Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite.

Sou novo no fórum e andei lendo bastante assuntos interessantes, porém não tive tempo de ler tudo. Se minha dúvida já foi citada antes, peço desculpas.

Estou para montar uma Rede com Windows Server 2012 Foundation e um Domínio para toda a empresa.

Porém no planejamento me veio alguma dúvida sobre o Wifi, ainda não montei mas estou com esse impasse.

Por exemplo:

Em uma Rede que trabalhei foi montada da seguinte forma:
A internet chegada direto no servidor fazendo Conexão PPPoE.

Havia outra porta para saída e controle do domínio, indo para um Switch e dele para os clientes e Roteador.
Porém na época estava dando muitos problemas e eu tinha pouca experiência com Server e Domínios, coisa de 7 ano atrás e o melhor a fazer na época era colocar o Roteador para receber a internet e depois ir para o Servidor.

Porém na época, era pouco usado notebooks para conectar no domínio e os que conectavam eram via Cabo.

Hoje já com mais experiência com Server, não terei problemas na criação do domínio, portanto minha ideia é:

A internet ir direto para o Servidor onde seria meu Servidor de Domínio e DHCP.

Nele eu ia encaminhar para um Switch e Roteador como apenas como cliente AP para distribuir a internet, com DHCP desativado.

Porém, esta é minha dúvida no meu planejamento. O Roteador, como Cliente AP, vai distribuir os IP's com o DCHP do Servidor para os clientes que conectarem com o WIFI para ingressar no domínio? 

E estes clientes, conseguirão acessar os arquivos compartilhados no domínio?

Isso levando em conta que só configurando o Servidor para ter Domínio, DHCP, DNS, NAT e as funções necessárias.

Por favor, se tiverem boas idéias, serão sempre bem vindas.

Pois isto é um planejamento que eu gostaria de fazer, porém a maioria dos Clientes serão conectadas via Cabo.

Desde já,

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Se você configurar como AP ou utilizar APs e deixando tudo a controle do domínio, vai funcionar como rede com cabo.

AP é como um conversor (transceiver) de mídia, logo ele não faz operação alguma a não ser a conversão. (Claro que para proteger, você tem a senha, controle de MAC, etc)

• Curtir 1
Postado

@dwatashi Nesse caso os clientes que conectarem via Wifi, ingressará no Domínio normalmente e poderá acessar os arquivos e impressoras compartilhadas?

Uma outra coisa, só para confirmar, A internet chegará via Cabo direto para o servidor, não passará por roteador. Nesse caso meu Gateway será meu servidor, certo?

• Membro VIP
Postado

Usando somente AP sim.

Agora o uso de recursos via wireless é sempre mais lento que com cabo, quando muitos usuários usam o AP a sensação é de rede lenta, mas é devido ao wireless.

Sim, neste caso o Gateway poderá ser o servidor.

• Curtir 1
Postado

Muito Obrigado @dwatashi

No caso do wireless, bem provável que seja bem pouco acesso para domínio. Cerca de 3 a 5 clientes. Sobre ser lento, irei explicar isso ao dono da empresa.
Eu preciso mesmo é deixar configurado para caso utilizem.

Obrigado

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!