33, EdsonSM disse:

Isso mesmo, o cabo usa alimentação da fonte, portanto não sobrecarrega o conector de fan.

Já o conector de 4-pinos seria para reportar a rotação da fan master e receber o sinal PWM da placa.

Note que uma das 5 entradas é o master o qual reporta a rotação da fan principal.

Pelo que entendi do manual, o SYS FAN é de 4-pinos, PWM.
Caso seja de 3-pinos ou 4-pinos não PWM, o cabo pode ser usado também, mas todas as fans funcionariam sempre em 12V.

Como você constatou que o SYS_FAN é PWM? Eu achei que se o conector tivesse 4 pinos, por padrão seria PWM..mas acho que não..pois não está fazendo o controle de rotação com o cabo akasa..

Problema que tenho quase certeza quando quando estava ligado o fan cougar 3 pinos na SYS_FAN 4 pinos, eu conseguia controlar ele pelo APP CENTER da gigabyte a velocidade dele.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!