Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diametro do fio para transformador de inversor


Posts recomendados

Boa noite,

Seguinte comprei um inversor de 12v/110v - 600W, porém ao testar o mesmo percebi que o bendito não suporta nem 150W(em carga resistiva. Ex: lampada, ferro de solda). Malditos chineses e suas etiquetas engana trouxa.

 

Então decidi projetar o meu próprio, porém a coisa pegou na hora de enrolar o transformador,vou usar um núcleo de ferrite ETD49. Encontrei uns cálculos pela internet e baseado no núcleo ETD49, vou precisar de 2 + 2 voltas(10,5+10,5v já que vou usar a configuração push-pull) para fazer o primário(considerando a tensão de alimentação minima de 10,5V já que é a tensão de corte da bateria .

Todavia ao pesquisar a corrente suportada pelo fios em comparação de seu diâmetro fiquei completamente louco, já que cada site aponta uma corrente por mm².

Por exemplo, para um corrente de 55A alguns sites dizendo que é preciso um AWG 6,outros recomendam AWG 4, e em no outro oposto alguns recomendam AWG 10.

Agora a duvida é a seguinte para uma corrente de uns 50 a 70A nessas miseras 4 voltas qual o diâmetro do fio necessário? E se possível de calcular, qual seria a quantidade de fio em paralelo necessário em AWG 19 ou AWG 17.

 

E mais uma coisa, como funciona a corrente resultante suportada no caso de enrolar 2 ou mais fios em paralelo para formar um "único condutor". Ex: 1 fio de 1,5mm² suporta 15A e 1 fio de 6mm² suporta 36A. Porém se eu juntar 4 fio de 1,5mm² eu teria 60A (4x15A), ou isso está equivocado,já que os mesmo vão compartilhar calor e a corrente suportada continuaria a ser 36A?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Renan Fernando disse:

Boa noite,

Seguinte comprei um inversor de 12v/110v - 600W, porém ao testar o mesmo percebi que o bendito não suporta nem 150W(em carga resistiva. Ex: lampada, ferro de solda). Malditos chineses e suas etiquetas engana trouxa.

 

O que o inversor apresenta quando coloca os 150W? 

Desarma? 

Esquenta os fios do trafo? 

Cai a tensão? 

 

Lembrando que é normal o transformador esquentar. Só não pode feder o esmalte.

Pode até ficar bem quente. Só não pode aquecer a ponto de feder. 

 

 

3 horas atrás, Renan Fernando disse:

Então decidi projetar o meu próprio, porém a coisa pegou na hora de enrolar o transformador,vou usar um núcleo de ferrite ETD49. Encontrei uns cálculos pela internet e baseado no núcleo ETD49, vou precisar de 2 + 2 voltas(10,5+10,5v já que vou usar a configuração push-pull) para fazer o primário(considerando a tensão de alimentação minima de 10,5V já que é a tensão de corte da bateria .

Pode considerar até 9,6V se quiser. 

Ainda estará na margem segura. 

3 horas atrás, Renan Fernando disse:

Todavia ao pesquisar a corrente suportada pelo fios em comparação de seu diâmetro fiquei completamente louco, já que cada site aponta uma corrente por mm².

Por exemplo, para um corrente de 55A alguns sites dizendo que é preciso um AWG 6,outros recomendam AWG 4, e em no outro oposto alguns recomendam AWG 10.

Agora a duvida é a seguinte para uma corrente de uns 50 a 70A nessas miseras 4 voltas qual o diâmetro do fio necessário? E se possível de calcular, qual seria a quantidade de fio em paralelo necessário em AWG 19 ou AWG 17.

Não leve em conta a corrente da tabela.

Leve em conta a resistência do fio por metro.

Daí calcule as perdas em watts que terá.

 

Calcule dissipação de 10W ou 5w, o que achar melhor.

Calcule as perdas do fio de modo que o núcleo não aqueça a ponto de ficar fedendo na carga máxima. 

 

Não se esqueça de usar vários fios em paralelo para correntes altas, para se livrar do efeito pelicular. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_pelicular

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Renan Fernando disse:

E mais uma coisa, como funciona a corrente resultante suportada no caso de enrolar 2 ou mais fios em paralelo para formar um "único condutor". Ex: 1 fio de 1,5mm² suporta 15A e 1 fio de 6mm² suporta 36A. Porém se eu juntar 4 fio de 1,5mm² eu teria 60A (4x15A), ou isso está equivocado,já que os mesmo vão compartilhar calor e a corrente suportada continuaria a ser 36A?

 

A corrente sempre obedece a lei de Lei de Ohm:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm

 

A corrente sempre se dividirá conforme a resistência dos fios.

Por isso que eu disse para você esquecer a tabela de corrente e levar em conta a resistência do fio por metro.

Daí você calcula as perdas em watts que quiser. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, albert_emule disse:

O que o inversor apresenta quando coloca os 150W? 

Desarma? 

Esquenta os fios do trafo? 

Cai a tensão? 

Desarma, até daria pra bular a proteção dele alterando o resistor de shunt,só que  bem provável que queimaria algum componente após algum tempo ligado

 

17 horas atrás, albert_emule disse:

Pode considerar até 9,6V se quiser. 

Ainda estará na margem segura. 

Não leve em conta a corrente da tabela.

Leve em conta a resistência do fio por metro.

Daí calcule as perdas em watts que terá.

 

Calcule dissipação de 10W ou 5w, o que achar melhor.

Calcule as perdas do fio de modo que o núcleo não aqueça a ponto de ficar fedendo na carga máxima. 

 

Não se esqueça de usar vários fios em paralelo para correntes altas, para se livrar do efeito pelicular. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_pelicular

Sabia que estava cometendo algum algum erro, só falto conseguir enxerga-lo.

Duvida Esclarecida. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 18/03/2016 às 19:02, Renan Fernando disse:

Desarma, até daria pra bular a proteção dele alterando o resistor de shunt,só que  bem provável que queimaria algum componente após algum tempo ligado

 

Sabia que estava cometendo algum algum erro, só falto conseguir enxerga-lo.

Duvida Esclarecida. Obrigado

boa tarde alguém poderia dar algum exemplo com as foóulas grato pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JOSE DUARTE olha esse passo a passo http://tahmidmc.blogspot.com/2012/12/ferrite-transformer-turns-calculation.html

 

Com a formula você chega no numero de espiras primario e secundário, o núcleo sera escolhido de acordo com a frequencia que ira operar e a potencia que espera atingir. A bitola dos fios também varia de acordo com a frequencia e potencia desejada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!