Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Victor Hugo de C. Barros

Divisor de tensão para arduino

Recommended Posts

Olá pessoal! 

Estou tentando alimentar meu arduino UNO atraves de um divisor de tensão, então coloquei dois resistores de 1K em série (R1 e R2), alimentados por uma fonte de 12V, logo, cada um ficou com 6V. Acontece que quando conecto o arduino em paralelo com um dos resistores (R1 por exemplo), a tensão retida no conjunto R1//arduino cai de 6V pra 3V, como se ele não suportasse tanta tensão, mas sei q o arduino uno tem uma faixa de operação de 6V a 20V, não teria motivos para ele reduzir assim a tensão.

tentei até colocar um zener de 5,6V no lugar de R2, para segurar a tensão em 5.6V, mas ele aumenta p 5.9V e aquece muito!

o que vocês acham?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Victor Hugo de C. Barros ,

Você está esquecendo do mais básico : o Arduíno também consome corrente, portanto ele também é uma carga em paralelo com o seu resistor, e faz a tensão cair.

Só não entendi uma coisa : se o Arduíno pode ser ligado tranquilamente nos 12 Volts, qual a finalidade de seu divisor resistivo ?

Paulo

Editado por aphawk

Compartilhar este post

Link para o post

21 horas atrás, aphawk disse:

@Victor Hugo de C. Barros ,

Você está esquecendo do mais básico : o Arduíno também consome corrente, portanto ele também é uma carga em paralelo com o seu resistor, e faz a tensão cair.

Só não entendi uma coisa : se o Arduíno pode ser ligado tranquilamente nos 12 Volts, qual a finalidade de seu divisor resistivo ?

Paulo

vdd acho q pela impedancia de entrada dele ser muito baixa para a alimentação

o problema é q eu tenho q alimentar um apli-op com fonte simétrica, por isso divido a tensão em 6V + 6V, e meu terra vai ser a parte entre os dois resistores, ou capacitores etc...  daí o arduino tem q tomar como referencia ESSE terra q eu estabeci, e nao o terra que seria o da fonte, entendeu?

por falar nisso, liguei o arduino em 12v p testar, e depois disso nao consigo mais mandar sketch p ele... será q deu pau? a fonte dava 12.3V na saida, mas a corrente era de 1A, e eu nao tinha reparado nisso. Mas o arduino parecia normal, só esquentou um pouco o regulador de tensão, mas nada extraordinario...  

@Isadora Ferraz

tentei com o regulador tb, mas aconteceu algo parecido, o regulador de 5.02 volts ficou reduzindo para 4.8,  4.7 etc...

e a tensão na entrada do regulador reduziu bastante tb, aumentando a tensão no zener q estava em serie com o resistor q estava em paralelo com a entrada do regulador de tensão. Preciso fazer essa divisão de tensão pois como expliquei ao paulo, preciso ter uma tensão negativa para meu ampli-op, e pra isso tenho q considerar o terra da mina fonte como a tensão negativa, e pegar a tensão do meio do divisor de tensão e aterrar, pois aquele sim será meu terra.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não me engano da para fazer com uma "charge pump" (faço nem ideia de como é o nome em português) passando a tensão positiva para negativa em referência ao negativo original (que vira terra). Já tem o Arduíno, o que custa programar um pino para mandar um sinal pwm para a charge pump, depois um regulador 78xx e está feito.. para alimentar um op-amp é mais que o suficiente, apesar de que não sei se a parte do regulador vai funcionar, seria melhor uma amostragem da tensão de saída da charge pump para o Arduíno compensar na frequência....

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@FelipeZ. está certo

Gzaiv.jpg

Sobre v baixa na saída do 7805: ou seu circuito está consumindo muita corrente ou a v na entrada dele está baixa <7V. Acho que ouvi (li) você mencionando +6 -6... Se tiver pegando a partir do +6... não está? .. esquece.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 09/03/2016 às 20:35, Victor Hugo de C. Barros disse:

Olá pessoal! 

Estou tentando alimentar meu arduino UNO atraves de um divisor de tensão, então coloquei dois resistores de 1K em série (R1 e R2), alimentados por uma fonte de 12V, logo, cada um ficou com 6V. Acontece que quando conecto o arduino em paralelo com um dos resistores (R1 por exemplo), a tensão retida no conjunto R1//arduino cai de 6V pra 3V, como se ele não suportasse tanta tensão, mas sei q o arduino uno tem uma faixa de operação de 6V a 20V, não teria motivos para ele reduzir assim a tensão.

tentei até colocar um zener de 5,6V no lugar de R2, para segurar a tensão em 5.6V, mas ele aumenta p 5.9V e aquece muito!

o que vocês acham?

1 - Configurou o pino como entrada

2 - Pelos seus  próprios cálculos a tensão é acima do permitido..

Faça divisor pra tensão  menor

Dependendo da IDE podes fazer qualquer tensão de referencia

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais