Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Olá galera do fórum, antes de tudo, andei lendo vários outros tópicos e inclusive dei uma lida no tópico fixo do Gabriel Torres "O que fazer quando o micro não liga" e segui a risca cada passo minuciosamente abordado e não obtive sucesso algum. Para que possam entender melhor o caso vou explicar o que aconteceu para que nada passe em branco.

Configuração da Máquina:

CPU: i5 (não tenho mais referências)
8gb de memória (02 pentes - 4gb Hyperx Fury 1866mhz C10 Overclock Automático)

HDD: 1TB (WD10EZEX - O que tem escrito na etiqueta dele)

02 FUN: (01 8cm, 01 12cm com LED)

PLACA DE VÍDEO: XFX AMD Radeon R7 370 2gb 256-bit Gddr5 4k

placa-mãe: ASUS P8H61-M LX3 R2.0

FONTE: 750w Real Akasa Venom 80plus PFC - Ativo Modular ATX

A quase 4 meses fiz um upgrade na minha máquina colocando peças novas como placa de vídeo, memórias e uma fonte. O PC funcionava perfeitamente até um mês atrás quando começou o problema, tive que me mudar e na nova casa me falaram que a rede era trifásica, que era mais segura e etc... Na minha antiga casa era rede convencional e usava um filtro de linha, aqueles que vem com um fusível. Aqui na nova casa também continuei usando o tal filtro e sem problemas, por passar o dia todo fora trabalhand o PC passava não mais que 4 ou 5 horas ligado, sempre desligava antes de dormir, um dia tentei ligar o PC e para minha surpresa escutei um estalo meio alto seguido daquele cheirinho de queimado, rapidamente puxei o cada da tomada para evitar algo pior, reparei que toda a rede elétrica do quarto a qual estava tinha apago, fui ate a caixa liguei e tudo voltou ao normal, tentei ligar o PC de novo e novamente a rede caiu, reparei que o disjuntor não voltava para o local, a menos que eu tirasse o PC da tomada, logo ví que o problema era o PC, realizei alguns testes na FONTE que não ligava, esqueci de mencionar mas a fonte nesse momento era uma SEVENTEAM MODELO ST850Z-AF (850W V-FORCE SERIES), NÃO SOU PROFISSIONAL, mas entendo um pouco e realizei alguns testes na fonte que em nada respondeu (aquele teste do grampo e outros), mas por não se profissional e não ter o total aparato para tirar conclusões levei para um suporte que por vez logo "matou" a fonte, então comprei um fonte nova a atual esta descrita nas configurações acima.

O problema consiste em ligar a máquina, não da o "bipi", os coolers da fonte, processador e da placa de vídeo sequer completam um giro, o led que indica que a máquina esta ligada não fica mais que 1 segundo ligada, obviamente não da vídeo e nada mais responde. Pelo que andei lendo possivelmente pode ser placa-mãe, mas antes queria a opinião de quem sabe, pois levei a um suporte ao qual falaram que o problema estava em uma peça que foi reposta e nada adiantou.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gil Silva_738329 Testou o computador em outra tomada? Quem sabe pode ser essa tomada que está dando curto quando pluga algo.

EDIT:
Pensando melhor, acho que o filtro de linha protege contra esses surtos advindos de curtos na tomada...

Compartilhar este post

Link para o post
agora, CiroboyBR disse:

@Gil Silva_738329 Testou o computador em outra tomada? Quem sabe pode ser essa tomada que está dando curto quando pluga algo.

Olá meu caro, obrigado pela atenção.

Sim testei em outras tomadas, minha casa e dividida em duas redes (casa alto e casa baixo)

Tentei em duas tomadas na rede alta, a qual deu o PC deu problema e outra na rede de baixo.

Ambas sem sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

caro  amigo se tiver outra fonte teste uma outra  fonte

2º passo teste sem a placa de video

3º passo só a fonte que estava no pc tire ela e  liga a tomada e depois com um clipes conecte o fio verde no preto se rodar o cooler não é a fonte

4º passo com multimetro teste o cabo de força  vê se passa corrente ou teste outro,mas tente ligar o pc direto na tomada ,não no estabilizador até pode ser o estabilizador de repente mas teste só pc no se você desmontou e montou de novo o pc na esqueque de colocar a pastinha térmica no processador ha teste a memória tambem espero te ajudado em alguma coisa..abs

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Marcio information disse:

caro  amigo se tiver outra fonte teste uma outra  fonte

2º passo teste sem a placa de video

3º passo só a fonte que estava no pc tire ela e  liga a tomada e depois com um clipes conecte o fio verde no preto se rodar o cooler não é a fonte

4º passo com multimetro teste o cabo de força  vê se passa corrente ou teste outro,mas tente ligar o pc direto na tomada ,não no estabilizador até pode ser o estabilizador de repente mas teste só pc no se você desmontou e montou de novo o pc na esqueque de colocar a pastinha térmica no processador ha teste a memória tambem espero te ajudado em alguma coisa..abs

Olá Marcio,

-Já tentei ligar sem a placa de vídeo, inclusive foi o ultimo teste que realizei.

-A fonte é nova, zerada da caixa.

-Também desmontei e coloquei a pasta térmica, sempre verificando com cuidado todos os cabos.

-Também troquei cabos de força.

-Não uso estabilizador, apenas filtro de linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique se não há capacitores estourados ou com vazamentos. Veja se não há trilhas corrompidas por um arranhão. Engatou o cabo de energia auxiliar para o processador??

Se voce for se desfazer dela tem um ultimo procedimento que pode realizar chamado ''curto de hardman'', procura no google que voCê vai entender.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá galera, a um tempo atrás solicitei ajuda aqui no fórum e como visto acima, várias pessoas tentaram me ajudar, acabei comprando uma placa-mãe nova e não surtiu efeito, o problema persistia foi quando resolvi trocar os cabos da minha fonte, por uns de uma fonte antiga que tinha guardado e o PC voltou a funcionar perfeitamente. Para resumir o problema era os cabos da fonte, como não percebi isso antes? Como citei a fonte era nova, zerada da caixa e nunca passou pela minha cabeça que o item novo estaria com problemas. Enfim estou com a minha máquina 100% graças a cabos antigos que tinha guardado.

Bobeira a minha e fica a dica para alguém que passe por algo similar, experimente testar todas a suas peças em outra máquina, assim fica fácil diagnosticar o problema do seu.

Abraço galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais