Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocando o pc antigo (aproveitar peças + upgrade barato)


Posts recomendados

Fala galera, tudo bem?

 

To com um PC bem antigo (quase 10 anos) mas que não queria deixar de lado.. ele roda os jogos até que bem, mas tudo com configuração baixa..

O grande problema é que ele levava muuito tempo pra carregar qualquer coisa, incluindo site.. quando abria 3 abas do chrome ou mais, ai travava tudo de vez..

 

Então, tive a ideia genial de atualizar a BIOS, que não era atualizada desde 2010.

Tentei primeiro pelo EZFlash, mas ele deu erro.. Ai fui pelo Winflash e a placa-mãe queimou..

 

Agora, vou ter que trocar a placa-mãe e me recomendaram trocar o processador junto.. Eu queria aproveitar e melhorar um pouco a RAM também..

 

A ideia não vai ser rodar jogo pesado nenhum, é mais pra um joguinho leve de vez em quando e internet mesmo..

 

vocês conseguem me recomendar uma placa-mãe compatível com um processador de entrada?

Vale a pena aumentar a RAM mesmo? Pensei em melhorar a RAM porque ele travava demais..

 

Pra facilitar, as configurações são:

 

Processador HexaCore AMD Phenom II X6 Black Edition 1090T, 3200MHz

Placa-mãe (queimada) Asus M4A79XTD Evo

Placa de vídeo AMD Radeon HD 5700 Series (1 GB)

RAM 2x2 GB Gskill

Fonte Corsair 850W (pois é, uma ignorância de fonte.. haha)

 

Valeu!

 

Obs.: Enquanto o PC rodava, eu fiz alguns testes, mas não cheguei a conseguir testar as RAMs (memtest).. Anexei fotos do AIDA64 e do MSI Afterburner. As primeiras 2 fotos do MSI são somente com 1 site aberto e sem nenhum jogo rodando. Nas duas últimas, eu abri 7 sites ao mesmo tempo, ainda sem nenhum jogo rodando..

56dca85982652_Foto1.PNG.aab22fb220668422af89af854a27cd62.PNG

56dca85d139f0_Foto2.PNG.025a971128943aca3e49ee25e875a21a.PNG

3.PNG

4.png

5.png

6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Valeeu cara!

 

To desesperado tentando achar um bom "kit" de upgrade e que seja compatível.. essa cpu/mobo combina bem com a GPU sem dar overkill?

 

Só mais uma dúvida, o upgrade que você sugeriu ta saindo R$ 800,00:

  1. Pentium G3250 (R$ 300)
  2. Mobo H81 (R$ 300)
  3. 8gb ddr3 (R$ 184)

 

Esse PC seria secundário e eu não usaria pra muitas coisas, por isso, não pretendo dar futuros upgrades..

 

Essa MOBO e essa CPU são equivalentes aos que eu tinha antes ou eu estaria dando um upgrade?

Tem uma MOBO/CPU mais baratos ou é besteira pegar algo tão "barato"?

 

Obrigado de novo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rafael.BRT disse:

@Imakuni Valeeu cara!

 

To desesperado tentando achar um bom "kit" de upgrade e que seja compatível.. essa cpu/mobo combina bem com a GPU sem dar overkill?

 

Só mais uma dúvida, o upgrade que você sugeriu ta saindo R$ 800,00:

  1. Pentium G3250 (R$ 300)
  2. Mobo H81 (R$ 300)
  3. 8gb ddr3 (R$ 184)

Esse PC seria secundário e eu não usaria pra muitas coisas..

 

Essa MOBO e essa CPU são equivalentes aos que eu tinha antes ou eu estaria dando um upgrade?

Tem uma MOBO/CPU mais baratos ou é besteira pegar algo tão "barato"?

 

Obrigado de novo!

 

Depois que chegarem as peças novas, você vai poder vender as antigas e tentar recuperar parte do investimento.

 

Mas para responder sua pergunta, esse Pentium vai ter muito mais desempenho em jogos, de maneira geral, do que o Phenom, que é bem mais antigo. E como eu disse, a placa-mãe te permite trocar o Pentium por um i5 mais tarde.

 

Infelizmente não tem upgrade mais barato que isso. Talvez se o dólar baixasse, ou se eu tivesse encontrado um anúncio de Pentium mais barato (tinha um por 230 R$ semana passada, mas parece que acabou), talvez até desse. E a mobo também subiu uns 30 R$ desde a última vez que eu olhei.

 

Mas pensando pelo lado bom, a RAM baixou 3 R$ :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Ahh, entendi..

 

Bom, então eu vai ser um upgradezinho legal por 700 dilmas.. ta valendo o investimento!

Poderia ser pior né, se a RAM não tivesse abaixado 3 reais, teria que investir 703.. hahah

 

Dá muita diferença colocar 2x4GB de RAM pra usar o Dual Channel ou com 1x8GB a diferença é mínima? Quase não dá diferença no preço..

 

Eu já vi gente falando que Dual Channel faz uma ***** diferença em alguns jogos e outros falando que não muda nada..

 

Valeu Imakuni!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Rafael.BRT disse:

@Imakuni Ahh, entendi..

 

Bom, então eu vai ser um upgradezinho legal por 700 dilmas.. ta valendo o investimento!

Poderia ser pior né, se a RAM não tivesse abaixado 3 reais, teria que investir 703.. hahah

 

Dá muita diferença colocar 2x4GB de RAM pra usar o Dual Channel ou com 1x8GB a diferença é mínima? Quase não dá diferença no preço..

 

Eu já vi gente falando que Dual Channel faz uma ***** diferença em alguns jogos e outros falando que não muda nada..

 

Valeu Imakuni!

Na moral, a sua placa de vídeo vai ser muito mais gargalo do que dual channel. Em alguns casos mais extremos em que todos os componentes já estão no limite, realmente dual channel importa. Mas você não precisa se preocupar com isso, pelo menos não enquanto estiver investindo menos que 10 mil R$ nesse PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael.BRT ,amigo,voce vai gastar uma grana só para internet,tendo um processador de 6 núcelos?E vai trocar ele por um pentium que só tem 2?

Tá perdendo cara!

É só voce colocar outra placa-mãe e pronto!Veja esta que é barata e suporta o seu 1090T

http://www.kabum.com.br/produto/65805/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-matx-ga-78lmt-usb3edicao-especial-kabum-e-sportsddr3hdmivgausb-3-0

340,00 reais.

E ainda sobra pra voce colocar 1 pente de 8GB se voce quiser.

Vai gastar 800 pratas para pegar uma placa-mãe de entrada,um processador capado como é o pentium,que Não abre alguns jogos(pode ver no canal Adrenaline) e perder um processador que ainda rivaliza com um Fx6300?

Amigo,tem muita gente que simplesmente não pode ver ninguém com AMD,que ao invés de ajudar,afunda o usuário.

Compre a placa que postei,pegue 4Gb ou 8Gb de memória e seja feliz,porque esta placa,revisão 6,suporta  seu processador,tem USB 3.0 e só depois de aguns meses vce vai precisar trocar de PC.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, agora eu fiquei confuso..

 

Na RAM de 8GB eu vou mandar ver, mas e sobre placa-mãe? Pesquisando no google eu vejo várias placas que são compatíveis com esse processador, mas eu devo escolher com base em que?

 

E sobre o processador, vale a pena manter? porque se valer, não pretendo trocar ou dar um upgrade, minha ideia é economizar mesmo e fazer o PC voltar a funcionar de maneira razoável gastando o mínimo possível..

 

To mais perdido que cego em tiroteio! haha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael.BRT ,bem tem algumas coisas que posso te dizer e todo mundo aqui vai dizer o mesmo:

1- o seu 1090T ainda é um ótimo processador e mais do que suficiente para internet e jogos.

2- com uma placa-mãe e 1 pente de 4 u 8GB voce resolve o seu problema

3- ninguém trocaria o seu Phenonn 1090T por um Pentium dualcore

4- pode comprar a placa-mãe que indiquei porque ela vai suportar o seu Phenonn

5- fique tranquilo,só isso basta para o que vce quer e ainda sbra.

Boa sorte!

OBS: se receber mensagem privada de alguém,denuncie aqui,que os moderadores vão agir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoob Fala oldnoob, então, eu não entendo nada de placa-mãe, ai sai caçando mais um pouco no google aqui..

 

Achei um review que o Clube fez da GA-78LMT que eles falam que ela é meio ultrapassada..

(https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-gigabyte-78lmt-usb3/3149/8)

 

Fui procurar mais algumas placas compatíveis e recomendadas pro Phenom X6 1090T e achei essas daqui:

 

Sugerida: http://www.kabum.com.br/produto/65805/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-matx-ga-78lmt-usb3edicao-especial-kabum-e-sportsddr3hdmivgausb-3-0 (R$ 399 à prazo)

 

Opção 1: http://www.kabum.com.br/produto/14001/placa-mãe-msi-p-amd-880gm-e41-box (R$ 288 à prazo)

Opção 2: http://www.kabum.com.br/produto/19710/placa-mãe-asus-p-amd-m4a88t-v-evo-usb3-am3-box (R$ 419 à prazo)

Opção 3: http://www.kabum.com.br/produto/27264/mb-gigabyte-p-amd-ga-78lmt-s2-am3-box (R$ 352 à prazo)

 

Sei que as duas primeiras opções não estão disponíveis no Kabum, mas posso procurar em outros lugares se elas forem a melhor opção..

 

Fazendo uma comparação entre as 4, qual seria melhor pro Phenom?

Eu não quero fazer overclock nem nada, só quero colocar mais uma memória de 8GB..

 

Se tivesse uma que atualizasse a BIOS online ou por um click só, seria melhor ainda, porque da última vez que fui atualizar, zuei tudo.. haha

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael.BRT ,para atualizar a bios,agora é fácil,tem um software para cada placa,eu atualizei a minha assim.Tem vídeo no youtube ensinando,é só procurar lá,fácil,fácil.

Essa placa-mãe é a mais barata para voce.Como não vai fazer overclck,ela vai bem com seu phenonn.

Caso queira uma placa boa mesmo,então vai ter que gastar mais um pouco com uma placa chipset 970 como esta:

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0

469,90 reais.

Acho que voce não precisa dela por que seu uso não é extremo;para o que voce percisa ela é até desnecessária,embora a qualidade seja muito melhor.

Todavia a 78LM para voce é mais adequada pelo preço e uso que voce faz.

http://www.kabum.com.br/produto/65805/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-matx-ga-78lmt-usb3edicao-especial-kabum-e-sportsddr3hdmivgausb-3-0

339,90

Pega esta e 1 pente de 4 ou 8GB que voce faz certo e gasta bem menos.

E só vai precisar trocar algo daqui a uns 2 anos,se tanto.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, oldnoob disse:

@Rafael.BRT ,para atualizar a bios,agora é fácil,tem um software para cada placa,eu atualizei a minha assim.Tem vídeo no youtube ensinando,é só procurar lá,fácil,fácil.

Essa placa-mãe é a mais barata para voce.Como não vai fazer overclck,ela vai bem com seu phenonn.

Caso queira uma placa boa mesmo,então vai ter que gastar mais um pouco com uma placa chipset 970 como esta:

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0

469,90 reais.

Acho que voce não precisa dela por que seu uso não é extremo;para o que voce percisa ela é até desnecessária,embora a qualidade seja muito melhor.

Todavia a 78LM para voce é mais adequada pelo preço e uso que voce faz.

http://www.kabum.com.br/produto/65805/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-matx-ga-78lmt-usb3edicao-especial-kabum-e-sportsddr3hdmivgausb-3-0

339,90

Pega esta e 1 pente de 4 ou 8GB que voce faz certo e gasta bem menos.

E só vai precisar trocar algo daqui a uns 2 anos,se tanto.

Boa sorte!

 

Entendi.. vou ver em qual vou, mas acho que vou optar pela 78LM e pegar 1 pente de 8GB..

 

Valeu cara!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2016 às 21:20, Rafael.BRT disse:

Então, agora eu fiquei confuso..

 

Na RAM de 8GB eu vou mandar ver, mas e sobre placa-mãe? Pesquisando no google eu vejo várias placas que são compatíveis com esse processador, mas eu devo escolher com base em que?

 

E sobre o processador, vale a pena manter? porque se valer, não pretendo trocar ou dar um upgrade, minha ideia é economizar mesmo e fazer o PC voltar a funcionar de maneira razoável gastando o mínimo possível..

 

To mais perdido que cego em tiroteio! haha

 

Depende do que você quer. Se for só quer fazer o PC funcionar de maneira razoável, então troque mesmo a placa-mãe e pare por ai.

 

Mas se você quer um UPGRADE, ai é melhor mudar de plataforma. Veja, você já vai ter que comprar RAM e mobo novas; aproveite e compre um processador novo também. O Pentium não é campeão de benchmarks, realmente, mas ele vai ser melhor que seu Phenom, e ainda com a vantagem de permitir uma simples troca de processador no futuro (coisa que o Phenom não permite).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael.BRT Fico com o old. Vejo muita gente falando da AMD. mas como você é um usuário comum, que joga coisas simples e, arrisco em dizer que nem full hd é, vale muito mais a pena trocar apenas a placa-mãe e colocar 4 ou 8gb de ram. E, caso mais pra frente queira algo mais, basta colocar um FX 6300 e uma VGA melhor e você vai poder partir pra um Full HD.

 

Ou seja, para o que você deseja no momento, siga o que @oldnoob tá dizendo.

Vejo muita gente questionando AMD, mas pelo preço e pra usuários comuns. que não exigem gráficos impecáveis e tendo o melhor desempenho possível, sem ligar pra gastos, uma config simples de AMD vale e muuito mais a pena do que intel.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Q9550 ele ía trocar o Phenonn por um Pentium dualcore.Acontece que ele usa o PC só para internet e outras coisas leves.

Pediu ajuda para substituir a placa-mãe até 800 pratas e eu indiquei a mobo e 1 pente de 4Gb ou 8GB,só isso.

O FX6300  entrou só como opção num caso de necessidade,como a defasagem tecnológica.mas mesmo assim,só pra internet tanto o Phenonn quanto o 6300 vão durar muitos anos ainda!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoob @Q9550 @iHeeel @Imakuni  Obrigado a todos pela ajuda galera!

 

Como alguns sugeriram, vou trocar só a mobo e colocar um pente de 8gb.. a ideia é só usar internet e pegar uns jogos leves e no low/medium mesmo..

 

Obrigado pela opinião de todos!

Obs.: Realmente ajudou muito a opinião de vocês, eu tava bem perdido e, alem de vocês explicarem o porque das suas sugestoes, as dicas foram boas..

 

Clareou bastante a mente aqui! =D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!